domingo, 30 de setembro de 2012

ACONTECEU EM CACHOEIRA/BAHIA

IV edição da festa da ostra é regada a muito samba de roda e claro, muita ostra!

 Por *Mariana Vilas Bôas


Telma Lopes, estudante de Gestão de Cooperativas, entre convidados ao evento
A comunidade do Caonge, localizada no Vale do Iguape, região de Cachoeira, promove anualmente a Festa da Ostra. O evento tem como objetivo principal promover a economia da região e dar visibilidade à comunidade.
Prof. Silvio Luis Sogli
Durante a festa, que não promove apenas a alimentação do corpo, mas também de cultura, grupos de discussões apresentaram propostas de desenvolvimento e discutiram como e o que fazer para aprimorar os projetos da comunidade e para a comunidade. 
O vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Ufrb, Silvio Luis Soglia, afirma que é Universidade é comprometida com projetos que fomentem o desenvolvimento da cultura e garantam sobrevivência da história cultural de cada comunidade. “Nós temos projetos de extensão que, em conjunto com a comunidade, desenvolvem e capacitam crianças, jovens e adultos para promover o auto sustento da comunidade”. Representantes do governo federal, do SEBRAE, da Universidade e líderes da comunidade marcaram presença no evento. 
Repórter Mariana entrevista Ananaias, líder da comunidade
Ananias Nery Viana, gestor do Ponto Faz Cultura, alertou os participantes quanto à necessidade de se manter a cultura viva. Contudo, o objetivo maior é dar visibilidade à comunidade, buscando auto-sustentabilidade e consequentemente, crescimento. “As ações comunitárias promovidas aqui tem como objetivo fortalecer a comunidade, dar visibilidade aos nossos projetos e manter a independência da nossa comunidade. Nós somos os maiores produtores de ostra do estado. Só hoje, pra essa festa, tem 100kg de ostra para as comidas e mais 500 dúzias para comer assada ou crua. A gente busca expandir isso, todo esse potencial econômico”.
Depois da roda de debates, os participantes foram agraciados com um delicioso caruru e muita ostra; ostra frita, assada, de moqueca, crua..  Durante os três dias de evento, 28, 29 e 30, os visitantes assistiram apresentações de grupos culturais, palestras sobre a cultura da comunidade e os projetos que são desenvolvidos. 


*Mariana Vilas Bôas/Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo - UFRB
(75) 92162261  -  (73) 99543193

Nenhum comentário:

Postar um comentário