segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Minha cassação fortalece tese de golpe contra Dilma, diz Cunha

Ex-presidente da Câmara que detonou o processo de impeachment de Dilma Rousseff e réu no petrolão, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) diz que se os colegas de plenário cassarem seu mandato nesta segunda-feira (12) estarão fortalecendo o discurso de que a queda da petista foi “um golpe”, disse ao jornal Folha de São Paulo em entrevista. 
“Os defensores do PT querem a minha cabeça para ter o troféu. O discurso do golpe precisa da minha cassação. Isso é o que vai turbinar o PT para 2018”, afirma.

Não quis dizer como anda a relação com Michel Temer, mas fez análises pessimistas sobre o futuro do presidente. Diz que ele se tornou refém do PSDB e que poderá ser dragado pela mesma crise de representatividade que pôs fim ao mandato de Dilma. Conta que vai escrever um livro sobre o impeachment e, mais uma vez, rejeita discutir uma delação.

Leia trechos da conversa abaixo.
TROFÉU
Os defensores do governo corrupto do PT querem a minha cabeça para ter o troféu. O discurso do golpe precisa da minha cassação, vai dar munição para eles dizerem que o processo é tão deturpado que quem autorizou a abertura do impeachment foi cassado. Para eles, essa é uma luta de vida ou morte. Sou o principal inimigo deles, o algoz. Existe um espírito de vingança e eles querem consumar na votação. Não tenha dúvida: a minha cassação vai representar o fortalecimento do discurso do golpe.
DILMA
Vi parte da defesa da Dilma [no Senado]. Achei horroroso. Era a Dilma. Não poderia ser melhor porque era ela. Continua mentindo até dizer chega. Não sei se ela tem conta na Suíça. Pode não ter sido pega. Sei que o marqueteiro dela disse que recebeu caixa 2, com o conhecimento dela. Isso é retidão?
CORRUPTO
Que discurso da moralidade o PT pode fazer? Ali é uma estrutura partidária. Não são membros corruptos. Os tesoureiros estão presos. Todos os parlamentares do PT, mesmo os que não participavam diretamente do processo, tiveram a campanha financiada com dinheiro do partido. Se tiveram, e o dinheiro está atribuído à corrupção, todos estão lá pelo caixa do petrolão.
O JULGAMENTO
Tenho que acreditar que quem assume o papel de julgador vai fazê-lo com a convicção de que hoje está julgando, mas amanhã poderá ser julgado. Todo mundo vai querer julgar da forma como gostaria que fosse julgado. É o que eu faria.
DOSIMETRIA
Não sou culpado de nada. Agora, o que estão tentando fazer é dizer que tenho que ser punido de qualquer maneira. Me punir passou a ser uma demanda. Então, como é uma demanda estão discutindo a dosimetria da minha punição (risos).
AMEAÇA
Se cassarem um ex-presidente da Câmara com uma situação absurda [Cunha é acusado de mentir à uma CPI ao negar ser titular de conta na Suíça], tendo um processo judicial em curso, amanhã não poderão cassar qualquer um? Isso é ameaça ou é constatação? Falam que fiz ameaça quando disse que mais de 160 parlamentares estão sob investigação, com inquérito, processo. Se eles forem julgados pelo texto da acusação, não vai sobrar ninguém.
MENTIRA
Ser cassado sob acusação de mentir? Como se todo mundo só falasse a verdade? Se menti ou não menti, será resolvido quando o Supremo decidir [o caso]. Se for condenado, terei mentido. Se não for, não terei.
PLANALTO
O governo não tem que se meter, não deve se meter e não quero que se meta. Não se trata disso. Não estão entendendo que estou sendo vitimado. Querem entregar a minha cabeça no contraponto do processo de impeachment e isso é um erro que vai ter consequências. Isso é o que vai turbinar o PT para 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário