domingo, 12 de março de 2017

Ética: valores que definem o que “quero” e “posso”

ÉTICAÉtica: valores que definem o que “quero” e “posso”. Devo, porque nem tudo que eu quero eu posso, nem tudo que eu posso eu devo e nem tudo que eu devo eu quero. 

Da liberdade, vêm as três grandes questões éticas que orientam, mas também atormentam, instigam, provocam e desafiam, as nossas escolhas: Quero? Devo? Posso? Retomemos o cerne: o exercício da ética pressupõe a noção de liberdade. Existe alguém sobre quem eu possa dizer que não tem ética? É possível falar que tal pessoa “não tem ética”? Não, é impossível. Você pode dizer que ele não tem uma ética como a tua, você pode dizer que ele tem uma ética com a qual você não concorda, mas é impossível dizer que alguém não tem ética, porque ético é exatamente o modo como ele compreende aquelas três grandes questões da vida: devo, posso, quero?

Tem coisa que eu devo mas não quero, tem coisa que eu quero mas não posso, tem coisa que eu posso mas não devo. Nessas questões, vivem os chamados dilemas éticos; todas e todos, sem exceção, temos dilemas éticos, sempre, o tempo todo: devo, posso, quero? Tem a ver com fidelidade na sua relação de casamento, tem a ver com a sua postura como motorista no trânsito; quando você pensa duas vezes se atravessa um sinal vermelho ou não, se você ocupa uma vaga quando vê à distância que alguém está dando sinal de que ele vai querer entrar; quando você vai fazer a sua declaração de Imposto de Renda; você tem a grande questão ética que é: devo, posso, quero? Por exemplo, quando se fala em Comprar algo: Podemos, sim. Devemos? Não sei. Queremos? Sim.

Tem muita coisa que você quer, mas não pode, muita coisa que você deve, mas não quer. Acredite que você só encontrará a paz de espírito quando aquilo que você quer é aquilo que você pode e é o que você deve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário