quinta-feira, 31 de março de 2011

EMOÇÃO MARCA O ADEUS DOS BRASILEIROS A JOSÉ ALENCAR

Milhares enfrentaram longas filas para participar do velório no Palácio do Planalto

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, que estavam em Portugal, chegaram ontem ao Palácio do Planalto por volta das 21h20 para assistir à segunda cerimônia religiosa durante o velório do ex-vice-presidente José. Eles acompanharam a cerimônia muito emocionados.

De Brasília, o caixão seguiria durante a madrugada para Belo Horizonte, onde hoje pela manhã haverá outro velório no Palácio da Liberdade, sede do governo estadual, na capital mineira. O corpo será cremado às 14h, em cerimônia reservada.

Muito emocionado, ex-presidente Lula se despede de José Alencar com beijo na testa do amigo | Foto: ABr

De manhã, missa de corpo presente fora celebrada por Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico da Igreja Católica, e o secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara. “Ele foi para nós testemunho de fé inabalável em Deus. Na sua via-crúcis não se deixou abater e, com a alegria própria dos que creem, soube enfrentar com esperança a doença”, disse o núncio.


FOTOGALERIA: A história em fotos do guerreiro José Alencar

Durante todo o dia, pessoas emocionadas queriam se despedir do ex-vice-presidente, que morreu de câncer na terça-feira. Mais de seis mil delas, entre amigos, autoridades e anônimos enfrentaram as longas filas.

O caixão chegou pela manhã à Base Aérea de Brasília, num avião da Força Aérea Brasileira. O cortejo fúnebre seguiu em carro aberto do Corpo dos Bombeiros pela principal avenida de Brasília.

CORTEJO FOI APLAUDIDO

Pelas ruas, admiradores aplaudiam e se emocionavam. Na chegada ao Palácio do Planalto, o corpo foi recepcionado pelos Dragões da Independência e por uma salva de 21 tiros de canhão.

O caixão foi levado para o Salão Nobre nos ombros de seis cadetes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, num ritual solene dispensado apenas a chefes de Estado. Um fuzileiro naval desmaiou ao lado do caixão.

Foi a segunda vez que brasileiros comuns subiram a rampa do Planalto, desde a morte de Tancredo Neves, em 1985, para prestar as homenagens a um político. De luto, Senado, a Câmara e o Superior Tribunal Federal (STF) suspenderam as sessões.

Lula dedica título ao ex-vice e diz que seu êxito deveu-se muito a ele

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou ontem a José Alencar o título de doutor honoris causa que recebeu da Universidade de Coimbra, em Portugal. “Perdeu-se um grande homem, que estaria muito feliz por esta distinção”, disse, durante a cerimônia.

Lula fez questão de dizer que o êxito de seus dois mandatos não teria sido possível sem a parceria de seu vice. “Foi o meu parceiro de todas as horas, um dos homens mais íntegros que conheci, inesquecível estadista que perdemos ontem, para consternação de toda a sociedade brasileira”, disse. O ex-vice-presidente deixa esposa, Mariza Gomes da Silva, três filhos, Josué, Maria da Graça e Patrícia, netos e bisnetos.

Repetindo uma tradição secular, Lula caminhou sobre as becas, vestes pretas, usadas por 21 estudantes universitários brasileiros e portugueses e cumprimentou todos os “doutores” da universidade.

O ex-presidente atribuiu a honraria às causas que o Brasil defende no cenário internacional e também aos investimentos feitos durante o seu governo para que os mais pobres tivessem acesso às universidades. No discurso, Lula voltou a pedir uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Participaram da cerimônia a presidente Dilma Rousseff, o presidente de Portugal, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro português, José Sócrates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário