segunda-feira, 25 de setembro de 2017

EM CACHOEIRA/BAHIA

Cachoeira não dispõe de hidrantes para combate eficaz de sinistros na cidade.

Mesmo com a subunidade do Corpo de Bombeiros, em Cachoeira, subordinada à Corporação sediada em Feira de Santana, após sucessivos incêndios e tragédias devido à fragilidade de imóveis seculares em deplorável estado de conservação, a cidade não conta com estrutura de hidrantes, equipamento de reconhecida importância nas operações de combate a incêndios

Sobre o assunto, a Reportagem do Jornal O Guarany ouviu o Prof. Carlos Hupsel de Oliveira, . Carlos Hupsel de Oliveira, decano do magistério de ações de bombeiros na Polícia Militar da Bahia, autor do livro A Voz da Segurança, também considerado um dos mais experientes especialistas em combate a incêndios, salvaguarda de vidas e patrimônio, reconhecido internacionalmente.

O Guarany: Sobre a inexistência de hidrantes em Cachoeira, para dar sustentação ao combate a incêndios na cidade, o Jornal O Guarany quer levar a público a orientação de um especialista em sua posição, com que as autoridades agilizem providências instruídas, em sua resposta.

Carlos Hupsel de Oliveira: A instalação de um subgrupamento de bombeiros militares em Cachoeira foi, sem dúvida, uma medida de grande importância não somente para a salvaguardada da vida dos seus habitantes, mas principalmente, tornou-se importante na proteção contra o risco de incêndios no valioso acervo histórico e cultural da cidade monumento. O corpo de bombeiros tem como missão a prevenção e o combate a incêndios, a busca, salvamento e resgate de pessoas e animais em sinistros e acidentes, bem como ao atendimento de outros serviços de proteção ao patrimônio, tanto no cotidiano como em calamidades e outras tragédias a que nenhuma cidade está imune. Para cumprir sua missão, os bombeiros contam com uma serie de equipamentos especializados incluindo naturalmente possantes viaturas, escadas de longo alcance e plataformas elevadas. O que se estranha após a instalação do subgrupamento em Cachoeira é que, infelizmente, a cidade não conta com uma rede de hidrantes, apoio necessário e indispensável, por exemplo, às operações de combate a incêndio para reabastecimento das viaturas empregadas, num eventual combate ao fogo. Aliás, não se compreende que uma cidade com um patrimônio histórico e material composto principalmente por antigos casarões, sujeitos, portanto, ao risco de incêndios, não possua um conjunto de hidrantes em sua área urbana.

Reconhecidos em qualquer parte do mundo como símbolos vivos de amor e coragem, os bombeiros são pessoas destemidas, que não temem o perigo e é justamente para eles que, nos momentos de dor e aflição, as pessoas se voltam em primeiro lugar.

Urge, pois, que sejam adotadas urgentes providências, através dos órgãos competentes, para a instalação da rede de hidrantes, em apoio à unidade de bombeiros que funciona nesta cidade de Cachoeira de todos nós, concluiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário