terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ENTREVISTA SOBRE BULLYING

Entrevistado: Dr. Cândido da Cruz de Jesus, especialista em Bullying
E-mail: candidogiomar@hotmail.com

Cândido da Cruz de Jesus, bacharel em Direito, em Teologia, em Filosofia, pela universidade Católica do Salvador, mestre e doutorando em Ciências da Educação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, viajará a Portugal, no próximo mês, em cujo país permanecerá de janeiro a julho de 2012, para cumprir a última etapa e apresentação de sua tese de doutorado na mencionada Universidade, sobre Bullying. Estudando e pesquisando o assunto há mais de anos, o Dr. Cândido é considerado a maior autoridade em Bullying no Brasil. Sua tese de mestrado foi a primeira no Brasil, neste nível, sobre Bullying.

O entrevistado é funcionário público estadual, no cargo de investigador policial concursado, último nível, integrante do Departamento de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia.

Dr. Cândido de Jesus revela nesta entrevista, além da definição e estrutura do termo, sobre os males que o bullying gera em suas vítimas.

A entrevista:

O Guarany: O que é Bullying?

Dr. Cândido:Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

O Guarany: Por que “bullying” e não uma palavra nas línguas nacionais sem alterar-lhe o significado?

Dr. Cândido: O termo “bullying” tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

O Guarany: Então, o portador da conduta “bullying” é gerador de violência?

Dr.Cândido: Sim! A educadora Cléo Fante afirma, com muita propriedade, que o “bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo”.

O Guarany: Onde e em que circunstâncias o “bullying” pode ocorrer:

Dr. Cândido: Pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

O Guarany: Qual a faixa etária em que o bullying mais gera danos? Mencione alguns exemplos.

Dr. Cândido:O bullying é postura que optei por denominá-la “conduta de violência”. Atinge a faixa etária de crianças e adolescentes. A partir de 18 anos, é crime. Além de possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional dos jovens de tal maneira que eles optem por soluções trágicas, como o suicídio.

O Guarany:Qual o meio mais eficaz de combater a prática do bullying?

Dr.Cândido:O combate deve ser feito, principalmente, com palestras nas escolas, nas associações, nos clubes de serviços, proferidas por especialistas em Bullying. Na seqüência, o combate se dá através da implantação de políticas públicas de inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário