O Jornal O Guarany e o Instituto
de Idiomas Polycenter, instituições que integram as Organizações Prof. Pedro
Borges dos Anjos, entidade Reconhecida de Utilidade Pública Municipal, pela Lei
No. 669/2004, tendo em vista a criação
de uma biblioteca para servir ao público leitor da cidade histórica da
Cachoeira/BA, a ser inaugurada muito breve, já com sede alocada para este fim,
solicitam a quem poder doar livros de quaisquer áreas de conhecimento,
exemplares destinados tanto ao leitor de nível elementar, médio quanto ao
superior, que dêem conhecimento da doação pelo telefone 75-34251107, (75)
98694577, (75) 83061143, falar ao Sr. Marco Antônio, ou pelo e-mail borgeshalom@yahoo.com.br, com que possa
acertar detalhes do envio da doação para o
endereço que segue:Rua Benjamin Constant, 15 – Centro Histórico – 44.300-000
Cachoeira/BA.
domingo, 30 de setembro de 2012
ACONTECEU EM CACHOEIRA/BAHIA
IV edição da festa da ostra é
regada a muito samba de roda e claro, muita ostra!
A comunidade do Caonge,
localizada no Vale do Iguape, região de Cachoeira, promove anualmente a Festa
da Ostra. O evento tem como objetivo principal promover a economia da região e
dar visibilidade à comunidade.
Ananias Nery Viana, gestor do Ponto Faz Cultura, alertou os
participantes quanto à necessidade de se manter a cultura viva. Contudo, o
objetivo maior é dar visibilidade à comunidade, buscando auto-sustentabilidade e
consequentemente, crescimento. “As ações comunitárias promovidas aqui tem como
objetivo fortalecer a comunidade, dar visibilidade aos nossos projetos e manter
a independência da nossa comunidade. Nós somos os maiores produtores de ostra
do estado. Só hoje, pra essa festa, tem 100kg de ostra para as comidas e mais
500 dúzias para comer assada ou crua. A gente busca expandir isso, todo esse
potencial econômico”.
Por *Mariana Vilas Bôas
Telma Lopes, estudante de Gestão de Cooperativas, entre convidados ao evento
|
Prof. Silvio Luis Sogli |
Durante a festa, que não promove
apenas a alimentação do corpo, mas também de cultura, grupos de discussões
apresentaram propostas de desenvolvimento e discutiram como e o que fazer para
aprimorar os projetos da comunidade e para a comunidade.
O vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Ufrb, Silvio Luis Soglia, afirma que é Universidade é comprometida com projetos que fomentem o desenvolvimento da cultura e garantam sobrevivência da história cultural de cada comunidade. “Nós temos projetos de extensão que, em conjunto com a comunidade, desenvolvem e capacitam crianças, jovens e adultos para promover o auto sustento da comunidade”. Representantes do governo federal, do SEBRAE, da Universidade e líderes da comunidade marcaram presença no evento.
O vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Ufrb, Silvio Luis Soglia, afirma que é Universidade é comprometida com projetos que fomentem o desenvolvimento da cultura e garantam sobrevivência da história cultural de cada comunidade. “Nós temos projetos de extensão que, em conjunto com a comunidade, desenvolvem e capacitam crianças, jovens e adultos para promover o auto sustento da comunidade”. Representantes do governo federal, do SEBRAE, da Universidade e líderes da comunidade marcaram presença no evento.
Repórter Mariana entrevista Ananaias, líder da comunidade |
Depois da roda de debates, os
participantes foram agraciados com um delicioso caruru e muita ostra; ostra
frita, assada, de moqueca, crua..
Durante os três dias de evento, 28, 29 e 30, os visitantes assistiram
apresentações de grupos culturais, palestras sobre a cultura da comunidade e os
projetos que são desenvolvidos.
*Mariana Vilas Bôas/Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo - UFRB
(75) 92162261 - (73) 99543193
Adab abre inscrições para 115 vagas nesta terça-feira (02)
Ao todo serão oferecidas 115 vagas que estão distribuídas entre diversos municípios da Bahia. Os salários variam de R$ 933,31 a R$ 1.487,70.
Nesta terça-feira (2), serão abertas as inscrições para o processo seletivo da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). São oferecidas 115 vagas para profissionais de níveis médio e superior, distribuídas entre as cidades de Salvador, São Sebastião do Passe, Simões Filho, Feira de Santana, Cruz das Almas, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Jequié, Amargosa, Jaguaquara, Itagibá, Teixeira de Freitas, Prado, Nova Viçosa, Eunápolis, Itagimirim, Itamaraju e Itanhém.
As vagas de nível médio são para auxiliar de fiscalização e assistente de atividades administrativas. Já para os cargos de nível superior, as vagas são para técnico de nível superior nas funções de médico-veterinário e engenheiro agrônomo.
Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de outubro, das 9h às 2h e das 14h às 17h na Adab Salvador (Avenida Adhemar de Barros, 967), na Adab Feira de Santana (Rua Santos Dumont, 70), na Adab Coordenadoria Regional de Jequié (Praça Coronel João Borges, 1) e na Adab Coordenadoria Regional de Teixeira de Freitas (Avenida Governador Lomanto Junior, 168).
O candidato deve preencher a ficha de inscrição e apresentar original e cópia do documento de identidade e currículo. Não há cobrança de taxa de inscrição. A seleção será feita por meio de análise curricular e entrevista. O processo seletivo terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.
Acidentes de trânsito matam 42 mil por ano, diz Denatran
Além da Semana Nacional de Trânsito, o Denatran organiza o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada), uma campanha permanente de conscientização.
Anualmente, cerca de 42 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito - entre motoristas, motociclistas e pedestres. O dado é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que encerrou, na última terça-feira (25), a Semana Nacional de Trânsito.
"Nós temos que reduzir [as mortes] em 50% até 2020", alerta Maria Cristina Hoffmann, coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito. De acordo com ela, a semana serviu para realizar ações e divulgar as que já existem, abordando o tema Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
O tema foi escolhido pela Câmara Temática do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de sugestões dos órgãos de trânsito de todo o país, da população e com base em pesquisas. Este ano, a escolha também levou em consideração a questão da segurança: a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito. "Entendemos que deveríamos continuar com o tema da década, desta vez com o enfoque da velocidade, porque já está comprovada que uma das maiores causas de acidentes nas estradas é a velocidade", explica Hoffmann.
As ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito são gerais, voltadas a todas as pessoas. Não há um público específico, apesar do fato de "80% dos envolvidos em acidentes são homens, e na faixa etária de 18 a 39 anos", segundo a coordenadora.
Além da semana, o Denatran organiza o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada), uma campanha permanente de conscientização. Com o Parada, o número de acidentes em rodovias foi reduzido, mesmo com aumento na quantidade de carros em circulação. "A frota cresceu 8%, e nas rodovias federais, que é a estatística que nós utilizamos, houve uma redução de 2% de acidentes desde o início do Parada, em maio do ano passado", disse Hoffmann.
Fonte: Agência Brasil.
Anatel propõe orelhões com sinal wi-fi
Outra proposta prevê a instalação de telas e visores nos orelhões, para que usuários possam, por exemplo, acessar catálogos de telefones e endereços ou procurar a localização de um restaurante.
Condenados à obsolescência após a popularização dos smartphones e a queda no preço dos serviços de telefonia móvel, os orelhões procuram um novo papel a desempenhar.
Proposta em análise na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende transformá-los em transmissores de Wi-Fi para desafogar a rede 3G ou em pontos de acesso à internet com visor, para consultar dados como mapas, endereços e telefones.
Já existem orelhões com sinal de Wi-Fi em testes no Rio de Janeiro. A vantagem, destaca a conselheira Emília Ribeiro, da Anatel, é que a faixa de uso do serviço não está congestionada - ao contrário do 3G.
Caberia às concessionárias estabelecer uma forma de cobrança pelo uso desse serviço de telecomunicações. Também está em discussão elevar a quantidade de meios para pagamento da ligação, com o uso de cartão de crédito e moedas.
Outra proposta prevê a instalação de telas e visores nos orelhões, para que usuários possam, por exemplo, acessar catálogos de telefones e endereços ou procurar a localização de um restaurante.
"Seria uma forma de aumentar a inclusão digital no País e facilitar a vida de turistas brasileiros e estrangeiros", afirma Emilia Ribeiro. O desafio, ela reconhece, é o combate ao vandalismo, que danifica boa parte dos orelhões em todo o País.
"Os orelhões estão perdendo, rapidamente, a utilidade do passado. Mas eles estão lá, nas ruas, e devem servir para novas prioridades. Trata-se de um patrimônio público que não precisa ser construído, apenas modificado", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Foi por essa razão que a Anatel decidiu ouvir a população e elaborar um estudo para tentar revitalizar o telefone público. A proposta recebeu mais de 200 contribuições, muito mais do que o órgão regulador costuma obter em audiências públicas sobre outros temas, sinal de que o assunto desperta a atenção dos usuários.
A intenção é aumentar o uso do orelhão das grandes cidades, onde existem 225 mil aparelhos, e tornar o negócio rentável às concessionárias, afirma a conselheira do órgão regulador e relatora da proposta, Emilia Ribeiro.
EM SALVADOR/BAHIA
INCÊNDIO ATINGE SETOR DE EMRGÊNCIA DO HOSPITAL ROBERTO SANTOS
Não há informações sobre feridos ou danos provocados pelo fogo.
Equipes do Corpo de Bombeiros tiveram de controlar um princípio de incêndio na emergência do Hospital Roberto Santos, no bairro do Cabula. O incêndio foi confirmado pelo posto policial da unidade médica. Pacientes e funcionários foram retirados da ala assim que as chamas tiveram início. Ninguém ficou ferido.
A solicitação aos bombeiros foi feita por volta das 15h30 deste sábado (29). o fogo teria iniciado após um curto circuito em um aparelho de ar condicionado de uma das alas de enfermaria da emergência.
Segundo funcionários da unidade médica, a fumaça se espalhou rapidamente. Pacientes que estavam nas macas foram retirados com a ajuda de enfermeiras e auxiliares de enfermagem.
Houve correria até a chegada dos bombeiros, por volta das 15h50. Não houve grandes danos provocados pelo fogo. Uma perícia será feita no local para determinar as causas do acidente. Os pacientes que tiveram de ser retirados da emergência foram transferidos para outras alas do hospital.
As informações são do Correio.
sábado, 29 de setembro de 2012
HEBE CAMARGO MORRE AOS 83 ANOS
Hebe fez várias cirurgias e tratamentos após descobrir câncer em 2010.
A apresentadora Hebe Camargo
morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos. Ela lutava contra o
câncer desde 2010 e morreu, segundo a assessoria do SBT, após sofrer
uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, nesta madrugada.
A morte da diva causa repercussão entre artistas e políticos brasileiros nesta tarde. A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial em que se refere a Hebe como “minha querida amiga” e diz que ela foi “uma das mais importantes personalidades da televisão brasileira.”
A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade”, escreveu."Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf. Já o apresentador Jô Soares comentou a impressão que Hebe causava nas pessoas: "Uma vez, eu fui intérprete de uma entrevista dela com várias pessoas. E todas se referiam a ela como uma grande senhora, uma grande estrela. Ela realmente tinha uma certeza do que fazia que era sensacional. Ela estava acima do bem e do mal”.
Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora
tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou
popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra
marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que
passavam por seu famoso sofá.
“Estamos perdendo uma mulher que é um marco da televisão brasileira (...). Nos acostumamos a tê-la como uma de nós”, disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era "uma festa".
Biografia
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.
Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das
mulheres”, na TV Carioca, a primeira atração voltada especialmente para
mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de
calouros apresentado por ele.
Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até
que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A
atração contava com o músico
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.
Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de
dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou
o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de
março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até
2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e
estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando
acertou retorno ao SBT.
Segundo a assessoria do SBT, ela estava muito feliz com a volta à emissora.
Carreira musical
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).
O último álbum da carreira contou com participações de Daniel
Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi
abastecido por canções românticas.
'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.
Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney
Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa
disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível
encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia.
Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.
Novas internações
Em setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.
"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.
Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.
Consagrada como apresentadora de TV, ela começou a carreira cantando.
Carro funerário chega à casa de Hebe por volta
Hebe é um dos maiores ícones da televisão brasileira e ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.
O velório será realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo
do Estado de São Paulo, no Morumbi, a partir das 18h deste sábado – o
carro funerário chegou à casa da apresentadora por volta das 16h15. Já o
sepultamento está marcado para as 9h30 deste domingo (30), no cemitério
Gethsemani, segundo funcionários do local e o governo do Estado de São
Paulo.Hebe é um dos maiores ícones da televisão brasileira e ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.
A morte da diva causa repercussão entre artistas e políticos brasileiros nesta tarde. A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial em que se refere a Hebe como “minha querida amiga” e diz que ela foi “uma das mais importantes personalidades da televisão brasileira.”
A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade”, escreveu."Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf. Já o apresentador Jô Soares comentou a impressão que Hebe causava nas pessoas: "Uma vez, eu fui intérprete de uma entrevista dela com várias pessoas. E todas se referiam a ela como uma grande senhora, uma grande estrela. Ela realmente tinha uma certeza do que fazia que era sensacional. Ela estava acima do bem e do mal”.
“Estamos perdendo uma mulher que é um marco da televisão brasileira (...). Nos acostumamos a tê-la como uma de nós”, disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era "uma festa".
Biografia
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.
Novas internações
Em setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.
"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.
Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
O PERFIL IDEAL DE UMA CAMPANHA POLÍTICA CIVILIZADA
Por Prof. Pedro Borges dos Anjos
O
candidato deve se apresentar ao público fundamentado num protocolo de
intenções com que possa influenciar na vontade do eleitor, no seu
raciocínio crítico.
Fazer
opção entre dois planos ou duas propostas, no expediente político,
deverá ser uma tarefa da razão. A emoção, com seus excessos, jamais
deveria nortear ou determinar a inclinação do eleitor.
O
eleitor deve escutar a colocação das questões importantes e fazer a sua
opção de acordo com as luzes de sua própria inteligência. A decisão que
vier a tomar poderá deixar marcas favoráveis ou funestas que muito
influenciarão na vida das pessoas, das instituições e da comunidade.
Para
que se possa sustentar a convicção de que seremos amanhã mais do que
somos hoje e mais do fomos ontem, haveremos de contemplar as nossas
decisões com a honradez do nosso caráter e com absoluta certeza de que
somos capazes de construir o progresso e promover o bem-estar da
coletividade, em proporções amplas, livres dos limites das consciências
ordinárias dos impostores.
A
campanha política deve se constituir numa das experiências mais
agradáveis e úteis de nossa vida. Quaisquer que sejam as convicções
políticas dos candidatos, sejam suas propostas, o seu caráter, sua
formação, a expressão maior para servir de parâmetro à escolha do
eleitor.
Deve
haver um esforço para que a campanha seja uma atividade em que a
inteligência possa ter o seu império inconcusso, a isenção o seu domínio
legítimo, a elegância moral o campo vasto dos gestos bem medidos. A
campanha deve se constituir num expediente onde os julgamentos dos
concorrentes fecundem a amizade, nunca a desafeição, onde a divergência
aproxime, jamais separe.
Editorial
do Jornal O Guarany, em sua versão impressa, edição No. 03, de Novembro
de 1990, imaginado pelo Prof. Pedro Borges, há 21 anos, cujos valores
permanecem os mesmos para os dias de hoje, pois, passado, presente e
porvir, tudo é atualidade, na expressão deste raciocínio.
Sou vítima de mim mesmo, diz Jefferson sobre condenação no STF
BRASÍLIA,
28 Set (Reuters) - O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), condenado
pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva por
envolvimento no chamado mensalão, disse nesta sexta-feira ser vítima de
si mesmo e rejeitou a tese de que teria vendido o apoio de seu partido
ao PT.
Leia também:
Maioria do STF condena Valdemar e Jefferson
Condenado no STF, Jefferson deixa presidência do PTB
'Política não é necessariamente corrupta', diz ministra
'PT será avaliado pelo conjunto da obra', diz Carvalho
Jefferson é acusado de ter recebido 4,5 milhões de reais do
suposto esquema, denunciado por ele em entrevista em 2005. Esse valor
seria parte dos 20 milhões de reais acertados em troca de apoio político
do PTB ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no
Congresso. Ele admitiu que recebeu o dinheiro, mas disse que se tratava
de acordos de campanha eleitoral.Leia também:
Maioria do STF condena Valdemar e Jefferson
Condenado no STF, Jefferson deixa presidência do PTB
'Política não é necessariamente corrupta', diz ministra
'PT será avaliado pelo conjunto da obra', diz Carvalho
O ex-parlamentar, de 59 anos, foi condenado pela maioria da Corte na quinta-feira pelo crime de corrupção passiva e está a um voto da condenação por lavagem de dinheiro.
"Embora não concorde com as imputações, recebo com serenidade a decisão dos ministros. E reafirmo: não vendi o meu partido ao PT nem me apropriei para fins pessoais de nem um centavo sequer do dinheiro que a mim chegou para financiar campanhas eleitorais", escreveu Jefferson em seu blog na Internet.
"Muito menos sou delator, alcunha com que tentam à força me marcar. Não sou vítima de ninguém, a não ser de mim mesmo. Nada a reclamar. "Dura lex, sed lex" ("a lei dura, porém a lei")", disse.
O valor teria sido negociado com o então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como "chefe da quadrilha" responsável pelo suposto esquema. Jefferson teve o mandato de deputado cassado por conta da denúncia.
O advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, rejeitou a condenação do réu, dizendo que os ministros "partiram do equívoco do relator, que misturou datas e fatos".
Corrêa Barbosa disse, ainda, que a eventual condenação por lavagem de dinheiro "não é correta", já que a acusação parte da declaração do próprio Jefferson. "Isso veio à tona porque ele disse."
Jefferson anunciou na quinta-feira que se licenciará da presidência do PTB por 180 dias para tratamento de saúde. Ele submeteu-se a uma cirurgia em agosto para a retirada de um tumor maligno no pâncreas.
Fonte: Reuters
EM SALVADOR/BAHIA
Rosário dos Pretos terá missa de
7 anos para Olga do Alakêto
A família da Yalorixá Olga do Alakêto
estará realizando amanhã, sábado, dia 29 (setembro, 2012), às 8h, na Igreja do
Rosário dos Pretos a missa de sete anos de falecimento dessa grande mãe-de-santo
de candomblé na Bahia.
O terreiro Ilê Maroiá Láji, mais conhecido
como o Terreiro do Alakêto é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto
do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura
(MinC) desde 2005. Já a igreja do Rosário, onde ocorrerá a missa foi restaurada
e entregue em abril deste ano (2012) ao custo de R$ 2,6 milhões pelo Governo do
Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC)
da Secretaria da Cultura (Secult). A igreja é também tombada como Monumento Nacional
pelo Iphan/MinC.
Os admiradores de Olga do Alakêto poderão
ter a oportunidade de cumprimentar a família e representantes desse antigo
terreiro que hoje é gerido pela Sociedade São Jerônimo, cujo vice-presidente é
o filho da venerável mãe-de-santo, Janivaldo Francisco Barbosa.
Para historiadores e pesquisadores, o
terreiro foi fundado em 1636 por Maria do Rosário, Otampê Ojaro, descendente da
Familia Real de Ketu. A sucessão na casa se processa sempre dentro da linhagem
de descendência direta de sua fundadora. A quarta sacerdotisa a comandar a casa
foi a iyalorixá Olga Francisca Regis (Oyáfúnmi), mais conhecida como Olga do
Alakêto. Agora está à frente da casa a sua filha, a Yalorixá Jocelina Barbosa
Bispo, a mãe Jojó.
Segundo a tradição, as fundadoras do Alakêto
eram gêmeas e foram capturadas às margens Rio de Minas Santé, próximo ao Reino
do Ketu. Vieram para o Brasil e foram criadas até a idade de 16 anos, quando
voltaram para a África. Casaram com 22 anos de idade e voltaram para o Brasil
abrindo então o terreiro. A fundadora chamava-se Iyá Otampé Ojarô, e a irmã Iyá
Gogorisa.
Sua filha chamou-se Iya Acobiodé. Esse é o
primeiro nome que tem qualquer pessoa que seja a primeira filha de um reinado
em Ketu. Depois de Acobiodé vieram dois filhos homens de nome Babá Aboré e Bábá
Olaxedom. Baba Aboré foi pai de Obá Oindá, que quer dizer “mulher de rei”,
Todas as mulheres desta família tem nomes de Iyaba e os homens de Obas,
pertencentes ao reinado de Ketu.
De acordo com o antropólogo Vivaldo da
Costa Lima – já falecido –, que também foi diretor geral do IPAC por duas
gestões a tradição oral da casa sugere sua fundação no fim do século XVIII. “O
documento oficial mais antigo ligado a casa é a escritura do terreno da roça
extraída por ocasião do inventário do neto da fundadora da casa em 1867”,
comentou Vivaldo em entrevistas e várias publicações.
O IPAC desenvolve ações de proteção a
terreiros de candomblé na Bahia, se integrando à política desenvolvida
nacionalmente pelo Iphan/MinC, e já realizou tombamentos em 17 terreiros em toda
a Bahia. Atualmente estuda o tombamento de mais 11 terreiros na região de
Cachoeira, no Recôncavo baiano. As ações relacionadas a cultura de matriz
africana no IPAC são coordenadas pela sua Gerência de Patrimônio Imaterial
(Geima), que pode ser contatada via telefone (71) 3116-6741 e endereço
eletrônico geima.ipac@ipac.ba.gov.br.
O Ilê Maroiá Láji fica na Rua Luís Anselmo,
nº 67, Beco do Alakêto, nº 13, Brotas. Outras informações são disponibilizadas
através dos telefones (71) 3244-2285, 3381-6298 e endereço eletrônico t_alaketu@yahoo.com.
Outras Imagens:
Contatos: Assessoria de Comunicação IPAC – em 27.09.2012
71 8731.2641, 3117.6490, 3116.6673,
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br
www.ipac.ba.gov.br - Facebook: IPAC BAHIA
- Twitter: @ipac_ba
Assinar:
Postagens (Atom)