domingo, 22 de janeiro de 2017

ACONTECEU EM CACHOEIRA/BAHIA

Em memória de Edivaldo Lima da Silva
Por Pedro Borges dos Anjos
Editor-Chefe do Jornal O Guarany
 
Faleceu, 21/01/2017, Edvaldo Lima da Silva, popularmente conhecido como Tinda. Exímio cabeleireiro, há anos enfermo, Tinda sofria de forte diabetes, perdeu a visão, amputou as pernas, mas tinha pleno domínio da memória e consciência. Seu estado se agravou nos últimos dias, vindo a óbito. O funeral, no domingo do dia  22/01/2017, às 10h da manhã, saiu da sede da Filarmônica Lyra Ceciliana, de cujo segmento era músico destacado.

Em julho de 2013, Tinda foi homenageado pelo Jornal O Guarany, na Coluna Personalidade em Destaque, cujos termos reproduzimos a seguir:

Personalidade em Destaque
Edvaldo Lima da Silva - Tinda

Entre os homens de bem da Cachoeira, há muito tempo, a Redação do Jornal O Guarany guardava em seus arquivos o nome do cidadão Edvaldo Lima da Silva, mais conhecido como Tinda, esperando a oportunidade de entrevistá-lo, com o objetivo de incluí-lo em sua Galeria de Personalidades em Destaque.

Pai de um filho e de uma filha, Tinda e sua consorte Miralda Leal da Silva buscaram criá-los, proporcionando a ambos educação exemplar, inspirados nos sustentáculos da honra e da dignidade. O filho, Fábio Santana é professor, licenciado em História, exerce o magistério na rede oficial de ensino do estado da Alagoas. A filha, Elizângela Leal da Silva é professora, licenciada em Letras e Pedagogia, exerce o magistério na rede estadual de ensino, em Cachoeira.

Sócio benemérito do Cruzeiro Esporte Clube, desde 1994, Tinda foi sempre comentado no meio esportivo da comunidade, como uma dos mais fortes contribuições do seu Clube e ao esporte de sua terra. 

Tendo em vista os valores do seu caráter, a integridade de sua postura em suas relações na sociedade, quando estava no exercício pleno de suas atividades, Tinda integrou segmentos reconhecidamente importantes na comunidade cachoeirana, a exemplo da Irmandade Cosme e Damião da Igreja Católica Brasileira. Era maçom, membro da Loja Maçônica Caridade e Segredo, onde alcançou o grau de mestre, mesmo na inatividade, conservava apreço e preservava os ensinamentos da Ordem Maçônica Universal. Por muitos anos, Tinda integrou o quadro de músicos da Filarmônica Lyra Ceciliana, comentado entre colegas do seu período como um perfeito profissional do Pistom, seu instrumento preferido.

Cabeleireiro profissional, a sua Tenda contava com grande clientela, além de ser local preferido por muitos para bate-papos saudáveis e construtivos.

Aposentado, distante de todas as atividades a que se dedicou desde sua mocidade,  próximo a completar 68 anos de idade, Tinda prosseguia jovial, alegre, comunicador por excelência, sem quaisquer lamentos em relação às circunstâncias que lhe impuseram permanecer sedentário em seu lar.

À vista de seus valores, dos seus gestos bem medidos, do seu exemplo, da sua força interior, a direção do Jornal O Guarany honra-se em ter o nome de Edvaldo Lima da Silva – Tinda, em sua Galeria de Personalidades em Destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário