sexta-feira, 1 de abril de 2011

LÍNGUA PORTUGUESA

Prof. Pedro Borges dos Anjos responde

Leitora assídua do blog Bahia Notícias, fiquei em dúvida sobre um trecho na nota intitulada: CHEQUER: ‘ERON CITOU IVETE COMO MAU EXEMPLO’ no qual o redator põe crase antes da palavra "distante", assim: "Eu não conheço de perto a Ivete. Conheço à distância". Neste caso o "a" antes da palavra "distância" tem ou não tem crase?

Resposta:A gramática padrão diz que, diante do substantivo feminino "distância," só se usa o acento indicador de crase (o acento grave) se houver a formação de locução prepositiva, ou seja, se tal substantivo estiver acompanhado da preposição de:

- Filmou o casamento à distância de 10 metros dos noivos.
-Moro à distância de 10km daqui.

Se não ocorrer a formação da locução prepositiva, não se deveria usar, segundo a norma padrão, o acento indicador de crase.

Entretanto, em algumas locuções adverbiais femininas, ainda que não haja, em rigor, uma fusão entre o “a” preposição e o “a” artigo (já que existe apenas o “a” preposição), muitos gramáticos consideram aceitável (e alguns acham até mesmo preferível) o uso do acento indicativo da crase no “a”. A justificativa é buscar a forma que dê maior clareza à frase. Veja:

- Eu estudo a distância. (Que distância você estuda?)
- Eu estudo à distância. (Ah! Você estuda pela internet, não é?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário