domingo, 27 de setembro de 2015


ACONTECEU EM CACHOEIRA/BA
MAÇONARIA EM AÇÃO
Na tarde de sábado, dia 07/05/2011, às 15h, a Loja Caridade e Segredo da cidade da Cachoeira abriu o salão nobre do seu Palacete Maçônico, na Rua Benjamin Constant No. 01, para receber jovens integrantes da Bethel Lírios do Paraguaçu da Loja Maçônica Aliança Universal, da cidade de São Félix, Instituição paramaçônica filiada à Ordem Internacional das Filhas de Jó.
Presidida pela jovem Honorável Rainha Caliane Silva Santos, tendo como guardiã a Sra. Eliezete Pires Souza, líder paramaçônica, foi realizada a cerimônia, conforme instrui o ritual seguido pelas integrantes da mencionada Bethel, com solenidades de introdução das bandeiras da Ordem e do Brasil, execução dos hinos Nacional Brasileiro e da Instituição, leitura de passagens bíblicas, louvores a Deus, com composições musicais próprias, seguindo-se a Ordem do Dia, ocasião em que as integrantes expuseram a estrutura e finalidade da Instituição, através de discursos instruídos no próprio ritual.
Na seqüência, discursaram o venerável Antônio Pina, o Mestre Maçom Edivaldo Cruz Costa, Delegado Distrital da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, os mestres maçons Prof. Hilton Lopes Mendes, o representante da Loja Maçônica de Entre Rios, o Prof. Pedro Borges dos Anjos, chanceler da Loja Maçônica Caridade e Segredo e o venerável Israel Souza, da Loja Maçônica Aliança Universal.
História da Ordem
A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma Instituição discreta de princípios fraternais, filosóficos e iniciáticos, patrocinada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter. A Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante àsprovações e aos desafios pelos quais teve de passar.
O nome desta Instituição Paramaçônica se refere às três filhas de Jó: Kézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happouk (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".
A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".
A primeira Bethel que significa "local sagrado", foi instalada no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska. Desde então, as Bethéis se multiplicaram por inúmeros países.
Lição de Amor
A Senhora Ethel recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória de sua mãe, Sra. Elizabeth Wead.
O principal objetivo da Ordem Internacional Filhas de Jó é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e aos valores que ela representa, o respeito e o amor para com os pais e familiares.
A seguir veja flashes da cerimônia realizada na Loja Maçônica Caridade e Segredo

Momento de reverência e oração
Abertura e Leitura do Texto Sagrado
A Honorável Rainha Caliane Silva Santos abrindo a cerimônia

Seqüência da abertura da Bíblia Sagrada


Prof. Pedro Borges, MM, discursa sobre a Instituição Filhas de Jó
Prof. Hilton Lopes Mendes discursa sobre a importância, sugerindo ampliação da Bethel

Nenhum comentário:

Postar um comentário