UFRB recebe nota 4 em avaliação de recredenciamento pelo Inep/MEC
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve o
conceito 4, numa escala em que a nota máxima é 5, na avaliação de
recredenciamento feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação
(MEC). A nota foi conhecida na quarta-feira, dia 17 de agosto, por meio
de relatório que integra o processo de avaliação externa da instituição
junto ao Ministério.
No período de 10 a 12 de agosto, o campus de Cruz das Almas recebeu a visita in loco da
Comissão de Avaliação constituída por três membros do Inep. Na abertura
dos trabalhos, os avaliadores se reuniram com representantes da
Administração Central e dos demais centros de ensino da UFRB. A
programação incluiu também reuniões com o corpo técnico-administrativo,
docentes, alunos e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os
avaliadores ainda visitaram as instalações da universidade, como salas
de aula, laboratórios, salas de professores, espaços administrativos,
entre outros.
A avaliação externa é um dos eixos que compõem o Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e contempla cinco eixos, que
recebem notas podendo variar de 0 a 5, quais sejam: desenvolvimento
institucional, planejamento e avaliação institucional, políticas
acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Os avaliadores
afirmaram em relatório que “considerando a análise dos indicadores dos
cinco eixos e os requisitos legais, a Universidade Federal do Recôncavo
da Bahia apresenta um perfil MUITO BOM de referencial de qualidade”.
Para o reitor da UFRB, Silvio Soglia, este resultado coloca a Federal
do Recôncavo numa condição de instituição muito bem conceituada no
âmbito do sistema público de ensino. “Certamente que este não é o ponto
máximo que podemos atingir, ainda temos muitos desafios pela frente, mas
esta avaliação já nos deixa cientes de que estamos trilhando o caminho
da qualidade acadêmica e da referência social”, afirmou. Em sua opinião,
o recredenciamento é também uma oportunidade de autoconhecimento e
avaliação das diversas dimensões institucionais.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação,
Rosineide Mubarack, definiu como um momento privilegiado de aprendizagem
e avaliação institucional. “Tal processo de avaliação fez o
reconhecimento das políticas de ensino-pesquisa-extensão e ações
afirmativas realizadas nos 10 anos da UFRB, cujos resultados instigam a
consolidação da cultura da autoavaliação em prol do aprimoramento dos
processos e a tomada de decisão institucional”, disse a pró-reitora, que
presidiu a comissão instituída pela Administração Central para
coordenar e organizar as demandas relacionadas com o processo de
recredenciamento da instituição.
Recredenciamento – Refere-se ao ato que permite o
funcionamento de uma instituição de ensino superior e a oferta de cursos
após 10 anos de atuação. Fundamentado na articulação entre a
autoavaliação e a avaliação externa, tem por objetivo contribuir para o
autoconhecimento e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela
instituição, levando em consideração o importante princípio do respeito à
diversidade e à identidade institucional.
Fonte: site UFRB
Fonte: site UFRB
Nenhum comentário:
Postar um comentário