sábado, 23 de junho de 2012

POESIAS







Coluna
Canto do Poeta


Canção do Exílio


*Gonçalves Dias


Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.


Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.


Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar — sozinho, à noite —Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.






*Antônio Gonçalves Dias, considerado o principal poeta da primeira geração do Romantismo Brasileiro, uma literatura de feição nacional, principalmente com seus poemas de temática indigenista e patriótica.
***.




O Jacaré e o Lobisomem



*Davi Rodrigues


Mulher com mulher
Vira jacaré
Homem com homem
Vira lobisomem.

O homem vestido de mulher
Não vira jacaré
Mulher vestida de homem
Não vira lobisomem.

O homem vestido de mulher
A mulher vestida de homem
E a brincadeira se entrega
Do jacaré ao lobisomem.

Extraído do Livro de Davi Rodrigues
“Carnaval de Maragojipe”



*DAvi Rodrigues, baiano da cidade histórica da Cachoeira, onde reside, é artísta plástico, poeta, escritor e compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário