domingo, 28 de fevereiro de 2010

JERUSALEM/ISRAEL: ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM MURALHA DO PERÍODO DO REI SALOMÃO

Arqueólogos israelenses descobriram em escavações realizadas junto à Cidade Antiga de Jerusalém os restos de uma muralha do século X a.C. que poderiam confirmar a descrição bíblica dos tempos do rei Salomão.
Uma parte da muralha, de 70 metros de comprimento e seis de altura, foi encontrada em uma local de nome Ofel, entre a conhecida como Cidadela de David e a parede sul do Monte do Templo judeu, também conhecido como Esplanada das Mesquitas muçulmana.
Empreendidas nos últimos meses, as escavações fazem parte de um projeto da Universidade Hebraica de Jerusalém, a Autoridade de Antiguidades de Israel e outras instituições, e conta com o financiamento de patrocinadores americanos.
Sua diretora, Eilat Mazar, data a muralha com base em fragmentos de vasilhas descobertas nos arredores. Segundo ela, os objetos são de tempos do reinado de Salomão, o período de maior construção até então em Jerusalém e quando foi erguido o Primeiro Templo judeu, segundo o Antigo Testamento.
"Esta é a primeira vez que se descobre uma estrutura desse período que pode ter uma correlação com as descrições das obras de Salomão em Jerusalém", afirma.
"A Bíblia conta que Salomão construiu, com ajuda dos fenícios, que eram excelentes construtores, o Templo e seu novo palácio e que os rodeou com uma cidade. O mais provável é que estivesse conectada à muralha mais antiga da Cidadela de David", explica a diretora das escavações.
No local, foram desenterradas também uma monumental guarita de vigilância de seis metros de altura e uma torre que serviria de mirante para proteger a entrada da cidade, que são características do estilo do Primeiro Templo.
Deste período datam os antigos povoados israelitas de Meguido ou Be'er Sheva, declaradas em 2005 Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Para a arqueóloga, os restos da muralha representam uma prova adicional da exatidão com que as sagradas escrituras descrevem o esplendor do período dos reis David e Salomão.
Ela cita o Primeiro Livro de Reis (3:1), no qual "Salomão se tornou parente do então Faraó do Egito, pois se casou com sua filha Anelise e a trouxe à cidade de David, quando terminava de construir sua casa, a casa de Jeová e os muros de Jerusalém ao redor".
As pesquisas sugerem que os restos da muralha revelam a presença de uma monarquia e que a fortaleza e forma de construção indicam um alto nível de conhecimentos de engenharia.
Os vestígios estão em um ponto estratégico, no alto do vale do Kidron, hoje limite à Cidade Antiga de Jerusalém.
"Ao comparar as últimas descobertas das muralhas e portas da cidade do período do Primeiro Templo e os restos de vasilhas encontrados no local, podemos assegurar com bastante certeza que os muros são da cidade construída pelo rei Salomão em Jerusalém, na última parte do século X a.C", afirma Mazar.
A inscrição encontrada em um fragmento de vasilha descreve: "do supervisor do pa...", que a arqueóloga acredita se referir ao "supervisor do padeiro", um oficial responsável por controlar o fornecimento de pães à corte real.
Outros fragmentos contêm as palavras "do rei", e também foram encontrados selos de cera com dezenas de nomes.
O explorador britânico Charles Warren descreveu o traçado da torre em 1867, mas sem atribuí-lo à época de Salomão, cuja monarquia ficou conhecida pelas decisões justas ou salomônicas.
Nesse contexto de difícil equilíbrio, cabe se perguntar se a Bíblia pode servir ou não de guia arqueológico, uma polêmica que enfrenta duas tendências na arqueologia israelense e especialmente incerta no que se refere às descobertas em torno do período do rei David e de seu filho Salomão.
Mazar pertence à corrente que reconhece a validade do relato bíblico, enquanto arqueólogos da Universidade de Tel Aviv acham que o Pentateuco não está isento de interesses políticos de seus autores e que as monarquias de ambos os reis não eram uma potência regional como descreve o livro sagrado.

BRASÍLIA/DF: AERONÁUTICA ENTREGA PARTE DE DOCUMENTOS DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR

Após quatro anos de pressão do governo, a Aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional, no início do mês, pelo menos parte dos documentos secretos que produziu durante a ditadura militar. A própria Aeronáutica informara anteriormente que esses itens haviam sido destruídos, o que reaviva a suspeita de que as Forças Armadas mantêm escondidos papéis sigilosos da ditadura.
PUBLICIDADE
O arquivo inédito faz parte do acervo do Centro de Segurança e Informação da Aeronáutica (Cisa). São 189 caixas, com aproximadamente 50 mil documentos acumulados nos governos militares, entre 1964 e 1985. O lote inclui informações sobre Ernesto Che Guevara, Fidel Castro e Carlos Lamarca. No acervo estão fichas pessoais, relatórios de monitoramento, instruções a militares e papéis referentes à Guerrilha do Araguaia.
A análise de alguns dos informes do Cisa indica que documentos importantes podem ter sido retirados antes da entrega ao Ministério Público Militar. O acervo, em fase de catalogação, não está disponível para consulta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

VANCOUVER/CANADÁ: SEDE DAS OLIMPÍADAS

Antes da chegada dos homens brancos, as principais tribos que 
habitavam a região de Vancouver eram formadas pelos Musqueam, Squamish, 
Burrard, Tsleil-Waututh,Tsawwassen, Coquitlam, Katzie e Semiahmoo.
Na costa oeste do Canadá, entre montanhas e lagos, há uma pérola de cidade que dificilmente deixa de agradar ao mais exigente turista. Maior cidade deste lado do país, ela parece ser aquele lugar em que todos gostaríamos de viver: Limpa, calma, segura, agradável e bonita: Vancouver.
 
Ah sim, o clima de Vancouver não é exatamente nenhuma Brastemp, mas afinal de contas, aí também seria pedir demais. Percebemos isso logo que cruzamos a fronteira entre Estados Unidos e Canadá, na estrada 99. O tempo que já estava frio, tornou-se gelado, e o vento, já forte, começou a insistir em nos levar para onde não queríamos. E a moça do posto de gasolina, com um sorriso no rosto ao saber que éramos brasileiros, ainda dizia que aquilo não era nada comparado ao inverno que se aproximava. Menos mal que dia seguinte, quando fomos visitar a cidade, tudo estava mais calmo. Que nos desculpem os vizinhos americanos, mas mesmo estando pouca coisa ao norte da fronteira, Vancouver é muito melhor que as cidades do lado de lá. Para começar, aqui vê-se gente caminhando pelas calçadas, ruas decoradas com flores e um ritmo diferente em todos, que nos faz perceber que esta é uma cidade construída não para automóveis, mas sim para pessoas. Clique sobre a primeira foto desta página para vê-la em alta definição.
Entre 1592 e 1774 diversos navegadores espanhóis aportaram na costa
 oeste do Canadá, tendo clamado estas terras para os reis de Espanha, 
mas não chegaram a estabelecer núcleos populacionais.

Em 1778 aporta na costa próxima a Vancouver o navegador e 
naturalista inglês James Cook. A chegada dos homens brancos tem como 
conseqüência o surgimento de diversas doenças desconhecidas entre os 
indígenas, como sarampo e tuberculose.
Ficamos hospedados num Days Inn parto do aeroporto, e nosso trajeto para o centro passava sempre pelo belo subúrbio de Oakridge. O coração de Vancouver está situado num tipo de península, entre as águas do False Creek e Burrard Inlet, sendo que as avenidas principais Seymour St e Howe St correm de um extremo ao outro, repletas de lojas, restaurantes, estacionamentos, bares, cinemas e muita gente pelas calçadas. Quem estiver interessado numa visão geral da cidade antes de passear por conta própria pode embarcar num destes simpáticos ônibus de dois andares. Por uma taxa fixa você pode descer em qualquer uma da paradas, visitar o local que quiser, e depois embarcar no próximo da linha e seguir seu roteiro. O ponto de partida fica junto ao Canada Place, bem em frente ao terminal marítimo

Além de conhecer o centro e principais atrações, temos por habito percorrer também as regiões fora dos roteiros turísticos, porque geralmente nelas é onde está a verdadeira essência de cada lugar. A foto ao lado é de uma área residencial situada no subúrbio de Oakridge, situada ao sul do centro. Nada mau para casas populares não? A região de residências nobres fica a oeste do centro, nos bairros de Point Gray e adjacências. Em nenhum momento vimos, em lugar algum da cidade, mendigos, crianças abandonadas, ou imagens de violência ou insegurança de qualquer tipo. A sensação de tranqüilidade e paz parece estar presente em todos os lugares da cidade.
Um 
momento importante na história da cidade foi a chegada do capitão inglês
 George Vancouver. Ele desembarcou em 1792, mas descobriu que os 
espanhóis já haviam clamado as terras. Ficou somente um dia no local e 
partiu, mesmo assim, seu nome seria escolhido para batizar a futura 
cidade.

O 
primeiro posto permanente de comércio nesta região foi estabelecido pela
 companhia inglesa Hudson's Bay Company, em 1827. Ele seria o ponto de 
partida para estabelecer uma colonização britânica  no local.
Esta foto batemos do último andar da loja Hudson's Bay Company. É uma das principais loja de departamentos do Canadá, e seus restaurantes tem ótimas e baratas refeições, tipo bandejão, bem ao estilo inglês. Aliás, a semelhança com coisas da Inglaterra é sentida em vários lugares por aqui. A imagem mostra um prédio de estacionamento do centro. O estacionamento no centro não é caro, bastando entrar, comprar um ticket numa das maquininhas automáticas e expor o cartão no pára-brisas.
Não tínhamos dólares canadenses ao chegar no Canadá, mas acabou nem sendo preciso. Durante nossa visita bastou o cartão de crédito, até mesmo nas máquinas dos estacionamentos. Em alguns lugares você tem ainda a opção de pagar com dólares americanos, aceitos em diversos locais de Vancouver. 
Mais uma foto batida em Canada Place. Esta área concentra diversas atrações, como um cinema IMAX com tela de cinco andares, hotéis, restaurantes, centro de informações turísticas e hotel (caro, não recomendamos). A pouca distância está situada Gastown - considerada o local de nascimento de Vancouver - um local muito agradável, onde predominam prédios de arquitetura antiga mas muito bem conservada, pequenos bares e lojinhas simpáticas. O tipo do lugar gostoso para uma caminhada sem destino certo. Seguindo depois o passeio em direção leste, chega-se a Chinatown, onde o destaque é o jardim chinês  Sun Yat-Sen. Embora jardins chineses estejam presentes em diversas cidades da costa - haja vista a maciça imigração oriental em toda costa leste do Canadá e Estados Unidos - o de Vancouver é especialmente bonito e merece ser visitado.
Em 1858 foi descoberto ouro nesta região, atraindo milhares de 
trabalhadores e tornando Vancouver um movimentado entreposto comercial. 
Data deste período o início da chegada de orientais, vindos para 
trabalhar na mineração
Aliás, em certos bairros de Vancouver, tivemos a impressão de estar passeando em alguma cidade do Oriente. Lojas, mercados, placas, cartazes, tudo estava escrito naqueles típicos caracteres orientais e só víamos pessoas com olhos amendoados pelas ruas. A avenida 3rd, próxima ao aeroporto, é um destes lugares, e serve como exemplo da forte presença oriental nesta parte do Canadá. 

Em 1866 as colônias inglesas de British Columbia e a Ilha de 
Vancouver foram oficialmente unidas. Até então a economia da região era 
baseada principalmente no comércio de peles, as quais faziam muito 
sucesso na Europa.
Esta bela vista da ponte Lions Gate foi feita de um mirante de Stanley Park. Para nossa surpresa, todos os estacionamentos deste espaçoso parque são pagos, coisa que até os turistas americanos estranhavam. O Stanley Park é a principal área verde da cidade, e tem diversos recantos belíssimos, áreas de lazer, aquário, jardins floridos, marinas e totens indígenas, entre outras atrações. É o lugar certo para uma caminhada relaxante ou um picnic num dia de verão. No dia seguinte atravessamos esse parque e seguimos em frente, pegando a ponte para conhecer North Vancouver, onde estão algumas  atrações imperdíveis, como Grouse Mountain. Clique sobre a foto ao lado para vê-la em alta definição.
Situada a apenas 20 minutos de carro, Grouse Mountain é um lugar super concorrido durante o inverno, graças à sua pista de esqui e à toda infra-estrutura para esportes de neve. Mas mesmo sem neve é um lugar muito bonito, situado entre as montanhas, onde se pode sentir a natureza de perto, percorrer suas trilhas, e ver de perto animais selvagens característicos desta região. Uma das coisas mais emocionantes na visita a Grouse Mountain é justamente o acesso ao topo da montanha, a bordo de um teleférico que parece ir raspando o topo das escarpas.
Se sua visita a Vancouver acontecer durante o inverno e você quiser praticar de esportes de neve, terá ainda outra boa alternativa, a Cypress Mountain, que a exemplo da anterior, dispõe também de pistas de esqui, snowboarding e todas as coisas do gênero. Não vimos neve durante nossa visita, mas fica aqui a sugestão.
Ainda em North Vancouver, outro ponto que não pode ser esquecido é Capilano Suspension Bridge. Este parque tem muitas coisas interessantes para serem vistas, como por exemplo o parque de totens (ao lado). A tradição da confecção de totens esculpidos em madeira surgiu entre as antigas civilizações que habitavam a costa oeste do Canadá. Os antigos artesãos esculpiam figuras representando peixes, aves, criaturas sobrenaturais, sempre colocando uma sobre a outra. Os totens tinham como função homenagear pessoas, relembrar eventos, comemorar datas importantes, demarcar sepulcros ou simplesmente exercer funções decorativas. Até hoje estes Totens Poles podem ser encontrados em centenas de localidades do Canadá e permanecem um atrativo irresistível para fotos com turistas.
Foi um pequeno entreposto comercial chamado Gastown que originou a 
cidade. Inaugurado em 1867, três anos depois ele formaria o povoado de 
Granville, que por sua vez seria o núcleo inicial de Vancouver, fundada 
em 1886.
Clique sobre esta foto para  vê-la em alta definição.

Em 1886, quando foi oficialmente fundada, Vancouver tinha uma 
população de mil habitantes. Nesta época era pouco mais que um grupo de 
casebres distribuídos entre pinheiros e lagos.
Mas a principal atração de Capilano Suspension Bridge é, evidentemente, a Ponte Suspensa Capilano (ao lado). Construída em 1889 ela já teve diversas versões, sendo que a de hoje em dia é a quarta versão. A ponte Capilano atravessa o espaço a 75 metros de altura (equivalente a um prédio de 25 andares) e tem 150 metros de extensão, o que lhe confere o título de mais longa ponte suspensa do mundo para pedestres. A ponte divide o parque ao meio, e enquanto do lado de cá estão situadas a entrada, restaurante, parque dos totens e loja, do lado de lá estão lagos, recantos naturais e um interessante passeio em passarelas suspensas, apoiadas no tronco das árvores. Este trecho, batizado de Living Forest, permite aos visitantes interagir com o natureza sem comprometer as seculares árvores. Entre estas destaca-se Big Doug, com 350 anos de idade e 60 metros de altura. Estima-se que Big Doug continuará crescendo até o século 27. Clique sobre a foto ao lado para vê-la em alta definição

De  volta a Vancouver não esqueça de visitar Cathedral Square, um agradável parque situado no centro da cidade, e também a Cathedral of Our Lady of the Holy Rosary, igreja em estilo gótico famosa pelos vitrais e pelos gigantescos sinos. Visite também Robson Street, o badalado corredor comercial da cidade, onde estão situadas a Virgin Records e a HMV. Se preferir barganhas vá até o trecho norte da Howe Street, onde situam-se algumas lojinhas tipo tudo por um dólar. Não deixe de visitar o centro comercial Granville Mall, situado entre as ruas Howe e Seymour. Lá estão lojas de departamento, pequenas butiques, fast food, etc etc.  Ao lado, painel de propaganda de emissora local de TV.
No mesmo ano de sua fundação, um incêndio arrasou quase toda a 
cidade, obrigando seus moradores a reconstruírem tudo, mas desta vez com
 pedras.
Clique sobre a foto acima para ver outra cena urbana de Vancouver.
Em 1900 Vancouver já havia ultrapassado a cidade vizinha de 
Victoria em número de habitantes. Contribuiu para isto a ferrovia 
transcontinental, ligando Vancouver às cidade da costa leste, enquanto 
Victoria estava situada numa ilha.
Uma caminhada pelo centro de Vancouver revela uma eclética mistura de prédios clássicos e modernos. Entre os clássicos destaca-se o Hotel Europe, praticamente um dos símbolos da cidade. Construído em 1908, ele foi durante décadas considerado o melhor hotel de Vancouver. Atualmente tem a burocrática função de abrigar escritórios governamentais, mas ainda conserva a elegância do estilo italiano. Outro prédio que merece uma foto é o imponente Fairmont Hotel Vancouver, que mais lembra um chateau medieval. Depois caminhe até o Public Market, o mercado público de Vancouver, onde estão produtos diversos desta região, frutas, peixes e conservas, onde é inevitável sentir aquela vontade de  provar um pouquinho de cada coisa. E não esqueça de conhecer também Granville Island, considerada o coração cultural da cidade, onde estão teatros, galerias, artistas e bares.

Quem aprecia atrações cientificas vai adorar também o Pacific Space Centre. Este moderno complexo dispõe de planetário, observatório astronômico, e exibições interativas simulando um passeio pelo espaço. Especialmente interessante para quem está acompanhado de crianças.  Como está situada junto ao Oceano Pacífico, Vancouver tem muitas histórias ligadas ao mar, por isso seu Maritime Museum é igualmente um prato cheio sobre o assunto. E ainda falando de museus, vale citar também o Vancouver Museum, que enfoca principalmente a história da cidade e sua cultura. E se você está procurando por um hiper-mercado, o lugar certo é o Superstore, maior rede do gênero no Canadá. Esta rede tem vários endereços, tanto em Vancouver, como em todo Canadá. Era lá que fazíamos nossas compras, e além de ter de tudo, os preços são muito bons. Ao lado, um dos diversos estacionamentos verticais do centro da cidade.
Em 1920 Vancouver ultrapassa também Winnipeg e torna-se a maior 
cidade da costa oeste do Canadá, assumindo daí para a frente uma posição
 de destaque cada vez maior no país.

Vancouver tem população de 550 mil habitantes, área de 114km2, 
temperaturas médias de 3° C (inverno) e 18° (verão). É a terceira maior 
cidade do Canadá, após Toronto e Montreal. Recebe oito milhões de 
visitantes por ano, e em 2001 foi considerada a melhor cidade do mundo 
em termos de qualidade de vida.
O disco voador que aparece no alto desta foto, por trás de outro prédio, é a parte superior da Harbour Centre Tower Lookout. O nome pomposo designa a principal plataforma de observação da cidade. Foi inaugurado em 1977 pelo astronauta Neil Armstrong - primeiro homem a pisar na lua - e desde então permanece como o prédio mais alto de Vancouver, com 170 metros de altura. Seus elevadores levam os turistas até a plataforma superior em poucos segundos, de onde se tem uma vista privilegiada desta bela e agradável cidade. Em resumo, o que podemos dizer sobre este lugar é que os Canadenses, em particular os da região de British Columbia estão de parabéns, pois construíram uma cidade desenvolvida mas que permanece humana; grande mas segura, e ainda com uma qualidade de vida invejável. Sem dúvida, uma cidade que poderia servir de exemplo para muitos outros lugares.

Quer deixar uma mensagem no Viagens & Imagens? Utilize o Guest Book 1 (nesta opção você terá uma resposta junto à sua mensagem)
ou o Guest Book 2 (opção para quem não necessita resposta). As mensagens estarão visíveis em pouco tempo.

 A música dessa página é Columbia in my Heart. Para interromper sua execução clique em X (parar).
Bandeira da cidade de Vancouver


OLIMPÍADAS DE VANCOUVER


Conheça as atletas mais bonitas da Olimpíada de Vancouver

Instale o Flash Player para assistir a este vídeo
904 exibições
Entre as mulheres que fazem sucesso nos Jogos Olímpicos de Inverno, a patinadora canadense Tessa Virtue é uma das mais bonitas. O time feminino de curling da Rússia também chama a atenção, principalmente pela jogadora Ludmila Privivkova, e a esquiadora americana Lindsey Vonn é uma das mais cobiçadas.

MEGA-SENA PAGA R$70 MILHÕES PARA 4 GANHADORES


Quatro dividem prêmio de R$ 70 milhões da Mega-Sena

Sortudos fizeram apostas em Brasília (DF), Conselheiro Lafaiete (MG), Jundiaí e São Paulo
Do R7
O segundo maior prêmio da história da Mega-Sena, de R$ 70 milhões sorteado neste sábado (27), saiu para quatro apostas: Brasília (DF), Conselheiro Lafaiete (MG), Jundiaí (SP) e São Paulo. Cada um levou R$ 17.179.694,01. As dezenas sorteadas no concurso 1157 em Florianópolis (SC) foram: 09 – 29 – 41 – 43 – 46 – 49.
Além das quatro apostas que dividiram o maior prêmio, apostadores de outros 248 bilhetes ficaram com R$ 24.207,80 cada por terem acertado a quina, e outros 19.079 acertaram a quadra e ficaram com R$ 449,52 cada um.
O próximo concurso, o de número 1158, será realizado na quarta-feira (3) e terá como prêmio R$ 2,5 milhões.
Polêmica – Além de ser o segundo maior prêmio da história da Mega-Sena, o concurso foi um dos mais polêmicos de toda história.
No Rio Grande do Sul, um grupo de 40 pessoas afirma que acertou as seis dezenas do concurso 1.155, que foi sorteado no dia 20 de fevereiro, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, mas a Caixa diz que não tem registro da aposta. A polícia está investigando o que aconteceu.

Mais tarde ficou comprovado que o problema foi o de uma funcionária que esqueceu de anotar os números do bolão. Ela prestou depoimento http://noticias.r7.com/brasil/noticias/funcionaria-de-loterica-no-rs-sera-ouvida-hoje-20100225.html à Justiça. A Caixa não reconhece oficialmente o bolão.

ELEIÇÕES 2010: SERRA & DILMA

Datafolha mostra Serra na liderança e avanço de Dilma

Petista "ganhou" cinco pontos percentuais em relação a sondagem anterior
Agência Estado
Pesquisa Datafolha aponta queda na diferença entre os pré-candidatos do PSDB, José Serra, e do PT, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial. O levantamento a ser publicado na edição de domingo (28) pelo jornal Folha de S.Paulo e já disponível em bancas de jornal de São Paulo, aponta Serra com 32% das intenções de voto; Dilma Rousseff, com 28%; o deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, com 12%; e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), com 8%. Na mostra anterior da Datafolha, divulgada em dezembro de 2009, Serra tinha 37%; Dilma 23%; Ciro 13%; e Marina 8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Do total de entrevistados (2.623), 9% disseram que vão votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 10% informaram que estão indecisos. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
A pesquisa também apresentou um cenário sem a presença de Ciro Gomes. Nessa simulação, aumentam para 38% as intenções de voto em Serra (ante 40% na pesquisa realizada entre 14 e 18 de dezembro); Dilma atinge 31% (ante 26% da pesquisa anterior); e Marina Silva fica com 10% (11% no levantamento de dezembro).
No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano lidera com 45% das intenções de voto e a petista aparece com 41%. O levantamento realizado em dezembro apontava Serra com 49% das intenções de voto e Dilma com 34%. Em outro cenário de segundo turno, Dilma vence com 48%, contra 26% de Aécio.
O Datafolha apontou que o pré-candidato Serra registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 25%; seguido de Dilma com 23%; Ciro, com 21%; Aécio, com 20%; e Marina, com 19%. A pesquisa avaliou também o índice de aprovação do presidente Lula. Na mostra, a aprovação ficou em 73% (de ótimo e bom). Na pesquisa de dezembro, este índice foi de 72%, o mais alto patamar de popularidade apurado pelo Datafolha. 
A pesquisa Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo nº 4080/2010.

CHILE: NOVO TREMOR SACODE A CAPITAL

O abalo ocorreu a 35 km de profundidade e teve magnitude de 6,1 na escala Richter
Confira também
Uma forte réplica do terremoto que abalou o centro e o sul de Chile no sábado (27) estremeceu edifícios na capital chilena na manhã deste domingo (28). Seghundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor foi de magnitude 6,1 na escala Richter  e ocorreu às 8h25 locais (mesmo horário de Brasília), na região de Maule, a 190 km ao sul de Santiago. A profundidade do simo foi de 35 km.
Esse abalo se soma a vários outros que seguiram o terremoto de sábado, são as chamadas réplicas. Ele provocou o desmoronamento definitivo de construções que já estavam bem danificadas, especialmente na cidade de Talca, no sul chileno, segundo emissoras locais de rádio. 

O terremoto da madrugada do sábado, foi de magnitude 8,8 e devastou o Chile, deixando mais de 300 mortos e milionários danos em infraestrutura.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

BAHIA: MORRE O EX-DEPUTADO JOSÉ PENEDO

O ex-deputado federal por quatro mandatos José Penedo, tio do atual deputado estadual Gildásio Penedo Filho (DEM), morreu no início da tarde deste sábado (27) em São Paulo após complicações decorrentes de uma cirurgia no coração. Penedo estava internado no Instituto do Coração, na capital paulista, mas não conseguiu se recuperar de problemas ocorridos durante a intervenção. A família providencia o traslado do corpo e informa que ele será sepultado na cidade de Tucano, no nordeste da Bahia, onde nasceu e foi criado. José Penedo foi deputado entre os anos 80 e 90 e também chegou a ser candidato a vice-governador em1986, na chapa do também falecido jurista e ex-senador Josaphat Marinho, além de exercer cargo de delegado regional do Ministério da Educação.

CHILE: NÚMERO DE MORTOS NO TERREMOTO CHEGA A 214

Um terremoto no Chile de mais de 8 graus na escala Richter causou neste sábado pelo menos 214 mortes, segundo relatos iniciais das autoridades, e uma grande destruição no centro e no sul do País. Há a informação também de duas mortes na Argentina.
Às 03h36 deste sábado,ocorreu o tremor que, segundo os analistas, foi 50 vezes mais poderoso que o sismo do Haiti em 12 de janeiro. O número de mortes é bem menor porque o Chile é um país mais bem preparado para terremotos, devido ao seu extenso histórico de tragédias desse tipo.
O Instituto Geológico dos Estados Unidos atribuiu ao tremor uma magnitude de 8,8 graus na escala Richter e situou seu epicentro na região sulina de Bio-Bio, a 500 quilômetros de Santiago e a cerca de 90 quilômetros ao sudeste de Concepción, a capital regional.
No entanto, o Instituto Sismológico da Universidade do Chile disse que o tremor alcançou 8,3 graus na escala Richter e teve o epicentro no litoral, a 63 quilômetros ao sudoeste da cidade de Cauquenes, no limite entre as regiões do Bio-Bio e Maule, mais ao norte.
De acordo com os relatórios das autoridades chilenas, Maule, a 300 quilômetros de Santiago, foi a mais atingida. Também ocorreram mortes na região metropolitana de Santiago, O'Higgins, Bio-Bio, Araucania e Valparaíso.
A presidente Michelle Bachelet, que chegou ao Escritório Nacional de Emergência (Onemi) poucos minutos depois do terremoto, viajou a Maule antes do meio-dia, para ver de perto os efeitos do terreno na área.
Todo o território entre as regiões de Valparaíso e Araucania foi declarado em estado de catástrofe pelo Governo, que imediatamente começou a contabilizar os danos materiais, que incluem queda de pontes e passarelas nas estradas que ligam Santiago ao sul do país.
As autoridades recomendaram os chilenos a não viajar, salvo por extrema necessidade, enquanto as cidades atingidas, entre estas a capital, permanecem quase paralisadas.
Em Santiago, não está funcionando a ferrovia subterrânea e o transporte de superfície está bastante reduzido. O aeroporto internacional foi fechado devido alguns danos na torre de controle e no terminal de passageiros.
Em princípio, as autoridades informaram que o aeroporto estaria fechado por 24 horas. Mais tarde, no entanto, a medida foi estendida para 48 horas e fontes aeronáuticas não descartam uma nova prorrogação da paralisação.
Isso colocou em suspenso a realização do 5º Congresso da Língua, que deveria começar em Valparaíso na próxima terça-feira, com a participação dos Reis da Espanha.
O terremoto se estendeu por mais de 800 quilômetros da geografia chilena, com intensidades de até 9 graus na escala internacional de Mercalli, que vai de 1 a 12, segundo as autoridades. O tremor foi sentido também no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Paraguai e no Peru, sem registro de vítimas ou danos materiais.
Até as 12h, mais de 20 réplicas haviam sido registradas no Chile, com magnitude superior a 5 graus na escala Richter.
O tremor levou a maioria dos países do Pacífico a lançarem alertas de tsunamis, algo que a Marinha chilena descartou, apesar de alguns episódios de ressacas em algumas localidades. Estados Unidos (Havaí), Austrália e Japão estão entre os que demonstram maior preocupação.
No arquipélago de Juan Fernández, a 600 quilômetros do litoral chileno, uma onda de 7 metros atingiu uma localidade, onde aldeões disseram às emissoras de rádio que havia três desaparecidos. A Marinha chilena iniciou a evacuação de alguns setores da Ilha de Páscoa, localizada a 3.500 km da costa do Chile no Oceano Pacífico, devido ao risco de formação de ondas gigantes após o terremoto. Ondas consideráveis já danificaram algumas casas na localidade de Iloca, na região do Maule e na Ilha de Páscoa, apesar de esta ficar a 3,6 mil quilômetros da região afetada. As autoridades locais evacuaram Hanga Roa, o principal povoado do lugar e capital da ilha.
Apesar de estarem acostumados a viver sobre um solo agitado por uma média de 20 tremores diários, a maior parte imperceptível para a população, os chilenos seguem buscando uma resposta para estes fortes golpes da natureza. Uma delas é que o Chile está situado no "Anel de Fogo", uma das regiões mais sísmicas de todo o mundo.
Estatisticamente, a interação entre as placas tectônicas de Nasza e da América do Sul produz um sismo destruidor a cada 10 anos, uma média de 20 pequenos tremores diários e quase 4 mil movimentos sísmicos anuais, segundo o Instituto de Geofísica da Universidade do Chile.
A história sísmica do Chile remonta a 28 de outubro de 1562, quando 2 mil pessoas morreram na região de Concepción, a 520 quilômetros ao sul de Santiago. Desde então, o Chile sofreu 83 grandes terremotos, que nos últimos 50 anos causaram 40.265 vítimas mortais.
O último grande sismo que atingiu o norte do Chile ocorreu em 30 de julho de 1995, quando um terremoto de 7,8 graus na escala Richter sacudiu a cidade de Antofagasta, a 1.368 quilômetros de Santiago, com mortos, feridos e danos consideráveis.
Os brasileiros que queiram informações sobre parentes e amigos no Chile podem ligar para o Consulado do País no Rio de Janeiro: (21) 3579 9658 / (21) 3579 9660 / (21) 3579 9761.
Com informações da AFP, Agência Estado, EFE e Reuters

CACHOEIRA/BA: FALECEU O ESCRITOR FRANCISCO JOSÉ DE MELLO


Aos 94 anos de idade, vítima de labirintite e de sucessivos AVCs, faleceu sexta-feira, às 18h, dia 26/02/2010, no Hospital da Santa Casa de São Félix, o escritor Francisco José de Mello, considerado um dos mais bem informados cronistas da história da Cachoeira. Seu mais recente livro “Crônicas Memoriais” retrata com integral fidelidade como era a vida na Cidade Histórica e Monumento Nacional, no século passado, legado de reconhecido valor para estudiosos e pesquisados da história da Cachoeira. Francisco José de Mello é autor de diversas obras, entre romances, livros históricos, poesias,  nos quais revela pleno domínio de todos os estilos da produção literária. Rotariano de reconhecido destaque, o extindo  recebeu a homenagem cerimonial  do Rotary Club, conduzida pelo presidente, pastor Orlando Ferreira, acompanhado de demais membros do clube, na Igreja da Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira, às 10h45min do dia 27/02/2010. Na seqüência, sua filha Patrícia Mello leu emocionante poema escrito há anos pelo seu pranteado pai em homenagem à sua memória, intitulado Meu Pai.

SALVADOR/BA: CADA MURO “PINTADO” EQUIVALE A 1/3 DA CESTA BÁSICA

O detalhe que chama atenção na depredação pública é o requinte do ato. Em vez de pichações em spray aplicadas sobre áreas sujas, o agressor teve o “cuidado” de pintar primeiramente o muro com tinta branca e escrever, em grossas linhas pretas, as frases de ataque político sem que houvesse sequer um erro de português, como no caso da palavra “Otto”. Além de serem utilizados jargões do meio como JW, que é uma sigla atribuída ao governador Jaques Wagner, pouco usual mesmo no universo partidário. O Bahia Notícias apurou ainda que para realizar o trabalho em cada parede, o custo apenas de material é de aproximadamente R$ 65, entre galão de tinta branca (R$ 30), ¼ de tinta preta (R$ 15), rolo (R$ 16) e pincel (R$ 4). Na capital do desemprego, a soma equivale a aproximadamente 1/3 do valor da cesta básica no mercado soteropolitano, conforme o balanço de janeiro do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) (ver nota).

CIRO GOMES DIZ QUE HÁ CORRUPÇÃO NO GOVERNO

Ciro Gomes, de temperamento difícil e língua afiada, põe-se agora contra o PT de Lula e, segundo o Globo de hoje, atacou o governo e o PMDB (a aliança partidária) dizendo que há muita corrupção no governo. Não aceita ser expurgado da candidatura à Presidência como desejam Lula e o Palácio do Planalto. Começou a atirar, agora não somente em direção ao governador José Serra. Considera que há um "roçado espúrio na aliança entre o PT e o PMDB". Ciro Gomes ainda vai criar muita confusão. Ele sabe que não terá outra oportunidade de tentar chegar ao Palácio do Planalto, seu grande sonho, se não for candidato agora, mesmo que para perder, como aconteceu quatro vezes com Lula, até assumirr à Presiência. O problema difícil para Luis Inácio é que, até agora, ninguem foi capaz de silenciar Ciro.É um franco atirador da política brasileira e se compraz com as suas declaração. Vem chumbo brosso por aí. A guerra começou.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SALVADOR/BA: AS PERIPÉCIAS DE UMA VIDA BANDIDA


Kelly Sales Silva, conhecida como “Kelly Doçura”, é um exemplo da precoce vida bandida de muitas jovens que se envolvem com o narcotráfico. Aos 16 anos Kelly ficou grávida de Anderson (17) que, após o fim do namoro, morreu ao tomar veneno de rato. A adolescente, chocada com o acontecimento, e aos seis meses de gravidez, só pensava em se matar. Pouco tempo depois, frequentadora assídua de shows de pagode, a jovem passou a se chamar “Kelly Doçura” por namorar o percussionista Doçura do Saiddy Bamba, hoje músico da banda O Báck. Aos 17 anos conheceu e se apaixonou pelo traficante Sidnei Ferreira, conhecido pelos seus crimes no bairro do Garcia. O criminoso foi morto há três anos por um policial a paisana durante um assalto a ônibus na Avenida Garibaldi. O "amor bandido" lhe rendeu uma tatuagem no pulso com o nome do assaltante e chefe de tráfico. Com um gosto peculiar pela bandidagem, Doçura se entregou ao seu quarto amor, Hugo, que morreu durante uma briga. Há quem diga que todos os que se envolvem com Kelly tem um destino trágico. Cercada de amizades duvidosas, ela faz parte da comunidade do Orkut da facção criminosa carioca ADA (Amigos dos amigos). Atualmente namora a distância um italiano que lhe manda todo mês R$ 500. Para se ter uma noção das peripécias da moça, colocamos à disposição todos seus perfis na página de relacionamentos (I, II, III, IV, V, VI, VII. VIII, IX, X).

BAHIA: BANCOS TÊM QUE OBEDECER LEI DOS 15 MINUTOS

A Lei dos 15 minutos tem que ser obedecida por todos os bancos da Bahia, segundo decisão da 10ª Vara Justiça Federal. A sentença determina ainda que todas as instituições bancárias implantem sistema de senhas para que os clientes saibam exatamente a hora que chegaram à fila para medir a duração da espera até o atendimento. A única exceção à regra é para dias que sejam exatamente posteriores a feriados, quando a espera pode ser estendida até meia hora por cliente. Em caso de descumprimento, os bancos deverão pagar R$ 5 mil de multa a cada ocorrência.

SALVADOR/BA: HOTEL DA BAHIA SERÁ DESATIVADO

 
O Tropical Hotel da Bahia, um dos mais tradicionais de Salvador, com 40 anos de atuação, irá fechar as portas no próximo dia 7 de março. Segundo comunicado oficial da Rede tropical de Hotéis, o empreendimento, que atua no Campo grande, perderá operação do grupo e o futuro do espaço depende do Instituto Aerus de Seguridade Social, que é dono da estrutura física do hotel. 
A Tropical justifica que há quatro anos a possibilidade de fechamento do hotel é estudada devido à situação de prejuízos seqüenciais enfrentadas pela empresa em Salvador. O fato se agrava porque a região do Campo Grande não faz mais parte do vetor de crescimento da cidade, que cada vez mais se concentra na Orla e a Avenida Paralela. 
A direção garante que haverá tentativas de relocar o máximo possível de funcionários nas outras quatro unidades administradas pela rede em outras cidades brasileiras e, no caso daqueles que não forem transferidos, haverá indicação de profissionais para outros hotéis da capital baiana. Além disto, todos os encargos trabalhistas serão honrados. O presidente da Tropical, João Correia, estará em Salvador na próxima segunda (2) para dar maiores detalhes do fechamento do hotel.

SOCIEDADE INTERAMERICANA DE IMPRENSA ELOGIA GOVERNO DA BAHIA POR INDENIZAR A FAMÍLIA DO JORNALISTA MANOEL LEAL DE OLIVEIRA ASSASINADO EM 1998 EM ITABUNA/BA

GOVERNO WAGNER INDENIZA A FAMÍLIA DO JORNALISTA

SIP elogia Bahia por indenizar família de jornalista assassinado
Miami, 25 fev (EFE).- A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) elogiou hoje o Governo do estado da Bahia pela indenização concedida à família do jornalista Manoel Leal de Oliveira, assassinado em 1998 na cidade de Itabuna.
A indenização, cujo montante não foi divulgado, será entregue em 7 de abril à viúva e aos filhos do jornalista.
Em setembro do ano passado, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), assumiu a responsabilidade do estado "ao não ter garantido a liberdade de imprensa", diz a SIP, sendo esta a "primeira vez em que um estado brasileiro admite sua responsabilidade em um crime contra um jornalista".
Em carta enviada a Wagner, os leitores de diários do continente americano reconhecem o gesto político e reiteram a necessidade de sua ajuda para que a Justiça reabra o caso para deter e punir os culpados.

ISRAEL & PALESTINA: A AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA AMEAÇA ADOTAR SOLUÇÃO DE ESTADO ÚNICO NO CONFLITO ENTRE OS DOIS PAÍSES

*por G1 / EFE
Jerusalém, 26 fev (EFE).- A Autoridade Nacional Palestina (ANP) ameaça optar pela solução de um Estado binacional com Israel, segundo um documento elaborado pelo negociador palestino Saeb Erekat, como revela hoje o jornal "Ha'aretz".
Segundo esse documento, as autoridades palestinas advertiram que poderiam abandonar o apoio aos acordos de paz de Oslo de 1993, que se baseiam em uma solução de dois Estados para o conflito palestino-israelense e que sentaram as bases para o estabelecimento um ano depois da ANP na Cisjordânia e Gaza.
O texto sobre a situação política para o desenvolvimento da administração dos EUA e o Governo israelense e o contínuo golpe de estado do Hamas foi elaborado em dezembro de 2009 e cita várias alternativas de resistência não violenta frente à ocupação israelense como resposta ao estagnado processo de paz.
Uma delas é o fim da cooperação no que diz respeito à segurança com Israel até que não sejam retomadas as conversas, paralisadas há um ano.
A ANP exige que Israel pare a construção nas colônias judias da Cisjordânia e Jerusalém Oriental antes de retornar à mesa de negociações.
A minuta também contempla a possibilidade de anunciar a anulação dos acordos de Oslo e inclusive a dissolução da ANP.
O caos resultante da adoção da medida, segundo o jornal, forçará Israel a retomar o controle militar na Cisjordânia.
Outra das opções apontadas é o abandono da visão de dois Estados para dois povos - o israelense e o palestino -, e trabalhar por um Estado binacional que abranja o território denominado Palestina histórica, entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo.
Erekat manifestou ao jornal em Tel Aviv que não é partidário desta última opção, mas que simplesmente a mesma é cogitada diante da contínua rejeição do atual Governo israelense de retomar o diálogo com base nos termos estipulados entre Israel, a ANP e a anterior Administração dos EUA.
Com 21 páginas, o texto foi remitido nas últimas semanas a vários analistas em política, a maioria europeus, e revela alguns dos entendimentos alcançados durante a Administração de George W. Bush.
Assim, se conheceu a disposição da ANP de estudar as possibilidades de chegar a uma regra com Israel sobre a questão dos direitos ao retorno dos refugiados palestinos, um dos pontos fundamentais do conflito.
Erekat escreve que a ANP aceitou o retorno de 15 mil refugiados por ano durante uma década, e que só permitiria o retorno ao território de Israel com um acordo.
Também descreve o grupo islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza pela força desde 2007, como um obstáculo para alcançar a paz com Israel.

Galeria de fotos

PORTO ALEGRE/RS & HAIFA/ISRAEL

Porto Alegre e Haifa podem se tornar cidades irmãs
*por FIRS




A geminação de cidades, é um conceito que tem como objetivo, criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação.
Na Europa, estas paridades são designadas por cidades gémeas ou geminadas, enquanto que no Brasil e nos Estados Unidos da América, se designa normalmente de "cidade irmã".
Geralmente, as cidades gêmeas têm características semelhantes (demográfico, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns. Este conceito assemelha-se à prática da correspondência na rede mundial, onde os amigos por correspondência são cidades ou vilas no seu conjunto. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras actividades.
Porto Alegre tem 13 cidades-irmãs: Kanazawa (Japão), Morano Calabro (Itália), Ribeira Grande (Ilha dos Açores/Portugal), La Plata (Argentina), Punta Del Este (Uruguai), Natal (Rio Grande do Norte), Horta (Portugal), Rosário (Argentina), São Petersburgo (Rússia), Portoalegre (Portugal), Austin (Estados Unidos), Suzhou (China) e Newark (Estados Unidos).
A Federação Israelita do Rio Grande do Sul foi convidada pela prefeitura de Porto Alegre para participar de uma reunião em que serão tratadas as questões relativas à possibilidade de irmanamento entre o Município de Haifa, em Israel, e a capital gaúcha.

ISRAEL:Muhammad Ali faz tratamento em Israel

*por CAMBICI / Globoesporte

Diagnosticado com mal de Parkinson em 1984, o ex-pugilista Muhammad Ali vai iniciar nova etapa em sua luta contra a doença. Convidado por uma empresa especializada em biotecnologia, o lendário boxeador vai realizar um novo tipo de tratamento em Israel.
- A filha de Muhammad Ali, Rashida Ali, contatou-nos após ouvir falar do nosso trabalho com células tronco adultas e assegurou que seu pai quer fazer parte dos testes que faremos - afirma nota divulgada pela empresa.
O tratamento, dirigido inicialmente a pacientes que sofrem de esclerose, pode ser ampliado para vítimas do mal de Parkinson. Segundo a empresa, testes realizados com ratos contra as doenças tiveram sucesso. Ali seria uma das primeiras pessoas a testá-lo.
Um dos maiores pugilistas de todos os tempos, Muhammad Ali encerrou em 1981 sua carreira de campeão dos pesos pesados. Em 1984, foi diagnosticada a doença, que afeta gravemente sua capacidade de comunicação.
Fonte: CAMBICI / Globo Esporte

Galeria de fotos

HISTÓRIA VERÍDICA

Nunca esqueça! Nada acontece por acaso!
***.
Ricardinho não agüentou o cheiro bom do pão e falou:
- Pai, tô com fome! O pai, Agenor , sem ter um tostão no bolso, caminhando desde muito cedo em busca de um trabalho, olha com os olhos marejados para o filho e pede mais um pouco de paciência.... - Mas pai, desde ontem não comemos nada, eu tô com muita fome, pai! Envergonhado, triste e humilhado em seu coração de pai, Agenor pede para o filho aguardar na calçada enquanto entra na padaria a sua frente... Ao entrar dirige-se a um homem no balcão: - Meu senhor, estou com meu filho de apenas 6 anos na porta, com muita fome, não tenho nenhum tostão, pois sai cedo para buscar um emprego e nada encontrei, eu lhe peço que em nome de Jesus me forneça um pão para que eu possa matar a fome desse menino, em troca posso varrer o chão de seu estabelecimento, lavar os pratos e copos, ou outro serviço que o senhor precisar! Amaro , o dono da padaria estranha aquele homem de semblante calmo e sofrido, pedir comida em troca de trabalho e pede para que ele chame o filho... Agenor pega o filho pela mão e apresenta-o a Amaro, que imediatamente pede que os dois sentem-se junto ao balcão, onde manda servir dois pratos de comida do famoso PF (Prato Feito) - arroz, feijão, bife e ovo... Para Ricardinho era um sonho, comer após tantas horas na rua... Para Agenor, uma dor a mais, já que comer aquela comida maravilhosa fazia-o lembrar-se da esposa e mais dois filhos que ficaram em casa apenas com um punhado de fubá....Grossas lágrimas desciam dos seus olhos já na primeira garfada... A satisfação de ver seu filho devorando aquele prato simples como se fosse um manjar dos deuses, e lembrança de sua pequena família em casa, foi demais para seu coração tão cansado de mais de 2 anos de desemprego, humilhações e necessidades... Amaro se aproxima de Agenor e percebendo a sua emoção, brinca para relaxar: - Ô Maria!!! Sua comida deve estar muito ruim... Olha o meu amigo está até chorando de tristeza desse bife, será que é sola de sapato?!?! Imediatamente, Agenor sorri e diz que nunca comeu comida tão apetitosa, e que agradecia a Deus por ter esse prazer... Amaro pede então que ele sossegue seu coração, que almoçasse em paz e depois conversariam sobre trabalho... Mais confiante, Agenor enxuga as lágrimas e começa a almoçar, já que sua fome já estava nas costas... Após o almoço, Amaro convida Agenor para uma conversa nos fundos da padaria, onde havia um pequeno escritório... Agenor conta então que há mais de 2 anos havia perdido o emprego e desde então, sem uma especialidade profissional, sem estudos, ele estava vivendo de pequenos 'biscates aqui e acolá', mas que há 2 meses não recebia nada... Amaro resolve então contratar Agenor para serviços gerais na padaria, e penalizado, faz para o homem uma cesta básica com alimentos para pelo menos 15 dias... Agenor com lágrimas nos olhos agradece a confiança daquele homem e marca para o dia seguinte seu início no trabalho... Ao chegar em casa com toda aquela 'fartura', Agenor é um novo homem sentia esperanças, sentia que sua vida iria tomar novo impulso... Deus estava lhe abrindo mais do que uma porta, era toda uma esperança de dias melhores... No dia seguinte, às 5 da manhã, Agenor estava na porta da padaria ansioso para iniciar seu novo trabalho... Amaro chega logo em seguida e sorri para aquele homem que nem ele sabia porque estava ajudando... Tinham a mesma idade, 32 anos, e histórias diferentes, mas algo dentro dele chamava-o para ajudar aquela pessoa...E, ele não se enganou - durante um ano, Agenor foi o mais dedicado trabalhador daquele estabelecimento, sempre honesto e extremamente zeloso com seus deveres... Um dia, Amaro chama Agenor para uma conversa e fala da escola que abriu vagas para a alfabetização de adultos um quarteirão acima da padaria, e que ele fazia questão que Agenor fosse estudar... Agenor nunca esqueceu seu primeiro dia de aula: a mão trêmula nas primeiras letras e a emoção da primeira carta... Doze anos se passam desde aquele primeiro dia de aula...Vamos encontrar o Dr. Agenor Baptista de Medeiros , advogado, abrindo seu escritório para seu cliente, e depois outro, e depois mais outro... Ao meio dia ele desce para um café na padaria do amigo Amaro, que fica impressionado em ver o 'antigo funcionário' tão elegante em seu primeiro terno... Mais dez anos se passam, e agora o Dr. Agenor Baptista, já com uma clientela que mistura os mais necessitados que não podem pagar, e os mais abastados que o pagam muito bem, resolve criar uma Instituição que oferece aos desvalidos da sorte, que andam pelas ruas, pessoas desempregadas e carentes de todos os tipos, um prato de comida diariamente na hora do almoço... Mais de 200 refeições são servidas diariamente naquele lugar que é administrado pelo seu filho , o agora nutricionista Ricardo Baptista...
Tudo mudou, tudo passou, mas a amizade daqueles dois homens, Amaro e Agenor impressionava a todos que conheciam um pouco da história de cada um... Contam que aos 82 anos os dois faleceram no mesmo dia, quase que a mesma hora, morrendo placidamente com um sorriso de dever cumprido... Ricardinho , o filho mandou gravar na frente da 'Casa do Caminho', que seu pai fundou com tanto carinho:
'Um dia eu tive fome, e você me alimentou. Um dia eu estava sem esperanças e você me deu um caminho. Um dia acordei sozinho, e você me deu Deus, e isso não tem preço.. Que Deus habite em seu coração e alimente sua alma.. E, que te sobre o pão da misericórdia para estender a quem precisar!!!' (História verídica) Que Deus te abençoe poderosamente lhe concedendo o dom da fé e da caridade. Fazer obras de caridade não nos garante a salvação, isso é nossa obrigação como cristãos.
TODA HONRA, TODA GLÓRIA E TODO O LOUVOR PERTENCEM A DEUS. AMÉM! "O vento e as ondas estão sempre a favor de quem sabe navegar..."

FEIRA DE SANTANA/BA:CONFIRA O QUE ROLOU NA FESTA DO PÓ EM FEIRA


Agentes investigativos, infiltrados na “festa do pó” que foi desarmada pela Polícia Civil de Feira de Santana, registraram imagens dos drogados a se esbaldarem na porção de cocaína servida na comemoração de aniversário do traficante Josenildo Borges Souza, o “Pona”. As fotos revelam a descontração dos meliantes que não se satisfaziam com bebidas legais e utilizam drogas ilícitas, como maconha, lança-perfume, cocaína e crack.

BAHIA: WALDIR CONSIDERA VAGA DE SUPLENTE “INIMAGINÁVEL”


Foto: Tiago Melo/BN
O pré-candidato petista ao Senado Waldir Pires, contatado pelo Bahia Notícias, considerou “inimaginável” a possibilidade de ser o primeiro suplente do senador César Borges (PR), que poderá concorrer à reeleição na chapa do governador Jaques Wagner. A hipótese começou a ser ventilada nos bastidores, mas o ex-chefe do Estado baiano e recentemente ex-ministro da Defesa – que tem o nome defendido por lideranças históricas do partido, como os deputados federais Emiliano José e Zezéu Ribeiro – disse acreditar que o bom senso deverá prevalecer. “Eu tenho uma posição muito clara em relação a isso e creio e espero que esta venha a ser a postura do governador. Ele tem feito um grande governo, de transformação na condução da política baiana, e não precisaria deste artifício para se reeleger. Entendo que o PT deva ter uma voz, um nome no Senado Federal. É importante para Wagner, para o PT e para a Bahia”, avaliou. Waldir não quis comentar qual é a sua opinião sobre a formação da aliança, mas avaliou como desrespeitosa uma suposta indicação para que seja substituto do republicano no Congresso. “Não costumo discutir nomes. Discuto a vida. Quem são os companheiros que percorreram o caminho da democracia. Colocar-me como suplente é não refletir um minuto sequer no que foi minha vida. É inimaginável”, protestou.

BAHIA: ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO VOLTAM ÀS AULAS

Mais de 1,1 milhão de estudantes voltam às aulas na rede estadual em clima de empolgação
22/2/2010
Mais de 1,1 milhão de alunos voltaram às aulas hoje (22), na rede estadual. Depois das férias, o clima era de muita empolgação para o início do ano letivo entre os estudantes do Colégio Estadual Alípio Franca, onde o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia participaram da solenidade de abertura do ano letivo.
Aluna do 2º ano, Paula Ribeiro Bahia, 16 anos, não escondia a satisfação de ter encontrado a unidade totalmente revitalizada: "O prédio foi pintado, os ventiladores consertados e os banheiros reformados. É muito bom ver o colégio que a gente estuda bonito, isso dá mais prazer para estudar", conta a estudante, que só tem elogios ao quadro de professores. O que Paula deseja, nessa fase, é que, assim como ela, que voltou com todo o gás, os educadores tenham retornado com muita garra para ensinar.
O presidente do grêmio do Alípio Franca, Davi de Oliveira, 18 anos, também está na torcida para que seja um ano bem positivo. "Que seja um ano muito bom para nosso aprendizado. Esperamos que a direção continue tendo pulso firme e os professores preocupados em dar aulas interessantes, para não ficarmos no decoreba. O aluno é o artista principal da escola, sem ele, ela não funciona. Por isso, espero que meus colegas sejam bastante participativos", diz Davi, que é aluno do 3º ano e espera adquirir uma boa base de conhecimentos para conquistar a tão sonhada vaga no curso de Direito, no vestibular do final do ano.
Para receber os estudantes de 1.544 escolas da rede, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia destinou R$60 milhões para a rede física e R$38 milhões para o transporte escolar. A Secretaria da Educação se mobilizou, também, para assegurar a presença de professores em todas as salas de aula.
No intuito de assegurar o bom andamento ano letivo, de hoje (22) a 6 de março, 300 técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia vão realizar um monitoramento em todas as escolas da rede estadual. A força tarefa visa apoiar os gestores escolares a solucionar eventuais dificuldades no funcionamento das escolas.
No caso do Alípio Franca, a diretora, Raidene Alves Brandão Medeiros, informou que a unidade está com o quadro de professores garantido para atender aos 2.150 alunos, distribuídos em 18 turmas no matutino, 15 no vespertino e 18 no noturno. "Aumentamos o número de alunos de 1,9 mil para 2.150 e estamos com a escola toda pronta para recebê-los da melhor forma possível", diz a diretora.
A representante do segmento pais e mães de alunos no colegiado, Ana Rosa dos Santos, reconhece que a escola possui todos os ingredientes para que seja um ótimo ano letivo. "Espero que o gestor e os professores continue com o compromisso não só com a formação técnica, mas com a formação humana. Que continuem se empenhando e tendo sensibilidade para trabalhar com a mudança do aluno e, consequentemente, da sociedade em geral", sugere.
Ela sabe o peso que um bom gestor e o quadro de professores e funcionários têm no andamento da escola. No entanto, defende que sem o comprometimento dos pais e alunos não é possível se obter bons resultados na educação. "Os primeiros educadores são os pais, sem eles não é possível ir para frente. Já os alunos têm que estar cientes dos seus direitos e atentos em cumprir com os seus deveres", orienta a representante do colegiado escolar.
Já o secretário Osvaldo Barreto voltou a defender a necessidade de se batalhar pela melhoria da escola pública. "Esse é um compromisso do governo com a sociedade baiana. É por isso que a Secretaria continua trabalhando para ampliar a oferta do ensino médio, da educação profissional, do ensino médio tecnológico no campo e também realizando investimentos na rede física. Nós temos a obrigação de construir uma educação de qualidade e, para isso, épreciso ter uma escola de qualidade", pontuou.
Matrículas - Mesmo com o início do ano letivo, ainda há tempo para os estudantes interessados em garantir uma vaga na rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai manter 233 postos informatizados, distribuídos em todo o estado, para atender aos retardatários. Os postos vão funcionar de segunda à sexta-feira, de hoje a 31 de março, das 8h às 18h. Ao todo são 21 postos distribuídos em Salvador e Região Metropolitana. Confira o endereço dos postos no site www.sec.ba.gov.br/matricula.
Fonte: ASCOM - SECRETARIA

Mais de 1,1 milhão de estudantes voltam às aulas na rede estadual em clima de empolgação
Mais de 1,1 milhão de alunos voltaram às aulas hoje (22), na rede estadual. Depois das férias, o clima era de muita empolgação para o início do ano letivo entre os estudantes do Colégio Estadual Alípio Franca, onde o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia participaram da solenidade de abertura do ano letivo.
Aluna do 2º ano, Paula Ribeiro Bahia, 16 anos, não escondia a satisfação de ter encontrado a unidade totalmente revitalizada: "O prédio foi pintado, os ventiladores consertados e os banheiros reformados. É muito bom ver o colégio que a gente estuda bonito, isso dá mais prazer para estudar", conta a estudante, que só tem elogios ao quadro de professores. O que Paula deseja, nessa fase, é que, assim como ela, que voltou com todo o gás, os educadores tenham retornado com muita garra para ensinar.
O presidente do grêmio do Alípio Franca, Davi de Oliveira, 18 anos, também está na torcida para que seja um ano bem positivo. "Que seja um ano muito bom para nosso aprendizado. Esperamos que a direção continue tendo pulso firme e os professores preocupados em dar aulas interessantes, para não ficarmos no decoreba. O aluno é o artista principal da escola, sem ele, ela não funciona. Por isso, espero que meus colegas sejam bastante participativos", diz Davi, que é aluno do 3º ano e espera adquirir uma boa base de conhecimentos para conquistar a tão sonhada vaga no curso de Direito, no vestibular do final do ano.
Para receber os estudantes de 1.544 escolas da rede, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia destinou R$60 milhões para a rede física e R$38 milhões para o transporte escolar. A Secretaria da Educação se mobilizou, também, para assegurar a presença de professores em todas as salas de aula.
No intuito de assegurar o bom andamento ano letivo, de hoje (22) a 6 de março, 300 técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia vão realizar um monitoramento em todas as escolas da rede estadual. A força tarefa visa apoiar os gestores escolares a solucionar eventuais dificuldades no funcionamento das escolas.
No caso do Alípio Franca, a diretora, Raidene Alves Brandão Medeiros, informou que a unidade está com o quadro de professores garantido para atender aos 2.150 alunos, distribuídos em 18 turmas no matutino, 15 no vespertino e 18 no noturno. "Aumentamos o número de alunos de 1,9 mil para 2.150 e estamos com a escola toda pronta para recebê-los da melhor forma possível", diz a diretora.
A representante do segmento pais e mães de alunos no colegiado, Ana Rosa dos Santos, reconhece que a escola possui todos os ingredientes para que seja um ótimo ano letivo. "Espero que o gestor e os professores continue com o compromisso não só com a formação técnica, mas com a formação humana. Que continuem se empenhando e tendo sensibilidade para trabalhar com a mudança do aluno e, consequentemente, da sociedade em geral", sugere.
Ela sabe o peso que um bom gestor e o quadro de professores e funcionários têm no andamento da escola. No entanto, defende que sem o comprometimento dos pais e alunos não é possível se obter bons resultados na educação. "Os primeiros educadores são os pais, sem eles não é possível ir para frente. Já os alunos têm que estar cientes dos seus direitos e atentos em cumprir com os seus deveres", orienta a representante do colegiado escolar.
Já o secretário Osvaldo Barreto voltou a defender a necessidade de se batalhar pela melhoria da escola pública. "Esse é um compromisso do governo com a sociedade baiana. É por isso que a Secretaria continua trabalhando para ampliar a oferta do ensino médio, da educação profissional, do ensino médio tecnológico no campo e também realizando investimentos na rede física. Nós temos a obrigação de construir uma educação de qualidade e, para isso, épreciso ter uma escola de qualidade", pontuou.
Matrículas - Mesmo com o início do ano letivo, ainda há tempo para os estudantes interessados em garantir uma vaga na rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai manter 233 postos informatizados, distribuídos em todo o estado, para atender aos retardatários. Os postos vão funcionar de segunda à sexta-feira, de hoje a 31 de março, das 8h às 18h. Ao todo são 21 postos distribuídos em Salvador e Região Metropolitana. Confira o endereço dos postos no site www.sec.ba.gov.br/matricula.
Fonte: ASCOM - SECRETARIA