segunda-feira, 4 de julho de 2016

EM CACHOEIRA/BAHIA

Luciano Borges's photo.
Aderbal Burgos, filho do ex-prefeito Stênio Burgos, é pré-candidato a vereador pelo PSD e apoia João Mascarenhas

Entrevistamos o militante político e líder comunitário Aderbal Burgos, buscando saber as razões por que vai concorrer o mandato de vereador nas eleições deste ano.

O GUARANY: Tendo em vista que você lutou contra o governo da ditadura militar, membro da POLOP, igual a presidente afastada, você crê mais em Dilma ou em Temer?
ADERBAL BURGOS: Não acredito no governo Dilma, mas votei nela. Primeiro, votei em Marina. Entre Dilma e Aécio Neves, eu votei em Dilma. Entre um ladrão e uma perdulária, eu optei pela perdulária.


O GUARANY: Qual é sua sugestão para que o país retome a normalidade?
ADERBAL BURGOS: Que se façam novas eleições gerais já agora em outubro de 2016, desde prefeito a presidente da República. Se for uma ato ilegal, que eles tornem legal, pois, quando eles querem, logo dão um jeito. Seria uma forma da sociedade tirar toda essa bandalheira do Poder.


O GUARANY: Qual é sua visão para o progresso sustentável da Cachoeira?
ADERBAL BURGOS: Cachoeira hoje é um Oasis na Bahia, porque a BR 101, por exemplo, passa por Cruz das Almas, a BR 324 passa por Santo Amaro. O navio fazia viagem de seis horas para Salvador e, hoje, não faz mais. Resumindo, só vem para Cachoeira pessoas que têm negócios em Cachoeira. Ficar sonhando a instalação de indústria em Cachoeira é ilusão, porque não há logística. Uma das alternativas é transformar a Cachoeira como Ouro Preto, Chapada Diamantina, Laranjeiras, etc. Seria incentivar o turismo. Fortalecer a cultura. A saída é o turismo. É preciso recuperar os imóveis tombados. Veja bem, os políticos não aceitam o meu plano estratégico, entretanto, o pré-candidato João Mascarenhas em conversa comigo sinaliza respeito pelos meus pensamentos. Em vista disto, pensando no bem da sociedade cachoeirana, irei acompanhá-lo nesta disputa. João Mascarenhas está convencido que o turismo é uma saída viável para dar um salto de qualidade. Eu acredito que João Mascarenhas reúne as melhores condições para administrar a cidade e devolver dignidade ao trabalhador e trabalhadora.


O GUARANY: Por que você quer ser vereador e como foi a sua vida política?
ADERBAL BURGOS: Sou filho do ex-prefeito Stênio Burgos, que atuou na década de 70, como gestor do município. Foi considerado o melhor prefeito que a Cachoeira já teve. Deixou a Prefeitura mais pobre do que quando entrou. Ele foi um exemplo de homem público, até hoje lembrado por muitos. Herdei dele o caráter de homem íntegro. Está no meu DNA, a forma correta de ser político, igualmente como meu pai um dia fizera em Cachoeira. Desde meus 18 anos, hoje, tenho 70, a minha vida é dedicada a luta dos trabalhadores da cidade e do campo. Logo cedo, em 1968, eu fui para o sul do país, porque havia saído o Ato Institucional No. 05, a partir daí começou, de fato, a minha luta contra a Ditadura Militar. Cheguei a ser dirigente nacional da organização POLOP. Vivi anos e anos na clandestinidade. Eu era mantido com recursos da POLOP, cuja receita procedia de doações.


O GUARANY: Quando você voltou para a Bahia?
ADERBAL BURGOS: Quando a POLOP se dissolveu em 1981. Logo quando saiu a anistia, eu retornei à Bahia, adquiri propriedades na zona rural da Cachoeira, minha terra natal. Por tudo que eu expus, eu me considero qualificado para exercer o mandado de vereador.



Acesse: cymbahia@gmail.com - Polop.
*Aderbal Burgos, cachoeirano, viveu 25 anos na clandestinidade, líder militante da POLOP contra o golpe militar de 1964, que implantou a ditadura no Brasil, processado e condenado, atualmente anistiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário