quinta-feira, 7 de julho de 2016

EM SALVADOR/BAHIA

Francisco Senna faz palestra gratuita amanhã (8), às 14h, no Pelourinho

A força que os movimentos rebeldes e de guerrilha na Bahia do século XIX tiveram para a independência do Brasil. Esse é um dos temas que serão abordados pelo arquiteto Francisco Senna em palestra que integra o ‘Mês da Independência da Bahia’ e que acontece amanhã, sexta-feira (8), às 14h, no Centro de Documentação e Memória (Cedom), localizado na Rua Gregório de Mattos, nº29, no Pelourinho.

Ex-presidente da Fundação Gregório de Mattos, especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos e arquiteto pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Francisco Senna, integrou a equipe do Inventário do Acervo Cultural da Bahia produzido pelo governo estadual entre 1973 e 1984. É especialista em história da arquitetura e foi apresentador de diversos programas de TV sobre a história da Bahia.

PALESTRAS e OFICINAS – O Cedom pertence à coordenação de Articulação e Difusão (Coad) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria de Cultura. A apresentação de Senna integra o ‘Calendário da Cedom/IPAC’ que homenageia o Mês da Independência da Bahia. São palestras, cursos e oficinas abertas a qualquer interessado (programação ANEXA). As atividades acontecem sempre das 14h às 17h na sede do Cedom e continuam até 26 de julho.

Nos dias 11 (segunda) e 15 (sexta) acontecerá uma Oficina de Fotografia com o fotógrafo Lázaro Menezes. Nos dias 19 e 20, é a vez de Oficina de Conservação com a restauradora e historiadora Tânia Cafezeiro. No dia 22, acontece a camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e no dia 26 palestra ‘Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de joias brasileiro’ com a professora-doutora Ana Beatriz Simon Factum. A programação é gratuita e têm vagas limitadas.

LIVROS e BIBLIOTECA – O Cedom/IPAC fica em frente à sede do bloco Olodum, no Pelourinho. O Cedom/Coad é responsável ainda por edição de livros do IPAC. Dentre os títulos: Pano da Costa, Carnaval de Maragojipe, Ofício de Vaqueiro, Festas de Santa Bárbara, Boa Morte e do Bembé. Paradownload acesse: http://www.ipac.ba.gov.br/downloads#aba-4.

Conheça ainda o acervo da Biblioteca Manuel Querino do IPAC:http://biblio.ipac.ba.gov.br que fica no mesmo prédio.  Mais informações via telefones (71) 3116-6737 e 3116-6945, ou endereços eletrônicoscepa.apoio@ipac.ba.gov.br e coad.ipac@ipac.ba.gov.br. Acesse o sitewww.ipac.ba.gov.br, o facebook ‘Ipacba Patrimônio’, o twitter ‘@ipac_ba’ e o instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Crédito Fotográfico obrigatório Fotos - Lei nº 9610/98: Arquivo Francisco Senna e Lázaro Meneses

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 07.07.2016
Jornalista responsável Geraldo Aragão (DRT-BA nº 1498)
(71) 99110-5099,  3117-6490, 3116-6673
Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº 1851)
(71) 98234-9940
Texto-base e entrevistas: Newton Soares (estagiário Jornalismo)
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br
Facebook: Ipacba Patrimônio
Twitter: @ipac_ba
instagram ‘@ipac.patrimonio’

Nenhum comentário:

Postar um comentário