(Evilásio Júnior)
domingo, 31 de outubro de 2010
SALVADOR/BAHIA: ELEITOR MORRE DURANTE VOTAÇÃO NO RIO VERMELHO
(Evilásio Júnior)
INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA
VALE A PENA CONSULTAR!
01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site Gastarpouco. www.gastarpouco.com
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
CANDOMBLÉ e CATOLICISMO: A UNIÃO FAZ A FORÇA
Sincretismo une os santos católicos aos orixás africanos
Por Décio Viotto, especial para o Yahoo! Brasil
Nada mais justo para com o Estado que deu valor para a cultura trazida pelos escravos, elevou mães-de-santo à popularidade e transformou a lavagem da Igreja do Bonfim numa expressiva representatividade do sincretismo religioso.
Mas os cultos afro-brasileiros cresceram tanto que não ficaram restritos ao povo baiano, e estão presentes no Brasil de Norte a Sul. Eles são o resultado da mistura das tradições religiosas dos povos africanos, trazidos como escravos para o país, com elementos do catolicismo e dos indígenas. No período da colonização brasileira, mais de quatro milhões de africanos cruzaram o Atlântico. Provenientes de diferentes regiões da África, foram separados por nações e agrupados em senzalas, para evitar rebeliões.
Isso resultou numa mistura de costumes, pois cada povo possuía suas próprias danças, cantos, santos e festas. Proibidos de praticar a sua religião, os africanos associavam seus rituais e divindades aos da igreja católica para "mascarar" seus cultos, produzindo um forte sincretismo religioso. As práticas daquela época acabaram impulsionando a formação de religiões cultuadas hoje em dia, como o Candomblé e a Umbanda, com forte penetração na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Cada uma delas cultua os seus orixás, deuses africanos que correspondem a pontos de força da natureza. Os deuses no Candomblé estão divididos em quatro elementos - água, terra, fogo e ar. Alguns estudiosos afirmam que seria mais de 400 o número de orixás básicos, porém os mais conhecidos entre nós formam um grupo de 16 deuses. Para cada um deles, há um ou mais santos católicos correspondentes.
Porém, a associação depende da região do país, variando de acordo com a popularidade do santo no local, e também não é exata. Ao contrário dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos e seus seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos mortais.
Já a Umbanda, que é a soma de elementos do candomblé, do espiritismo e do catolicismo, também venera os orixás, mas representam essas divindades com imagens diferentes, além de cultuarem outros espíritos, como o preto-velho, o caboclo, o cigano e a pomba-gira. Nenhum deles aparece no candomblé. A Umbanda, apesar das suas raízes difusas, teria sido popularizada a partir do início do século 20, no Rio de Janeiro.
O batuque gaúcho
Mas não é nem na Bahia, nem no Rio de Janeiro, que se concentra o maior número de adeptos das chamadas religiões afro-brasileiras, mas no Rio Grande do Sul. Esse grupo inclui praticantes de candomblé, umbanda e uma variante gaúcha o batuque, nome dado pelos brancos ao culto dos orixás na época da escravidão. O batuque também é chamado de religião afro-gaúcha.
Segundo Everton Alfonsin, presidente da Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS), são 40 mil terreiros em todo o estado. Na Bahia, a Federação do Culto Afro estima a existência de 4 mil terreiros. "A umbanda é muito forte no Sul do País", reforça Manuel Lopes, da Rede Brasileira de Umbandas (RBU). No censo de 2000, 1,63% da população do Rio Grande do Sul declarou o culto a religião dos orixás. O Rio de Janeiro é o segundo no ranking, com 1,32%, enquanto apenas 0,09% dos baianos se disseram adeptos de cultos afro-brasileiros.
As oferendas os orixás também variam conforme a região. No Sul, o acarajé cede lugar ao churrasco. Em vez da túnica, o pai-de-santo usa as bombachas brancas. Justificam seu uso pelo frio no inverno. Na Bahia, uma das razões que podem explicar o número baixo de seguidores é justamente o sincretismo religioso. No Estado onde até a mais famosa ialorixá Mãe Menininha do Gantois, quando era viva se declarava católica ("Bom, eu sou o que todos são: católica. Eu tenho separada a religião do candomblé"), é comum católicos em terreiros e seguidores do candomblé em igrejas. Além disso, em Salvador, muitos freqüentam os cultos com olhos de turistas.
Além dos espíritos vindos da África, há que ressaltar aqueles nascidos por aqui, produzidos talvez pelos medos dos fiéis católicos em cair no mundo negro e pecaminoso, como a Mula Sem Cabeça e o Esqueleto, entre outros. Enfim, o Brasil era como um purgatório, terra de degredo das bruxas e de outros pecadores europeus, que vinham pagar seus pecados sob o sol impiedoso, que fazia corar as senhoras e suar os padres, envoltos por seus quentes e pesados hábitos.
Apesar das adversidades, do confinamento inicial à população de escravos, da proibição da igreja católica e da criminalização por alguns governos, o candomblé prosperou nos quatro séculos e se expandiu desde o fim da escravatura, em 1888, e até atingiu um grau de profissionalização.
Em outubro de 2000, o Ministério da Previdência Social aprovou um parecer que determina o direito de aposentadoria aos sacerdotes e sacerdotisas das religiões de matriz africana em todo o país.
Cada um no seu terreiro
Os cultos às divindades são realizados nos chamados terreiros e dirigidos por um Pai-de-Santo (Babalorixá) ou Mãe-de-Santo (Ialorixá).
Alguns rituais com oferendas de animais sacrificados aos orixás são restritos aos iniciados. Nos cultos abertos são feitas oferendas e consultas aos orixás por intermédio dos búzios jogados pelo Pai ou pela Mãe-de-Santo. O culto é marcado pelos diferentes ritmos dos atabaques e se diferenciam de acordo com o orixá cultuado.
O Candomblé não deve ser confundido com a Umbanda e a Quimbanda, seita religiosa de origem africana que, no Brasil, tomou o significado de magia negra em oposição à Umbanda, que representa as forças da magia branca. Na estrutura interna, as duas são muito parecidas, sendo que a quimbanda conservou o aspecto mais original da religião africana e voltou-se mais para os mitos de terror dos folclores pagão e ameríndio.
Enfim, são consideradas religiões afro-brasileiras todas as que tiveram origem nas religiões tradicionais africanas, trazidas pelos escravos ou que absorveram ou adotaram costumes e rituais africanos. As afro-brasileiras são uma parte das religiões afro-americanas e diferentes das religiões afro-cubanas, como a Santeria de Cuba, e do Vodou, do Haiti.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
BRUNO AFIRMA QUE ELIZA ESTÁ VIVA
O ex-goleiro Bruno Fernandes em audiência de instrução, nesta terça-feira, no Fórum de Esmeraldas
O goleiro Bruno e o amigo dele, Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão, falaram à imprensa nesta terça-feira. Eles responderam perguntas dos jornalistas durante mais uma audiência do processo em que respondem pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio. Os réus acompanharam em Esmeraldas, na Grande BH, o depoimento de três testemunhas de defesa de Bruno e uma da ex-namorada dele, Fernanda Gomes de Castro.
O jogador disse que Eliza está em São Paulo. "Eu jamais mataria, tenho duas filhas para criar. Da última vez ela falou que ia para São Paulo e ponto. Eu não sei dizer mais nada sobre essa pessoa". Bruno ainda declarou que tem esperanças de voltar a jogar futebol e depois chorou ao ser algemado.
O goleiro negou que tivesse cedido material genético para um exame de DNA que comprovaria a paternidade da criança. "Esse material não foi concedido, mas se precisar hoje ou amanhã fazer um exame de DNA, com certeza eu vou liberar esse material", falou.
Questionado, Bruno disse que o suposto valor de R$ 3 mil mensais que teria sido exigido por Eliza, "não é nada para ele". Se dirigindo aos antigos fãs, pediu um voto de confiança, "porque mais cedo ou mais tarde a verdade vai vir à tona". "As pessoas que conhecem a pessoa Bruno sabem da minha índole, sabem do homem que eu sou. Eu tenho duas filhas. Se essa criança realmente for minha, onde come um, comem dois, comem três. Eu vou amá-lo do mesmo jeito que amo minhas filhas", disse.
O goleiro reclamou do cumprimento da prisão preventiva. "Vocês têm que analisar o que está sendo feito com a gente, que na minha opinião é uma injustiça. Vocês veem vários outros casos que acontecem e nada, os caras estão soltos. Agora, você vai ao Fórum de Contagem e vê o absurdo que está sendo feito. Desculpe a palavra, mas é uma sacanagem".
Macarrão disse que ninguém matou a ex-amante do amigo. “Eliza está viva e a polícia está procurando a pessoa morta. A polícia precisa procurar a pessoa vida. É por isso que não acha”, afirmou Macarrão.
Bruno ainda declarou no Fórum de Esmeraldas que confia na Justiça de Deus, “A Justiça dos homens pode falhar, mas Deus está lá em cima vendo tudo. A dele não falha, não”. O goleiro ainda conversou em local reservado com a juíza Maria José Starling, que presidiu a audiência de hoje. O motivo da conversa não foi esclarecido para a imprensa.
Agora as oitivas do processo devem acontecer somente na primeira semana de novembro. Os réus devem ser interrogados no Fórum de Contagem a partir do dia oito de novembro.
Juíza
Bruno havia sido proibido de dar entrevista pela juíza Marixa Fabiane, do 1º Tribunal do Júri, de Contagem. Hoje, após a sessão em que foram ouvidas testemunhas - acompanhada por todos os réus - a juíza de Esmeraldas, Maria José Starling, surpreendeu ao defender a soltura do goleiro. "O Bruno teria de estar solto", disse. "Num dia disseram 'ele estava' (na suposta cena do crime), depois disseram 'não, ele foi embora'. Está um vai e vêm nesses depoimentos", afirmou, cobrando mais evidências do crime nos autos.
"Todos os traficantes que mandei prender em Esmeraldas estão soltos. Aquele namorado da Mércia (Nakashima), um advogado, está solto, e lá tem evidências, tem corpo". Considerado o braço direito de Bruno, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, também falou com os jornalistas ao final da audiência e disse que Eliza queria "acabar com a vida" do amigo. "Ela falou que ia acabar com a vida do Bruno, mas ela está acabando com a vida de nove pessoas. Eu só queria que ela aparecesse porque todo mundo sabe que ela está viva. Eu tenho certeza que ela está viva", disse.
Anulação de depoimentos
O advogado do goleiro Bruno, Ércio Quaresma, disse nesta terça-feira que vai pedir na Justiça a anulação de todos os depoimentos que foram feitos até agora no processo sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio. Quaresma usa como argumento a matéria sobre o caso veiculada neste domingo (24/10), no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.
A reportagem mostra o vídeo feito pela Polícia Civil de Minas Gerais no sítio de Bruno, quando foi realizada a reconstituição do crime feita com o primo do goleiro, Sérgio Rosa Sales. "Como posso ver em uma emissora de TV parte de uma investigação que sequer foi juntada nos autos. Dentro destas circunstâncias, só me resta pleitear ao juiz, se é que vou conseguir alguma coisa, a anulação dos depoimentos deste caso", explica Quaresma.
*com informações da AE
O GOLEIRO BRUNO DIZ QUE ELIZA SAMÚDIO ESTÁ VIVA
"Ela está acabando com a minha vida e eu estou sofrendo muito por isso", disse o antigo guarda-redes do Flamengo ontem à saída da audiência.
Bruno, o guarda-redes do Flamengo que se encontra preso acusado de ter assassinado a sua amante, referiu à saída do tribunal que Eliza Samúdio está viva. "A Eliza está viva em São Paulo. Ela está acabando com a minha vida e eu estou sofrendo muito por isso", disse o ex-jogador à saída da audiência.
Macarrão, outro dos suspeitos do crime que também se encontra detido, confirmou a versão do guarda-redes: "Ela falava muito que queria acabar com a vida do Bruno. Ela quis acabar com o Bruno e acabou com a vida de todo mundo. Ninguém matou a Eliza".
Ainda à saída do tribunal, Bruno disse também que não cedeu o material genético para o ADN do suposto filho. Mas garantiu que se for ele o pai, vai assumir. "Onde come um, comem dois e comem três", afirmou.
A juíza Maria José Starling, entretanto, afirmou após os depoimentos de ontem que o guarda-redes deveria estar solto: "Apesar de não ter tido acesso às perícias do processo, entendo que pelo menos o Bruno não deveria estar preso".
Eliza Samúdio desapareceu no dia 4 de Junho e até hoje, apesar das suspeitas de crime, o seu corpo não foi encontrado. No dia 24 de junho, a polícia recebeu denúncias anónimas dizendo que Eliza tinha sido espancada por Bruno e dois amigos até a morte, na propriedade do jogador localizado em Esmeraldas, em Belo Horizonte.
Enquanto a polícia fazia buscas na tentativa de encontrar o corpo de Eliza, um motorista de autocarro confessou a uma rádio que o seu sobrinho participou no crime e contou detalhes de como Eliza teria sido assassinada. O menor, primo de Bruno, admitiu depois à polícia ter participado no crime.
SANTA LUZIA/MG: ADOLESCENTE BATE NA MÃE E TOCA FOGO NA CASA
'Um capeta em forma de guri'. Assim podemos descrever o adolescente de 17 anos que ateou fogo na própria casa e, para mostrar que era ‘brabo’ mesmo, ainda agrediu a mãe, na manhã desta quinta-feira (28), em Santa Luzia (MG). Após negociação com o jovem, militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) e do 36º Batalhão da Polícia Militar conseguiram rendê-lo e livrar a progenitora das garras do rapaz. Segundo a polícia, o 'filho desnaturado' estava com um facão e uma enxada na mão e ameaçava continuar a bater na mãe, caso alguém se aproximasse. Os policiais invadiram a casa e subiram no telhado, onde o adolescente estava, e conseguiram paralisá-lo com uma pistola de choque. Segundo familiares, o rebelde estava internado por furto e havia voltado pra casa há um mês. Eles disseram à polícia que o jovem voltou muito agressivo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a mãe do rapaz teve queimaduras no braço e fratura exposta em um dedo da mão direita. Ela foi levada para o pronto-socorro e não corre risco de morte.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
ARGENTINA:MORTE DE NESTOR KIRCHNER E ABALA A NAÇÃO
O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner morreu na manhã desta quarta-feira (27). Ele foi internado com problemas cardíacos em El Calafate. O ex-presidente e sua esposa, a presidente Cristina Kirchner, descansavam na cidade desde o final de semana passado, segundo o jornal La Nacion. No hospital, foi acometido de mau súbito e morreu. A morte súbita chocou os argentinos. O ex-presidente era um dos principais políticos do País. Não se tem notícia da reação da presidente Cristina. Em meados de setembro, Kirchner foi submetido a uma angioplastia coronária, um procedimento para a dilatação de uma obstrução das artérias do coração. No procedimento, houve a colocação de um “stent”, uma prótese metálica que, posicionada no interior de artérias coronarianas obstruídas, normaliza o fluxo sanguíneo local.
ARGENTINA: MORTE DE KIRCHNER GERA INCERTEZA E PESAR
terça-feira, 26 de outubro de 2010
CACHOEIRA/BA: FALECEU A PROFESSORA LUZIA SACRAMENTO
Faleceu no início desta manhã, a professora aposentada Luzia Sacramento Santana, irmã do Prof. Nelson Sacramento. A extinta encontrava-se em sua casa de veraneio, na Barra do Gil, com familiares, desde a semana passada. O corpo foi transladado da Barra do Gil para a sua residência, na Rua Benjamin Constant, 04, em Cachoeira. O funeral ocorreu no mesmo dia, às 17h, no cemitério da Saudade, saindo o féretro do velório da Casa dos Velhos.
BAHIA: UNR VAI SER RESTAURADA
Celia Oliveira RP da UNR-Universidade do Recôncavo
BRASILIA-NEWS
brasilianews@hotmail.com
Brasilia-DF, 25.03.2010
A UNR poderá retomar seu espaço em Cruz das Almas
JUSTIÇA INOCENTA
UNIVERSIDADE DO RECÔNCAVO
NO PROCESSO CONTRA UNEB
Roberto Lima*
´A justiça tarda mas não falha´, assim o professor Luiz Ademir Souza, reitor da Universidade do Recôncavo-UNR e responsável pela ampliação e expansão do ensino superior no Recôncavo da Bahia - no início desta década -, suspirou aliviado e berrou aos quatro cantos diante da leitura da Sentença, dia 16.03.2010, proferida pela juíza titular Lisbete Cézar Santos, da 7ª. Vara da Fazenda Pública-TJB, Salvador-Bahia, ao julgar o processo nº 14003031011-8 UNR-UNEB, cuja ação declaratória em julgamento inocenta a UNR e consequentemente exime o professor Luiz Ademir (e seu grupo de trabalho) de toda a celeuma gerada por conta da denúncia política de que a Universidade era irregular e sem cobertura legal para iniciar suas atividades.
Outros processos, mais de vinte ao todo, alguns ainda correm em segredo de justiça, e um dos mais esperados é o do Fórum de Cruz das Almas-Ba, o de nº 410/2003 arquivado de forma irregular (da invasão do prédio da UNR, na entrada cidade, comandada pelo sr. Maia e sua família, proprietários do edificio, apoiados pela juíza Olga Guimarães (como pano de fundo), o prefeito de Cruz, Raimundo Jean, e os deputados Paulo Magalhães e Gerson de Deus, entre outros puxa-sacos do prefeito.
A invasão civil desarticulou todo o projeto UNR e levou à falência a Instituição e seus outros campi, inclusive o restaurante universitário e a TV Educativa ,canal 25.
O doutor e professor Luiz Ademir foi quem mais lutou para levar educação superior e pós-graduação lato-sensu para o Recôncavo da Bahia, implantando em Cruz das Almas a UNR como a grande referência de qualidade instrucional no município e região, onde também dirigia e comandava na cidade uma emissora de TV, a TV Recon canal 25 (invadida na década de 90 pelo mesmo grupo político)
Armação política: invasão assustadora
Diante do escândalo ´armado´ pela política situacional para destruir o professor Luiz Ademir na região, a UNR fora invadida em outubro de 2002 de forma cruel, eliminando a oportunidade de mais de 4 mil alunos estudarem no mais bem bolado e dinâmico projeto de ensino superior já implantado no Brasil, de forma contemporânea.
Expansão do ensino superior no Recôncavo
A grande prova disso é que hoje há ensino superior em todo o país e em qualquer lugar. Particularmente em Cruz das Almas, no interior da Bahia, a implantação de novas faculdades em tempo recorde se deu por conta desse movimento inovador comandado por Luiz Ademir. O precursor de tudo isso se chama de verdade professor Luiz Ademir Souza, uma das maiores autoridades de educação já observadas na América Latina, por seu perfil de lutador, titular de Arte, Educação-Metodologia do Ensino e Comunicação da UCSal (32 anos de trabalho incessante).
Novas universidades
Atualmente, Luiz Ademir foi eleito reitor da UNIBERO e fora convidado por entidades internacionais para coordenar o Projeto Nacional de Implantação de Universidades Livres-Pronil. Bem antenado, aceitou o convite e já apresentou 10 instituições viáveis para iniciarem suas atividades agora em 2010, entre essas UNI-CAM Universidade de Camaçari, UNI-SÃO FRANCISCO Universidade de São Francisco do Conde, UNI-SANTO Universidade de Santo Amaro, UNI-MATA Universidade de Mata de São João, UNIL Universidade de Lauro de Freitas, UNI-FIX Universidade de São Félix, UNI-CAL Universidade de Conceição do Almeida, entre outras.
Perseguidores derrotados
A história da UNR se confunde com a vida de Luiz Ademir, no âmbito da Educação, sobretudo quando ele se declara vivo no Recôncavo da Bahia para defendê-lo e possibilitar àquele gente a oportunidade de cursar ensino superior - com qualidade - e por isso mesmo fora perseguido por políticos da região por não coadunar com os esquemas financeiros e sistemas ditatoriais do poder naquela época ´comandado´ pelo prefeito de Cruz das Almas e sua parceira a juíza Olga Guimarães e os deputados Paulo Magalhães e Gerson de Deus.
Resultado: Raimundo Jean prefeito e Gerson de Deus foram derrotados e eliminados da região, a juíza fora desmascarada nacionalmente pelo TJB e o Fantástico e jornais da Rede Globo, e o Paulo Magalhães se mexe-remexe sem reconhecimento algum da Câmara Federal, em Brasília.
Depoimento
´A vitória do professor de Cruz - como é conhecido - deve e precisa ser comemorada: a vitória é também da comunidade e dos que lutaram e foram também perseguidos por essa corja que se alojou no interior da Bahia para destruir ideais e a esperança dos mais humildes, sobretudo daqueles que preferem triunfar através do ensino superior, por meio da educação.´
Sergio Toledo, ex-aluno da UNR, transferido para outra instituição e atualmente já bacharel
*ROBERTO LIMA é escritor / jornalista / designer
FALE COM A UNR / unr-universidadedoreconcavo@hotmail.com brasilianews@hotmail.com
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
CACHOEIRA/BAHIA
Ao lado de cantores e compositores como Jota Veloso, Tom Gouveia e do grupo cachoeirano Gêge Nagô, Ludmillah gravará seu primeiro DVD, cujo nome “Minha Cara”. Além de músicas inéditas, o DVD reunirá grandes sucessos que marcaram sua trajetória como cantora. O show está marcado para o dia 27 de novembro de 2010, a partir das 19h, no Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira.
Ludmillah Anjos de Souza, ou simplesmente Ludmillah, jovem guerreira da periferia de Salvador, trouxe consigo um talento surpreendente. Aos seis anos de idade, teve sua vida marcada pela canção. Começou participando de eventos musicais em sua comunidade e, aos 12 anos, iniciou sua trajetória com o movimento cultural chamado “Eu quero é provas”. Foi esse movimento que embalou Ludmillah para a carreira artística. Não se resumindo apenas a música, outros talentos ainda foram descobertos, como o teatro e a dança, por exemplo. A Europa também foi palco das suas apresentações e carisma, com o espetáculo “Ginga Nilé Bahia”. Mas foi em território nacional que ela se firmou, se apresentando no Teatro Yemanjá, no Centro de Convenções, através da “Brasilis Dançantes”, um projeto da Fundação Cultural. A pequena de sorriso intenso e espontâneo, também participou das comemorações dos 60 anos da construtora Odebrech na Bahia, cantando o Hino da África, juntamente com o grupo étnico musical Vozes Reveladas e maestria de Sérgio Souto e Gilberto Gil. Seu talento ainda foi aclamado pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no Fórum Mundial de Turismo, sediado no Teatro Castro Alves, em Salvador. Além disso, foi convidada por Monica Millet e Sérgio Souto a participar de um evento com repercussão mundial, conhecido como Percpan ou Encontro Mundial Percussivo. Esse evento ajudou Ludmillah a levantar grandes vôos como, por exemplo, a se tornar uma das grandes revelações do programa Ídolos, no Sistema Brasileiro de Televisão - SBT. Foi aí que ela conseguiu mostrar seu talento para todo o Brasil. Hoje, com 25 anos de idade, é dona de um olhar expressivo que derrete qualquer coração. Uma mulher que respeita a diversidade cultural e musical brasileira inserindo, assim, em seu repertório, o que há de melhor do Pop, Black Music, MPB, Afoxé, Samba e Samba-reggae.
O DVD, com direção de Lucas Reis, Micaela Brandão e Larissa Oliveira, faz parte do projeto interdisciplinar dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, com a orientação dos professores Guilherme Maia e Ayrson Heráclito.
O QUE: Gravação do DVD de Ludmillah Anjos
QUANDO: 27 de novembro de 2010 às 19h:00
LOCAL: no Teatro da UFRB, em Cachoeira-Ba.
INFORMAÇÕES: através do site www.tvreconcavo.com.br/minhacara ou do telefone (75) 8853-9480
ENTRADA: Franca
ASCOM da gravação do DVD de Ludmillah Anjos
Elton Vitor Coutinho, jornalista.
EM CACHOEIRA/BAHIA
YALORISHÁ DA CIDADE HISTÓRICA DA CACHOEIRA, UMA DAS SENHORAS MAIS VELHAS DO MUNDO
SALVADOR/BAHIA
Luiz Ademir Souza
- quando a realidade é um segmento de descoberta e realismo -
*Antonio Carlos Gomes de Cerqueira
Mestre da arte de ensinar e elaborar projetos educacionais, empreendimentos imobiliários, cursos e ementas, criação de faculdades - educador emérito de conhecimentos notáveis no segmento da cultura da educação e empreendedorismo. Articulador e incentivador de novos escritores, exímio editor e promotor de eventos de grande porte. Esse é Luiz Ademir, escritor,arista visual e jornalista.
40 Anos de Literatura - publicação e edição de livros – destacam-se por seu tirocínio impetuoso, por sua visão global e dinâmica exponencial. A notória sapiência e intelectualidade de Luiz Ademir se realçam por conta de sua dinâmica profissional que o honram no exercício do seu sacerdócio - qual um educador ilibado de centenas de livros analisados e publicados em sua longa e ampla trajetória de escritor, poeta e editor.
Professor - jornalista e psicanalista renomado -, reconhecido em vários países da Europa, em destaque a Alemanha. Valorizado por sua melhor qualidade de gestão na educação e na arte/cultura, o que visa à formação de novos paradigmas e novos talentos sob a sua orientação.
Por sua dedicação e incentivo para a criação de uma moderna metodologia de ensino é considerado e respeitado como um paradigma a ser seguido, conhecido por sua arrojada e destemida crítica analógica a métodos ultrapassados de ensino, um crítico com artigos publicados em meios de comunicação nacional e internacional.
Oportuno registrar que o mestre Luiz Ademir Souza - em seus mais de 40 anos de literatura -, ensinando, revisando, escrevendo e editando livros, revistas jornais e programas em geral, tem contribuído efetivamente para o enriquecimento e aprimoramento de operadores da educação, buscando conhecimentos para suas atividades. Nos idos de seus quarenta anos destaca-se sua notável e inconfundível missão em promover valores humanos, dando sua parcela significativa contribuição para melhorar a sociedade. Oferece cursos de pós graduação, MBA e Lato Sensu, para suprir os meios de aprendizado - atento ao clamor do mundo moderno, tão carente de profissionais com qualificação e habilidade inerentes a satisfazer a urgência do consumismo e de geração produtiva da economia. Faz-se necessária mão de obra preparada para atender à demanda de mercado - mediante as diversas áreas de pessoal em todos os níveis.
Urge - em sua missão como agente de mudança - dar sua contribuição através dos cursos oferecidos gratuitamente (Projeto Brasil-CENAFOR) em parceria com a Fundação Luiz Ademir. O projeto pretende capacitar 200.000 alunos em todos os níveis nos diversos municípios do estado da Bahia e por conseguinte atender à carência de trabalhadores com especialização. Contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da economia e equacionamento da desigualdade social o desemprego, Luiz Ademir está atento para mudar este quadro para melhor.
Incentivador contumaz e empreendedor da cultura - sem fronteiras -, apaixonado por sua vocação que o torna cada vez mais educador moderno e jornalista observador de opinião competente.
Determinado a melhor servir aos nossos patrícios, demonstra assim sua insofismável vocação e paixão por melhores dias para nossa gente.
Educador e mestre - um pensador e idealizador - que conhece as limitações pessoais e pensa e oferece sua habilidade profissional para melhorar o nível das pessoas, capacitando-as a ser verdadeiras agentes, multiplicadoras de valores para a preparação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Pode-se ainda dizer de sua abnegada e incansável solidariedade - na criação de centros universitários a ser implantados nos diversos municípios da Bahia (abrindo espaços e oportunidades para pessoas menos afortunadas que precisam conquistar metas, realizar sonhos, alcançar objetivos nos diversos segmentos da educação e da cultura) – trará grandes frutos por conta dessa sua visão contemporânea. O exercício da plena cidadania à construção de um Brasil mais preparado a enfrentar situações vindouras com pessoas preparadas e capazes de contribuir para erradicar a obscuridade, levando em conta direitos possam contribuir à formação de sua gente,o que tornará sua comunidade menos sofredora e mais feliz.
*Gestor, Arbitro e Articulador
DRT/2127
domingo, 24 de outubro de 2010
JEQUIÉ/BA: PACIENTE É ASSASSINADO A TIROS EM HOSPITAL
sábado, 23 de outubro de 2010
QUIS VEXATIONE MORALIS NON EXPECTAT
Estagiário registra queixa por assédio moral contra presidente do STJ
Ari Pargendler só se manifestará na segunda, informou assessoria do STJ.
Rapaz registrou queixa na polícia; boletim de ocorrência foi enviado ao STF.
Débora Santos Do G1, em Brasília
Ministro Ari Pargendler, presidente do STJ, em
imagem de arquivo (Foto: Luiz Antonio SCO / STJ)
O delegado titular da 5ª Delegacia de Polícia Civil do Distrito Federal, Laércio Rossetto, encaminhou nesta sexta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) boletim de ocorrência em que o estudante universitário Marco Paulo dos Santos, 24 anos, afirma ter sofrido assédio moral do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, na fila da agência do Banco do Brasil, dentro da sede do tribunal.
A assessoria de imprensa do STJ informou que o presidente está no Rio Grande do Sul e somente dará entrevista sobre o caso na próxima segunda-feira (25), quando retornar de viagem.
Santos trabalhava como estagiário na Coordenadoria de Pagamento do STJ. Ele disse que foi demitido na última terça-feira (19), menos de uma hora depois do episódio envolvendo o ministro. O estudante avaliou a agressão como assédio moral e disse que tudo aconteceu quando ele estava na fila dos caixas eletrônicos para realizar um depósito.
Ele declarou que, ao chegar ao banco, foi informado por um funcionário que apenas o caixa que Pargendler estava usando funcionava para depósitos. O estagiário disse que ficou atrás da linha que demarca o início da fila, aguardando a vez, quando foi abordado pelo ministro, que teria pedido para que ele deixasse o local.
O estudante diz que não sabia quem era o ministro e argumentou que apenas aquele caixa estava funcionando. Segundo Santos, Pargendler teria feito gestos bruscos e mandado ele sair de perto.
De acordo com Santos, o presidente do STJ arrancou seu crachá, terminou a operação bancária e foi diretamente pedir a demissão do estagiário. Ele conta ainda que duas testemunhas assistiram à cena, que também teria sido gravada pelo circuito interno de câmeras da agência bancária. O G1 procurou as duas testemunhas, mas não conseguiu contato com elas.
“Me senti discriminado, agredido verbalmente e fisicamente. Acredito que se fosse servidor, se estivesse melhor vestido, o tratamento seria diferente. Pior é que eu contava com esse trabalho, com o dinheiro. Fiquei em prejuízo”, afirmou Santos, que mora em Valparaíso, cidade do entorno do Distrito Federal a cerca de uma hora do centro da Capital. Ele recebia R$ 750 por mês.
EM CACHOEIRA/BAHIA
Cachoeira Doc tem curso gratuito de criação em cinema com Geraldo Sarno
A Tarde On Line
Serão discutidas questões como a linguagem audiovisual e sua importância no mundo contemporâneo, a criação de composições audiovisuais e a maneira como a expressão audiovisual se manifesta em outras atividades artísticas, como o romance, a poesia e o teatro.
Na inscrição, devem constar no corpo da mensagem nome completo, instituição de origem (faculdade/atuação profissional), data de nascimento, telefone para contato e mini-currículo, com até 200 palavras.
O CachoeiraDoc acontece entre 5 e 11 de novembro no Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cachoeira. A iniciativa é realizada em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual. Para mais informações, acesse aqui o site do festival.
| Serviço |
O quê: Curso "A Criação no Cinema", com Geraldo Sarno
Quando: De 03 a 07 de novembro. Aulas das 18h às 22h nos dias 3 e 4, e de 9h às 13h nos dias 5, 6 e 7
Onde: CAHL/UFRB, em Cachoeira
Informações: contato@cachoeiradoc.com.br
Público-alvo: Estudantes de graduação e profissionais da área do audiovisual
Carga horária: 40h, com 20h presenciais
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
| teorias da conspiração | | |
Você é daqueles que adora teorias da conspiração?
Algumas pessoas simplesmente perdem a paciência, mas para outras elas são simplesmente fascinantes. Elas gostam de explorar todas as possibilidades que uma teoria apresenta, da mesma forma que gostam de montar quebra-cabeças ou solucionar mistérios. Às vezes essas teorias são ridículas e não passam de entretenimento, mas há casos em que elas são críveis e fazem-nos pensar.
No século XXI, um evento reinou entre as teorias da conspiração: o ataque de 11 de setembro de 2001, nos EUA. Ele afetou de modo significativo todo o planeta. É quase inevitável o fato de as pessoas falarem em conspiração quando se deparam com um evento de tamanha proporção. E as teorias sobre o 11 de Setembro têm sido numerosas e consistentes.
Foto AP/Chao Soi Cheong Ataque ao World Trade Center em 2001: coluna de fumaça saindo de uma das torres e explosão e fragmentos na outra |
Toda a controvérsia em torno do 11 de setembro converge para uma única simples questão:
- Será que 19 terroristas causaram toda aquela destruição ou foi conspiração de um grupo de pessoas no próprio governo norte-americano com interesses em ganhos políticos?
O governo dos EUA ofereceu a teoria do ataque terrorista, e é nessa história que muitos acreditam. Outras pessoas, no entanto, recusam-se a acreditar nesta "história oficial". Elas acreditam na teoria que afirma que o governo, de fato, arquitetou e executou o ataque.
Pode-se passar um bom tempo discutindo sobre qual dos lados é o verdadeiro, mas ao invés disso, daremos ênfase ao processo. Não é fascinante que possa haver duas explicações críveis para esse evento tão complexo e que ambas as explicações possam ser diametralmente opostas?
Como se inicia uma teoria da conspiração como essa? O que é necessário para dar vazão a um debate público tão controverso? Como a teoria poderá ser comprovada? Qual é a possibilidade dessa teoria dizer algo acerca da sociedade norte-americana? Esse artigo levantará essas e outras questões ao abordar os eventos de 11 de setembro.
Fundamentos da teoria da conspiração
Imagem cedida pela Amazon O filme "JFK", de Oliver Stone, aborda uma versão controversa sobre os eventos envolvendo o assassinato de John F. Kennedy |
- "Teoria que busca explicar uma polêmica como uma trama de um grupo secreto e não como um ato individual isolado". [referência (em inglês)]
Há um certo tom negativo por de trás do termo "teoria da conspiração" na sociedade contemporânea. Os críticos enfatizam que elas costumam conter certos aspectos que diminuem a sua credibilidade. Nesse artigo, no entanto, usaremos o termo "teoria da conspiração" de modo neutro. Vamos encará-la como uma explicação alternativa para um evento, conforme é definido no dicionário.
Na era moderna, houve um grande número de "teorias da conspiração". Um exemplo é o do assassinato de John F. Kennedy. Após o homicídio, o governo forneceu algumas explicações para o acontecimento, mas um grande número de pessoas simplesmente não acreditou nelas. Essa teoria, em especial, foi inserida de modo tão poderoso na consciência coletiva que levou Hollywood a realizar um filme: "JFK" (em inglês), dirigido por Oliver Stone e lançado em 1991.
O assassinato de Kennedy foi realmente o estopim para o movimento contemporâneo sobre a "teoria da conspiração". A explicação oficial do governo sobre o crime é ridicularizada pela maioria dos cidadãos. Muitos acreditam que o assassinato de Kennedy foi parte de uma conspiração maior em torno do governo e não um evento aleatório planejado por um franco-atirador solitário.
Do mesmo modo, um grande número de pessoas não acredita que os "terroristas" executaram os ataques de 11 de setembro, mas que o governo foi o responsável por eles.
A seguir, veremos como as teorias se iniciam.
|
GOVERNO DO PRESIDENTE LULA TEM NOVO RECORDE DE APROVAÇÃO
Aprovação ao governo Lula bate novo recorde, indica pesquisa
Dilma cresce entre quem avalia positivamente o presidente
Confira Também
Veja trajetórias de Dilma e Serra
Pesquisa mostra Dilma 12 pontos à frente
Do R7
Confira Também Serra
Pesquisa mostra Dilma 12 pontos à frente
Veja trajetórias de Dilma e
Quer ler mais notícias? Clique aqui
http://email.r7.com/login
enviar por e-mail imprimir
SALVADOR/BAHIA: TV ARATU TERÁ DEBATE ENTRE PRESIDENCIÁVEIS 4ª
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
POLÍCIA CIVIL DA BAHIA DESARTICULA 5 QUADRILHAS
A Polícia Civil da Bahia desarticulou nesta quinta-feira (21) cinco quadrilhas de traficantes de drogas que agiam nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Eunápolis, no sul baiano. Cinquenta investigadores e oito delegados prenderam 41 pessoas, além de cinco quilos de maconha, crack, armas, veículos, celulares, computadores, balança de precisão e R$ 3,2 mil em espécie. Entre os detidos estão o advogado Bruno Halla e a escrivã do Cartório da Vara do Júri e Execuções Penais de Itabuna, Sádia Consuelo Cândido Pitanga, acusados de transferir e liberar ilegalmente presos da Justiça, e também interferir nos trâmites processuais, de forma a atrasar o andamento dos processos, para beneficiar os clientes. De acordo com o coordenador da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Moisés Damasceno, que coordenou a “Operação Themis”, foram cumpridos, na madrugada desta quinta, 34 mandados de prisão temporária, 16 deles contra infratores já recolhidos ao sistema prisional em Itabuna. Estão neste grupo os líderes do tráfico Bartolomeu Rocha Mangabeira (Bartô), Fábio Aurelino dos Santos (Binho Santa Inés), e Natércia Costa Brandão. Na quarta-feira (20), Fábio dos Santos Passidônio, conhecido como Binho Passidônio, foragido do mesmo presídio, onde cumpria pena em regime semiaberto, também foi capturado no subúrbio ferroviário de Salvador.
PETISTAS SÃO ‘PROFISSIONAIS DA MENTIRA’, DIZ SERRA
O candidato à Presidência José Serra (PSDB) acusou o presidente Lula de incentivar a violência na campanha eleitoral e classificou o grupo político do atual chefe de Estado como “profissionais da mentira”, durante entrevista em Maringá (PR), nesta quinta-feira (21). Para o tucano, nunca houve uma campanha com tanta falsidade. O presidente Lula, para tanto, concorda com o peessedebista. Nesta quarta-feira (20) o padrinho da candidata Dilma Rousseff, adversária de Serra, afirmou que esta é a “campanha de mais baixo nível da história”. Sobre o episódio de violência que sofreu nesta quarta-feira, no Rio, Serra afirmou que a campanha da candidata Dilma está preparada para intimidar. "Eles agridem com violência, mas estamos preparados para não responder a essas intimidações", disse, ao dar a entender que "daria o outro lado da face", ou da careca.
Fonte: Bahia Notícias
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
FEIRA DE SANTANA/BAHIA
PREFEITURA IMPLANTA O SISTEMA VÍDEO-FONE
CNT/SENSUS: DILMA TEM 5 PONTOS DE VANTAGEMF
A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que a presidenciável pelo PT, Dilma Rousseff, está com 52,8% das intenções de votos contra 47,2% do candidato tucano José Serra. Na rodada anterior, o levantamento apontava a petista com 52,3% dos votos válidos e o pessedebista com 47,7%. Na espontânea, Dilma tem 45,3% das intenções enquanto Serra tem 40,6%. Brancos e nulos chegam a 4,1% e não sabem/não responderam, 9,5%. Na estimulada, 46,8% dos eleitores pretendem votar na candidata governista, enquanto 41,8% devem votar no postulante da oposição. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e 2 mil pessoas foram entrevistadas entre os dias 18 e 19 de outubro de 2010, em 136 municípios de 24 estados brasileiros. Confira o relatório.
BAHIA: SOUTO DETALHA PROGRAMA DE SERRA PARA O ESTADO
Confiante na vitória do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, o presidente estadual do Democratas, ex-governador Paulo Souto, declarou nesta terça-feira (19) que a Bahia estará muito bem servida a partir de 2011, pois o programa de governo do tucano é o que melhor contempla os interesses do estado. “São obras e ações fundamentais para o desenvolvimento da Bahia em setores como infra-estrutura, saúde, segurança e educação que foram incorporadas a um programa de governo viável e que será executado a partir de primeiro de janeiro do próximo ano”, disse Souto. Fruto de discussão entre a equipe responsável pelo programa de sua candidatura ao governo baiano com a de Serra, chefiada por Xico Graziano, o democrata destaca entre os principais projetos da Bahia incorporados ao programa do tucano a implantação de 20 Policlínicas para Consultas e Exames em todas as regiões do estado, um Hospital de Referência do Câncer, em Salvador, e o apoio à implantação de cinco hospitais regionais no interior. “Serra pretende implantar 10 Faculdades de Tecnologia e cerca de 100 mil vagas em Escolas Técnicas Profissionalizantes, além de apoiar estados e municípios no desenvolvimento dos ensinos básico e fundamental. E também vai apoiar a retomada da recuperação do Centro Histórico de Salvador”, destacou Souto, lembrando ainda ações como a proposta para ampliar e melhorar o Bolsa Família, elevar o salário mínimo para R$ 600,00 e dar um reajuste de 10% no valor das aposentadorias.
SALVADOR/BA:SECULT APURA DENÚNCIA DE TRÁFICO EM ESCOLA
Fonte:Bahia Notícias