quarta-feira, 31 de julho de 2013

Homem aparece pelado e ao vivo em programa da Rede Record


Homem aparece pelado e ao vivo em programa da Rede Record

Homem aparece pelado e ao vivo em programa da Rede Record
Apesar de negar, a Rede Record vive um momento complicado. A palavra "crise" é proibida dentro da emissora do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, que demite funcionários aos montes em todo o Brasil. Dizem que "não há nada ruim que não possa piorar", e a Record é prova viva disso. Depois de um barraco ao vivo entre apresentadores do Programa da Tarde e uma telespectadora, agora a confusão envolveu o Fala Que Eu Te Escuto. Isso porque um homem pelado apareceu ao vivo e para todo o Brasil no programa evangélico. Confira o vídeo na Coluna Holofote!

terça-feira, 30 de julho de 2013

MAÇONARIA DESFIGURADA I

REFLITA SOBRE AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
papa pedofilia
Ao contrário do que dizem os meios convencionais de notícias a "renúncia" de Joseph Ratzinger não foi simplesmente por "motivos de idade ou saúde", mais do que uma estratégia para adiar seu encarceramento uma vez que teria sido dada a ele, como chefe da igreja católica romana voz de prisão e uma pena em regime fechado, por responsabilidade sobre crimes perpetrados contra a humanidade. (Saiba mais aqui no site ITCCS ORG).
Não é por acaso que o novo papa, (amigo íntimo do antigo e que também sempre esteve involucrado em sociedades secretas e semi-secretas como os Beneditinos ou os Jesuítas) tem sido exibido nos grandes meios de comunicação como: "papa dos pobres" (plim-plim).

ojoSe você tivesse em seus planos acabar com a classe média do planeta, com a propriedade privada, criar uma moeda e um governo único e micro-chipar a população mundial, com qual classe-social você faria média e tentaria influenciar? E qual seria o continente mais fértil para esses planos?
Não é por acaso que o novo Pontífice é "latino" (ainda que seu sobrenome seja Italiano e sua mente ideológico-filosófico-política esteja banhada em ideais da extrema direita conservadora), não é por acaso que seu pontificado começou em 13/03/2013, não é por acaso que nazis e jesuítas, assim como o grosso de todas as sociedades secretas que abundam no cume da pirâmide social e nas elites, praticantes dos mesmos rituais de adoração, de invocação e idolatria de seres astrais poderosos e que apesar de "adorados" e "temidos", não são "deuses".
A palavra usada nas profecias: "papa negro", não é referente a cor da pele do pontífice, mas pode sim estar relacionadas as práticas de magia negra, levadas a cabo pelos "Jesuítas".
fr
No vídeo abaixo podemos ver o momento em que o Papa está indo ser apresentado como líder dos católicos e antes de apresentar-se, faz o sinal maçom conhecido como: Fellowcraft hand-shake, ou o "Cumprimento do Companheiro Artífice". Diversas personalidades do mundo da política, da música, da arte, das forças armadas entre outras áreas, que são membros de sociedades secretas, com frequência posam em fotos e são flagradas fazendo esse mesmo cumprimento/sinal maçônico

Percebam: as figuras abaixo maçônicas fazem o gesto com a mão direita, IDENTICA ao que o Papa Francisco I fez no exato instante (imagem acima) em que se dirigia ao público para ser apresentado:


Fellowcraft hand-shake
Seria o papa um agente duplo? O FATO é que segundos antes de jurar "fidelidade" a seus companheiros e fiéis católicos, ele estava jurando fidelidade a seus colegas jesuítas e irmãos maçons. E contra fatos, não existem argumentos. 

Fonte: blog Cidadão Celestial

Papa Francisco Iº seria maçom, além de jesuíta?


Independentemente das "teorias conspiratórias" de nossos dias, sabemos que ao longo do tempo e da historia, existiram e ainda existem os "oráculos", os "conectores", os "médiuns" e "sensitivos", os "profetas" e suas "profecias", assim como sempre também existiram falsários, estelionatários, adulteradores e charlatães. Baixar o arquivo em PDF

Sejam essas profecias bíblicas, ou nostradâmicas ou ainda oriundas de figuras mediúnicas de alta capacidade como o foi São Malaquias, muito além dos clichês e papelões que vão desde o "calendário Maya" e seu "apocalipse" (que agora seguramente encontrarão alguma justificativa para ser adiado para outras datas incertas) até a "super-nave do “Comandante” New Age, Astar Sheran" que supostamente virá para nos "salvar", eventos de índole estranha tem se materializado nesse tempo atual na superfície do globo terrestre, mais precisamente em nossa sociedade ocidental. Claro que se o leitor é um assíduo "telespectador de TV" ou "leitor de jornais", dificilmente concordará com nada disso, uma vez que sua realidade é apenas a repetição da "programação do dia anterior". (em versão Piorada).
Certamente não gostaria de estar escrevendo  sobre esse delicado "tema" porque não é a minha intenção ficar de controvérsias gratuitas, mas quando temos as informações garimpadas pelos meios de comunicação, especialmente a internet, sem dúvida há um claro sinal superior na expectativa de que façamos alguma coisa sobre essas informações. Para quem conhece esse blog, para quem realmente me conhece e lê o que sinto e escrevo, assim como o que estudo, busco, pesquiso e acima de tudo para aqueles que conhecem Minha Missão nessa Terra (que está estampada no nome desse humilde blog), podemos afirmar que existe sujeira demais acontecendo em distintos níveis de nossa história e planos de consciência nesse exato momento, conspirando para que permaneçamos em silêncio e nos dediquemos apenas à "contemplação" e evitemos a difusão dessas informações.


PAPA ACOLHE GAYS E ATACA LOBBIES NO VATICANO

O papa Francisco abre as portas da Igreja aos gays e se prepara para acolher os divorciados, facilitando a anulação de casamentos. Os anúncios foram feitos pelo pontífice que, quebrando tabus, deixa claro que estende a mão a esses segmentos. “Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade quem sou eu para julgá-la”, declarou. “O catecismo da Igreja explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas devem ser integrados na sociedade.”

Se a posição pastoral sobre os gays pode representar mudança, Francisco, porém, disse que não haverá nova opinião do Vaticano sobre a ordenação de mulheres, aborto ou casamento gay. O que deve mudar é a forma de tratar as pessoas - não só em relação aos gays, mas também pelo anúncio a respeito dos casamentos.

Ao responder sobre a admissão dos divorciados na comunhão, o santo padre mostrou que a saída também é pastoral. “A Igreja é mãe. Ela cura os feridos.” E fez o anúncio de que em breve revisará a anulação de matrimônios, sob a alegação de que a maioria deles é nula. E isso deve ser objeto do próximo sínodo dos bispos.

O papa concordou em dar uma entrevista sem conhecimento prévio das perguntas - como pediam seus antecessores - aos jornalistas que o acompanharam no voo entre o Rio e Roma, após ter participado da Jornada Mundial da Juventude. Na conversa de quase 1h30, disse que é papa “normal” e “peca”. Longe de infalível, Francisco admite: tem seus limites.

Com as mãos no bolso, o papa encostou-se na parede e apoiou-se nas poltronas como se conversasse com amigos. Riu, contou história e fez piadas. E, apesar do cansaço, avisou: vai viajar muito nos próximos anos. Não houve tema tabu. Falou de tudo e não deixou pergunta sem resposta.

O pontífice tratou dos gays ao responder sobre o monsenhor Battista Mario Ricca, nomeado por ele para o Banco do Vaticano. No passado, Ricca teria mantido relações homossexuais - um suposto lobby gay no Vaticano o teria ajudado. “Quando vamos confessar e nós dizemos que pecamos, o senhor esquece e nós não temos o direito de não esquecer.”

Para ele, o problema do lobby gay “é fazer lobby”. “O problema não é ter essa tendência (homossexual). Não! O problema é fazer lobby, o lobby dos avaros, o lobby dos políticos, o lobby dos maçons, tantos lobbies. Esse é o pior problema.”

Empolgação

Militantes pelos direitos dos gays receberam com empolgação as palavras do papa. “Percebo que a Igreja começa a rever algumas posições. Sem dúvida, foi um passo muito importante”, disse Carlos Magno Silva Fonseca, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Ele frisou que “só ele não atacar, já ajuda muito” e relembrou que as posturas de Bento XVI e João Paulo II eram “claras contra a comunidade homossexual”.

O presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Fernando Quaresma, ressaltou que a “declaração representa um grande avanço. Todos os outros papas só fizeram críticas destrutivas.”

A organização feminista Católicas pelo Direito de Decidir faz uma leitura mais contida das falas. “Claro que há uma diferença no discurso de um papa que diz ‘quem sou eu para julgar um gay’ se compararmos aos que condenavam veementemente a homossexualidade, mas é superficial, já que fica no discurso, não provoca mudança estrutural na doutrina”, diz a coordenadora Regina Soares Jurkewicz.

Cruz das Almas/BA: residência de 'Paula Mel' foi arrombada durante a madrugada


Investigador de Polícia Roque Cerqueira

A residência da estudante de zootecnia da (UFRB), Ana Paula Melo, 33, assassinada por disparos de arma de fogo na noite de ontem (28), foi arrombada durante essa madrugada. A casa localizada na Rua Afonso da Silva Ramos, nº481, no Bairro da Suzana, foi invadida pela porta da frente. De acordo com a Polícia Civil, o arrombador estava à procura de R$ 7.000,00 (em espécie) que estava escondido dentro de uma caixa de perfume. Durante um revista no local, o Investigador de Polícia, Roque Cerqueira, apreendeu um celular, bijuterias, máquina fotográfica, 11 trouxas de crack e pequena quantidade de maconha escondidos em cima do guarda-roupa do quarto onde “Paula Mel” dormia. Durante a invasão, a residência foi toda revirada pelo criminoso que espalhou objetos pessoais da vítima pelos cômodos da casa. Segundo a Polícia Civil, os responsáveis pela morte da estudante poderão ser presos a qualquer momento. * FORTE NA NOTÍCIA

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Solenidades da Maçonaria Universal

Pedro Borges dos Anjos/Mestre Maçom

A maçonaria reveste-se de solenidades, as mais emocionantes que se possa imaginar. As sessões maçônicas, mesmo as ordinárias semanais, por mais simples que sejam, são pontuadas obrigatoriamente por solenidades ritualísticas, desde a preparação para se adentrar ao Templo, no espaço denominado de sala dos passos perdidos. No interior do Templo, seqüenciam-se solenidades, as quais nenhum grão-mestre nem conselheiros da liturgia maçônica têm o poder ou prerrogativas para revogá-las. As mencionadas solenidades só são reveladas ao iniciado, segundo os graus a que cada um possa alcançar. Aí reside a universalidade da Ordem Maçônica. Em qualquer país do mundo, o maçom é reconhecido por seus irmãos maçons de outras nacionalidades, independente da língua que falem, todos revestidos da unção de proteção, auxílio, socorro, acolhimento, seja o que for. São valores irrevogáveis da Maçonaria Universal.

Atos, decisões administrativas das autoridades da Maçonaria, procedentes de qualquer Potência Maçônica, em nenhuma parte do mundo, têm poderes de contrariar ou de impedir a manifestação dos valores com que os maçons são revestidos nas cerimônias de suas iniciações.



Festa Branca nas Lojas Maçônicas

Festa branca na Maçonaria é uma solenidade prevista na ritualística maçônica, em que a sessão reservada aos iniciados, é transformada, fazendo cessar todo o cerimonial privativo aos maçons, para receber no Templo, convidados, homens e mulheres, em festas de aniversário da Loja, confirmação de esponsal, etc.



Deselegância

Grão-mestres mais recentes, no afã de mostrar autoridade, expediram  Atos, proibindo que homens não maçons adentrem ao Templo Maçônico, mesmo quando convidados para solenidades do tipo Festa Branca. Dimensionem a ausência de inteligência da proibição. Imaginem um casal convidado para uma dessas solenidades, ao dirigir-se à Loja para atender o apreço do convite, o Mestre de Cerimônias, paramentado a rigor, armado de espada, dirige-se à esposa para conduzi-la ao Templo. Ao marido, não, pois a este é proibido ao que a ela é permitido. A ordem é cumprida com rigor de autoridade, solenemente!

Numa dessas solenidades, casal, que há anos atendia ao convite para a festa de aniversário da tradicional loja maçônica de sua cidade, ocasião em que ambos eram elegantemente recebidos e conduzidos ao Templo, passaram pelo constrangimento da recusa do anfitrião em permitir que o esposo acompanhasse sua consorte para a mesma festa que há anos juntos assistiam, igual a tantos outros casais. A esposa recusou adentrar ao Templo sem seu esposo, optando ambos por retornar ao lar, decididos  nunca mais atender a convites da mencionada Instituição.


DESAGRAVO: COLBERT MARTINS É INOCENTADO PELA CGU


 

A Controladoria Geral da União (CGU) inocentou o deputado federal Colbert Martins Filho (PMDB) de qualquer conduta irregular quando ele exercia a função de secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo em 2011 e o levou à prisão pela Polícia Federal, na Operação Voucher. O fato, na ocasião chocou o meio político baiano. Contudo, hoje exercendo mandato na Câmara Federal, o peemedebista, sem esconder a satisfação, destaca que: "A CGU é, reconhecidamente, um órgão sério e esta é a primeira prova da minha inocência". O parecer administrativo disciplinar da CGU inocentando o deputado foi dado no processo nº 00190.021 288/2011-27.



Fonte: Fernanda Chagas / Tribuna da Bahia

Leia +

ALVES REAGE A VAIAS NO PLENÁRIO: 'AQUI NINGUÉM É PICARETA,NÃO!


Ao fazer um balanço dos trabalhos da Câmara dos Deputados desde que começaram os protestos nas ruas, o presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), disse que é preciso ter responsabilidade ao pôr propostas em votação, porque o Congresso não deve gerar falsas expectativas. Para ele, é preciso pensar antes de aprovar temas de impacto, como a proposta que destina 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde, o que causaria um rombo de quase R$ 40 bilhões aos cofres públicos. - A Câmara já vinha num ritmo importante: foram 82 matérias votadas desde março. Agora, tem coisas que temos que ter cuidado. Por exemplo, 10% para a Saúde, todos querem, mas quem vai pagar a conta? Você criar a expectativa e frustrar depois? É para decidir as coisas, e elas acontecerem - disse. Numa estocada contra a presidente Dilma Rousseff, que propôs a realização de um plebiscito para a reforma política ainda este ano, ideia descartada pelo Congresso, ele reafirmou:
Fonte: Cristiane Jungblut/O GLOBO


Leia +
FOTOS DO BARRACO DO LÍDER DOS SEM TERRA
Bruno Maranhão, sem-terra, um dos líderes do MST
As fotos são do "barraco" de Bruno Maranhão, um sem-terra! ELE  É  UM DOS  LIDERES  DO MST aparecem na casa ele e sua esposa. Gente humilde, simples e trabalhadora, em busca de um futuro melhor.

Descrição:                                                            Descrição: []
  Descrição:                                                            Descrição:  []
Descrição:                                                Descrição: []  Descrição:                                                Descrição: []
 

  Descrição: Descrição:                                                []  Descrição:                                                  Descrição: []
Como fazer com que essas informações cheguem aos que não têm acesso a computador e  acham o Brasil mais justo no governo atual? Repassem esta informação, sem piedade!


domingo, 28 de julho de 2013

FEIRA DE SANTANA-BA: PAI MATA O FILHO COM GOLPES DE FACA DURANTE BRIGA

No final da tarde de ontem (26) a polícia civil voltou um a registrar um homicídio, após uma pausa de 72 horas de assassinatos em Feira d Santana.
O crime ocorreu na fazenda Lagoa Grande, distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), onde a vítima fatal foi identificada como sendo Josemir Freitas dos Santos, 26 anos.
De acordo com a delegada Milena Calmon, que presidiu ao levantamento cadavérico, o autor do crime foi José Rios dos Santos, genitor da vítima.
“O jovem era usuário de drogas e chegou à residência bastante transtornado, e quebrando tudo, quando o pai chegou houve o confronto. O filho estava armado com uma faca e partiu para cima do genitor, quando ocorreu a tragédia,” lamentou Calmon.
“Segundo depoimentos de parentes, o jovem havia agredido na semana passada outros parentes, tudo isso em decorrência do uso de bebida alcoólica e entorpecente”, explicou.
A autoridade policial informou que o pai da vítima tentou se defender, sendo que saiu ainda ferido durante a luta corporal. O idoso não foi localizado, pois fugiu antes da chegada da polícia militar.
O corpo foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica (DPT) para ser necropsiado. No mês de julho a policia já registrou 27 crimes no município.
FONTE: CENTRAL DE POLICIA

Santo Estevão/BA: vereador atropela idosa que estava sentada no banco da praça

Um vereador do município de Antônio Cardoso, Joaquim Paulino do Nascimento, conhecido como Joaquim da Cabana, perdeu o controle do carro que conduzia e atropelou uma idosa que estava sentada no banco da praça da cidade de Santo Estevão, na Bahia, último sábado (27). De acordo com as informações do Correio da Cidade, a vítima identificada apenas como Júlia Paula sofreu ferimentos graves e foi socorrida para o hospital municipal Dr. João Borges de Cerqueira. Logo depois, ela acabou sendo transferida para o Hospital Cleriston Andrade, na cidade de Feira de Santana. O carro do vereador, uma corsa GM Classic, foi rebocado para o pátio da delegacia. Joaquim também foi encaminhado para o distrito policial para prestar esclarecimentos sobre o acidente. O estado de saúde da vítima é desconhecido. Foto: Correio da Cidade

sábado, 27 de julho de 2013

Pastor Asaph Borba participa da Jornada Mundial da Juventude e afirma que Jesus “foi entronizado” no JMJ

O cantor Asaph Borba publicou em sua página no Facebook um texto em que compartilhou sua experiência de ministração durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento organizado pela Igreja Católica no Rio de Janeiro, com a presença do papa Francisco.

Evangélico, conhecido como um dos pioneiros do estilo “louvor e adoração” na música gospel nacional, Asaph vinha enfrentando críticas por sua participação no evento católico.

Num texto publicado antes de sua participação, Borba lamenta o sentimento de divisão que muitos evangélicos alimentam em relação aos fiéis católicos: “Mesmo sendo organizado pelo segmento carismático, é latente o quanto a Igreja evangélica brasileira é preconceituosa quanto à ramificação romana. Parece que, se Jesus resolvesse vir para o Rio nesta semana, em que o Papa também está por aqui, o último lugar aonde ele poderia pregar ou cantar seria em um dos eventos católicos. Apostasia, ecumenismo, se vendendo para Roma, desviado e outras, foram críticas à minha pessoa, fruto de leituras feitas por alguns dos meus seguidores, que parecem preferir que as pessoas católicas estejam isoladas do que, recebendo a palavra e ministração de um dos seus comuns, no caso eu”.A apresentação de Asaph Borba na JMJ aconteceu na última quarta-feira, 24 de julho. Logo após o final do evento, o cantor voltou ao Facebook para compartilhar sua experiência.

“Queridos, hoje pude ver o que Deus pode fazer quando quebramos as barreiras que nos separam não apenas dos católicos, mas das vidas. Só podemos ser influência e bênção para alguém se estivermos próximos. Parece que vivemos uma GIRAD [jihad] evangélica. A transformação do Brasil sem dúvida passa pelos católicos. Hoje Cristo foi entronizado na JMJ – Rio – Sem sombra de dúvida estava no lugar certo fazendo a coisa certa – Exaltando Jesus nosso amado!”, escreveu.
Repercussão e reações

No Twitter, o cantor compartilhou sentimentos e pensamentos a respeito do evento: “JMJ – Lugar de simplicidade e de um sublime mover de Deus, só quem estava pode dizer – Obrigado irmãos o mover do Espírito foi sobrenatural”, afirmou.

Respondendo as críticas de seus seguidores por suas palavras a respeito do evento católico, Asaph expôs um comportamento inadequado de alguns evangélicos: “Por favor, irmãos e cristãos, recebo as críticas, mas não escrevam palavrões para não escandalizar os não crentes!”, pediu.



twitter asaph borba


Mais tarde, o cantor voltou ao assunto, e afirmou que “sem dúvida a transformação do Brasil passa pelos católicos”, elogiando a proposta do evento e a postura da ala carismática da Igreja Católica.

Fonte: Por Tiago Chagas, para o Gospel+

sexta-feira, 26 de julho de 2013

JESUS CURA CEGO DE NASCENÇA


O Tanque de Siloé
E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
João 9:1-7

Ministra Eliana Calmon diz que vê 'raposas felpudas' na política


Ministra Eliana Calmon diz que vê 'raposas felpudas' na política


A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, classificou de "projetos de fachada" as iniciativas do Congresso Nacional de combate à corrupção após a início das manifestações de rua. "Não se muda uma situação de uma hora para a outra. Mesmo porque, uma semana depois das manifestações [os políticos] continuaram com práticas que não acham nada de mais. O mundo mudou e nossos políticos parecem que não viram o tempo passar, vivem ainda no século XX, quando existiam os currais eleitorais", declarou em entrevista ao Jornal A Tarde, em uma referência às viagens em jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) dos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB), além de ministros do governo. Eliana participou de uma palestra sobre corrupção, nesta quinta-feira (26), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. Segundo a magistrada, as "raposas felpudas, com muita experiência " do Congresso, mandaram de volta à presidente Dilma Rousseff (PT) a proposta de reforma política com plebiscito que ela propôs. Ela considera que, se aprovada, a reforma seria uma forma eficiente de "alavancar" as mudanças, mas considera "difícil" ocorrer, principalmente o financiamento de campanhas. A ministra entende haver muita gente "querendo pegar carona" nos movimentos de rua. "Mas os meninos são sabidos, não querem se misturar com o movimento sindical e com o próprio PT, pois estão marcados", cutucou.

FRANCISCO



Paiva Netto

Fraternalmente saudamos a chegada ao Brasil do papa Francisco, reconhecido exemplo de humanidade. Ele veio para a Jornada Mundial da Juventude (Rio 2013). O jovem é o futuro no presente!

Ao ser eleito bispo de Roma, como gosta de ser citado, na sua nobre modéstia, o argentino Bergoglio escolheu o nome do poverello de Assis, Francisco, que, por sinal, é o patrono da Legião da Boa Vontade. 

Portanto, é com satisfação que vemos nele propósito similar de vida do santo protetor da Natureza, na sua preocupação com os pobres.

 Com Jesus, o Cristo Ecumênico, aprendemos que o Amor Divino é a perfeita ordem que direciona a sociedade para tempos melhores, de respeito às diferentes culturas e etnias do planeta que nos abriga. 

A perseverança dos jovens na militância do Bem só pode trazer benefícios às comunidades. Por isso, a recomendação evangélica de Jesus, o Profeta Divino — “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, João, 13:34  —, deve iluminar constantemente a agenda dos que vivem e trabalham pela Caridade — sinônimo de Amor — e pela Paz.


JAMAIS APOSENTAR DA VIDA
Vinte e seis de julho é o Dia dos Avós. Por oportuno, apresento-lhes trechos de meu editorial na 24ª edição da Revista LBV (Jan-Fev de 1992), publicado anteriormente na década de 1980, pela “Folha de S.Paulo”.

Vivemos época de constante progresso material. Entretanto, não se verifica o correspondente avanço no campo da ética e do Espírito. Resultado: males como a fome, a violência e o desrespeito à Natureza perduram. E lamentavelmente as pessoas da terceira idade também são atingidas pela frieza dos sentimentos humanos.

É verdadeiro crime não se reconhecer o valor dos Irmãos idosos. Neste período da vida, mais do que nunca se fazem merecedores do carinho e da solidariedade dos mais moços, num justo reconhecimento à contribuição que legaram à sociedade.

Na LBV não acreditamos em velhice como sinônimo de coisa deteriorada. Ninguém é velho quando tem um bom e grande Ideal. Pode não mais carregar um piano, não mais passear de motocicleta, se possui, porém, ânimo dentro de si, é jovem. As pessoas a certa altura da vida precisam, com raras exceções, aposentar-se de seus empregos, mas não o devem fazer com relação à vida. Devem ir à luta enquanto puderem respirar.

A Legião da Boa Vontade mantém com o seu extenso trabalho de promoção humana e social os Lares de amparo aos velhinhos. Neles os vovôs e vovós são tratados com muito Amor e, o que é melhor, aprendem que nunca é tarde para colaborar em prol de uma Humanidade mais feliz, pois é a força dos bons exemplos que inspira as novas gerações a vencerem os obstáculos da existência terrena.

Idade não dá nem tira caráter a quem quer que seja. E tudo, independentemente da idade biológica, pode corrigir-se, porque o Cristo é o médico competente dos males do corpo e da Alma. Na LBV é inumerável a juventude de cabelos brancos que vibra, constrói lado a lado com aqueles que — também trazendo dentro de si mesmo o Ideal do Amor de Deus pela Humanidade — são ainda jovens no corpo. Aquele que ama o seu semelhante com o Amor do Cristo tem a pujança e a força interior de Sua Eternidade.

Pode parecer um paradoxo. Todavia, o país que desampara os seus idosos não crê no futuro da sua mocidade. Que é a nação, além de seus componentes? Havendo futuro, os moços envelhecerão. Viverão mais. Irão aposentar-se... Uma convicção arraigada do gozo imediato das coisas é a demonstração da descrença no amanhã. E há os que ainda moços pensam: “Vamos viver agora, antes que tudo acabe! E os que conseguiram resistir tanto, que se danem...“ Não há exagero algum aqui. É o que também se vê. Tem-se a impressão de que alguns daqueles que desfrutam do vigor da juventude ignoram a possibilidade de alcançar a decrepitude. Mas poderão chegar lá... Não existe futuro sem moços. Também, não o há sem os idosos.

Temos de aliar ao patrimônio da experiência dos mais velhos a energia dadivosa dos mais moços. (...)

Lutamos por um mundo que ofereça oportunidades para todos. E isto não é impossível. Impossível é continuar como está: a terrível paisagem das almas ressequidas pela indiferença ao Amor de Deus, como os ossos secos da visão do Profeta Ezequiel. O nosso planeta tem de receber o sopro espiritual da Vida, pois é rico e muito amplo, com espaço suficiente para todo mundo. Vovô, vovó, mamãe, papai, professores... nós, seus netos, filhos e alunos, os amamos e precisamos ter de vocês toda a experiência, todo o sentimento, todo o carinhoso incentivo. E isto é essencial na Era do Apocalipse. Os tempos chegaram. 




José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.