O superintendente comercial da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), Ricardo Galindo, admitiu que erros da companhia geraram um sobrepreço de 100% ou mais na conta de energia elétrica. Até então, a Coelba tratava a questão com as justificativas de alta na temperatura e dias acrescidos na medição. “Pode haver outros fatores, como erro de leitura, mas temos que analisar caso a caso”, afirmou. Ele disse que a Coelba tem acolhido as queixas dos consumidores e verificado individualmente o que está ocorrendo. “Se a Coelba identificar erro de leitura, isso será corrigido e será gerado um crédito para o cliente na próxima conta”, garantiu. Segundo ele, estão sendo agendadas reuniões explicativas com grupos de condôminos que protocolaram queixas. Nesta terça-feira (27), um representante da concessionária irá se reunir com profissionais do Procon para prestar esclarecimentos. Na tarde de segunda (26), houve um encontro com o promotor Aurisvaldo Sampaio, no Ministério Público (MP-BA), cujo objetivo era propor medidas emergenciais para a situação. “Além disso, vamos acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que venha à Bahia, faça uma avaliação dos casos e nos encaminhe um relatório”, adiantou o promotor. Dos 4,7 milhões de consumidores, a Coelba estima uma média de 6 a 7 mil casos passíveis de erro, mas calcula que já haja até 100 mil reclamações sobre a fatura.
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