Estudante de escola estadual é finalista
da Olimpíada de Língua Portuguesa
da Olimpíada de Língua Portuguesa
A estudante Ana Maria Cedraz Oliveira vive um misto de emoção e alegria. Finalista da segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria crônica, que contou com mais de 27 mil inscritos, a aluna da 8ª série da Escola Estadual Durval da Silva Pinto, em Conceição do Coité (234 km de Salvador), concorre com mais 37 finalistas de todo o País no dia 29 de novembro, em Brasília. O evento é realizado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social.
“Fiquei emocionada, confesso que chorei um pouco quando recebi a medalha de finalista no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba. Tenho levado a notícia com naturalidade, mas acho que a ficha ainda não caiu. É uma alegria muito grande. O gosto que tenho pela leitura e escrita vem da minha casa, que sempre teve livros à minha disposição. Aqui, na escola, também tive a oportunidade de participar do programa Ciclos de Leituras e o interesse só fez aumentar”, diz a estudante de 14 anos.
A adolescente participa da olimpíada com a crônica O toque, o fascínio, o lugar. O texto fala sobre a cavalgada que acontece no município de Conceição do Coité, assim como as sensações e as reações das pessoas envolvidas na atividade. A estudante tem o hábito da leitura e revela que as suas preferências passam longe de séries como Crepúsculo e Harry Potter. “Não leio best-seller. Prefiro autores mais clássicos, como Clarice Lispector e Eça de Queiroz. Quero continuar escrevendo, mesmo quando sair da escola para, quem sabe, me tornar escritora”, afirma.
Mais prêmios – Já a professora Ionã Carqueijo Scarante, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Nazaré das Farinhas, teve o seu texto premiado na categoria prática, que compreende relatos das oficinas preparatórias realizadas com alunos interessados em participar da Olimpíada.
“Foi de uma importância muito grande apresentar e ter este trabalho reconhecido em todo o Brasil. Foram 125 relatos inscritos e, ao final, premiaram sete. Escrevi o texto Pelos caminhos da crônica, que conta sobre o meu trabalho, desenvolvido no intuito de mostrar a importância da escrita para os alunos. Quando recebi o título de premiação em Curitiba não me contive de emoção e acho que acabei emocionando também outras pessoas da plateia”, disse.
A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro tem o propósito de contribuir para o aprimoramento do ensino da escrita, além de desenvolver ações para formação de professores. Podem participar do projeto estudantes e docentes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Para os alunos e professores vencedores, o concurso oferta medalha, microcomputador e impressora. Já a escola recebe 10 microcomputadores, uma impressora e cupom para a escolha de livros que vão servir para a ampliação do acervo escolar. Outra estudante baiana, Caroline de Farias, do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Ifba), em Valença, também foi selecionada para a final da olimpíada.
ASCOM EDUCAÇÃO
Tel.: (71) 3115-9025/9026 | Fax: (71) 3115-9066
Visite o novo portal da Educação da Bahia:
www.educacao.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário