sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PORTO ALEGRE/RS & HAIFA/ISRAEL

Porto Alegre e Haifa podem se tornar cidades irmãs
*por FIRS




A geminação de cidades, é um conceito que tem como objetivo, criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação.
Na Europa, estas paridades são designadas por cidades gémeas ou geminadas, enquanto que no Brasil e nos Estados Unidos da América, se designa normalmente de "cidade irmã".
Geralmente, as cidades gêmeas têm características semelhantes (demográfico, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns. Este conceito assemelha-se à prática da correspondência na rede mundial, onde os amigos por correspondência são cidades ou vilas no seu conjunto. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras actividades.
Porto Alegre tem 13 cidades-irmãs: Kanazawa (Japão), Morano Calabro (Itália), Ribeira Grande (Ilha dos Açores/Portugal), La Plata (Argentina), Punta Del Este (Uruguai), Natal (Rio Grande do Norte), Horta (Portugal), Rosário (Argentina), São Petersburgo (Rússia), Portoalegre (Portugal), Austin (Estados Unidos), Suzhou (China) e Newark (Estados Unidos).
A Federação Israelita do Rio Grande do Sul foi convidada pela prefeitura de Porto Alegre para participar de uma reunião em que serão tratadas as questões relativas à possibilidade de irmanamento entre o Município de Haifa, em Israel, e a capital gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário