terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CACHOEIRA/BAHIA

ENTREVISTA

Com o psicólogo Raimundo Oliveira dos Santos

Convidado, o psicólogo Raimundo Oliveira dos Santos compareceu à Redação do Jornal O Guarany para uma entrevista inicial sobre a importância do profissional psicólogo na comunidade.

Graduado pela UFBA, em 1996, Raimundo Oliveira dos Santos especializou-se, em seguida, em Neuropsicologia, em cuja estrutura inspira-se para proceder com reconhecido êxito à aplicação de técnicas científicas no exercício de sua profissão.

Entrevista:

Jornal O Guarany: Em que Instituições, em Cachoeira, pode-se ser atendido pelo psicólogo Raimundo Oliveira?

Raimundo Oliveira: Na CLIMEC, do Dr. Maturino e no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, sempre às segundas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, localizados na Praça Dr. Milton.

Jornal O Guarany: Quem deve procurar o psicólogo?

Raimundo Oliveira: Todos devem procurar o psicólogo. Tanto os portadores de enfermidades de origem psicológica quanto os que se consideram sãos. Os dois precisam do psicólogo: um, para ter a cura do mal que o perturba, o outro, para saber sustentar-se na estrutura do equilíbrio emocional e social. Crianças e adolescentes portadores de comportamento que não se ajustam aos padrões civilizados, estudantes com dificuldade de aprendizagem, enfim, desajustes sociais e emocionais de inúmeras espécies, o psicólogo é o profissional capaz de aplicar o processo cientificamente recomendado para a cura, a conquista do equilíbrio e do domínio próprio.

O Jornal O Guarany: Cite que tipo de desordem psicológica pode manter a mente de um indivíduo sob desconstrução de valores sem que este perceba estar dominado por uma força destruidora?

Raimundo Oliveira: Pessoas portadoras de ansiedade, de idéias pré-suicidas, os que sofrem de depressão, etc., carregam consigo os inimigos internos que os deprimem, desconstruindo-lhes os valores, sem nunca se aperceberem de que estão sob tais domínios. Razão por que todos devem procurar o psicólogo. Somente este profissional é capaz de identificar o mal mencionado e operacionalizar a cura.

Jornal O Guarany: Cite a abordagem científica com que o senhor trabalha a saúde mental de seus clientes.

Raimundo Oliveira: Uso a abordagem cognitiva comportamental com que faço o cliente a tomar consciência e identificar o mal que o acompanha, gerando distúrbios em si, e em suas relações na sociedade. A abordagem cognitiva focaliza o trabalho terapêutico sobre os fatores cognitivos que estão na etiologia e na manutenção de determinada psicopatologia, já a abordagem comportamental, através do conhecimento sobre as leis gerais do comportamento, proporciona a compreensão dos fatores que o mantêm possibilitando meios de alterar condições inadequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário