quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ESTÁ ACONTECENDO NA BAHIA

Juíza eleitoral de Santo Amaro é afastada após visita de Ricardo Machado ao TRE
 
Causou estranheza nos meios jurídico e político na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, o afastamento da juíza Elke Figueiredo Gordilho, da 178ª Zona Eleitoral do município, em pleno período de campanha. A magistrada, que também respondia pela Vara Crime, foi a responsável pela ação que culminou no afastamento do prefeito Ricardo Machado e seu vice Leo Pacheco, atual candidato à prefeitura, no início deste ano pelos crimes de compra de votos e abuso de poder. Ambos entraram com recurso e conseguiram reverter a decisão.

Para além disso, Elke também foi a juíza que comandou a Operação Adsumus, que prendeu o vice-prefeito Leo Pacheco, o secretário municipal de Obras e outras três pessoas acusadas pelos crimes de fraude em licitações, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa na montagem e execução de um esquema fraudulento que teria causado um prejuízo de aproximadamente R$ 20 milhões aos cofres públicos.

Segundo interlocutores da oposição política ao prefeito na cidade, o prefeito Ricardo Machado estaria incomodado com a magistrada no comando da Justiça Eleitoral no município e teria "mexido uns pauzinhos" para mandá-la para longe. O decreto de afastamento (imagem acima) foi assinado pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Santiago, a mesma desembargadora que concedeu uma liminar no início desse ano reconduzindo Ricardo Machado ao cargo depois que a juíza Ana Gabriela Trindade determinou o afastamento do gestor por conta de atraso em 20 obras do município e prejuízo aos cofres públicos.

Para completar, a substituição (imagem acima) da juíza Elke Gordilho foi assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Mário Hirs, um dia depois que o prefeito Ricardo Machado esteve na sede da Corte, em Salvador, conforme registrado pelas lentes do Bocão News no dia 15 desse mês. Hirs, o desembargador em questão, foi o mesmo que concedeu alvará de soltura para o vice-prefeito Leo Pacheco, quando esteve preso na Operação Adsumus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário