segunda-feira, 30 de novembro de 2015

   A pedido de cachoeiranos seguidores do Jornal O Guarany, repetimos a nota que segue:

Fernando Ornelas, novo superintendente do IPHAN, na Bahia, visita a Redação do Jornal O Guarany, em Cachoeira
Dr. Fernando Ornelas (ao centro) ladeado pela arquiteta Karla Ferreira de Souza e pelo Prof. Pedro Borges  
Em visita de cortesia à Redação do Jornal O Guarany, na tarde de hoje,  25/11/2015, o novo superintende do IPHAN, na Bahia, Dr. Fernando Antônio Ornelas de Almeida, acompanhado da arquiteta Karla Ferreira de Souza, chefe do Escritório Técnico do Órgão, em Cachoeira, ambos foram recebidos pelo Prof. Pedro Borges e por Luciano Borges, diretores do mencionado Jornal.

Dr. Fernando Ornelas, nomeado recentemente para o cargo de superintendente do IPHAN, na Bahia, é profissional de reconhecidos méritos e administrador de sucesso nos cargos que antes ocupou, como gestor de empreendimentos de grande porte.

Especialista em solução de conflitos, cidadão revestido de fácil comunicação, gentil, o Dr. Ornelas revela, logo nas expressões iniciais de seu discurso, visão administrativa acolhedora, inclusiva, geradora de parceiros em lugar de desafetos,  marca registrada de quantos  o antecederam, com raríssimas exceções, no alto cargo de superintendente do IPHAN, na Bahia.

O Dr. Ornelas revelou que sua vinda à Redação do Jornal O Guarany inclui entre outras finalidades da sua agenda de visitas a jornais de todas as cidades tombadas pelo IPHAN, apresentar-se, através da imprensa, aos segmentos sociais e a quantos habitam estas comunidades, tendo escolhido, em primeiro lugar, a Cachoeira, considerando os valores arquitetônicos, culturais e históricos que integram seu conjunto tombado.

Cachoeirano de coração, em virtude de ter pais e parentes nascidos e por anos sucessivos morado nesta cidade, o Dr. Ornelas guarda as melhores recordações de sua família e amigos nesta comunidade. Ele é sobrinho do saudoso empresário da indústria de produção de charutos Suerdieck, o Sr. Vicente Almeida Martions, primo (e muito parecido) do advogado Ranulpho Augusto de Almeida Martins, e Paulo Almeida Martins. Do outro lado, é primo do saudoso Dr. Vivaldo Ornelas, ex-presidente do Rotary Clube Cachoeira/São Félix,  o qual foi advogado militante no Fórum local e na região durante muitos anos.

Vinda de outro estado, a arquiteta Karla Ferreira de Souza, chefe do Escritório Técnico do IPHAN na cidade, revelou que é apaixonada por Cachoeira, pela sua história, pela arquitetura do seu casario, pelos valores da ancestralidade preservada fielmente pelo seu povo.

Na oportunidade, Karla expôs raciocínio semelhante ao do novo superintendente, com que busca aproximar proprietários de imóveis em Cachoeira com o IPHAN, tornando-os parceiros e amigos nas reformas e preservação de suas propriedades. Trata-se de uma profissional cujo perfil se enquadra plenamente nos valores inclusão.

Para a conclusão desta matéria, a Reportagem do Jornal O Guarany incorpora o texto com o qual o Ministério da Cultura se pronuncia sobre a exoneração do ex-superintendente Carlos Amorim, refutando a acusação que a presidente Dilma Rousseff autorizou o desligamento para agradar seu aliado, presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Carlos Araújo, responsável pela indicação de Fernando Ornelas.

Eis o que diz o Ministério da Cultura, a cuja estrutura o IPHAN é subordinado: “Em relação à nota publicada hoje sob o título “Governo dá cargo para agradar presidente do Conselho de Ética da Câmara'', o Ministério da Cultura informa que o desligamento do superintendente do Iphan da Bahia, Carlos Amorim, se deve, exclusivamente, a uma avaliação crítica do seu trabalho. (o grifo é da Redação do Jornal O Guarany) Esta decisão foi tomada há mais de 30 dias. A substituição é outro assunto''.


Assessoria de Comunicação Integrada/Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário