sábado, 18 de junho de 2016

NA BAHIA

CASA DOS VELHOS em Cachoeira
comemora 50 anos de sua fundação
LAR ACONCHEGO

Instituição referencial no Recôncavo da Bahia, fundada na cidade da Cachoeira, há 50 anos, abriu os salões do seu amplo solar, no dia 08 de maior de 2016, para recepcionar convidados, parceiros, amigos e familiares dos internos, em concorrido almoço de confraternização, para comemorarem o evento. Filantrópica, a Casa dos Velhos da Cachoeira instrui e assegura a quantos acolhem em seu Lar Aconchego direitos e proteção, proporcionando-lhes condições de viver com dignidade e autonomia.
  
Histórico
Imaginado pelo saudoso casal Dona Gésia Miralva e Osmundo  Araújo, a Casa dos Velhos, se tornou realidade  após sucessivas campanhas para levantamento de recursos, ante a poderosa fé da sua principal pensadora, Dona Gésia Miralva Araújo, em materializar inspirações que sucediam  suas orações cotidianas.

Em 08 de maio de 1966, a Casa dos Velhos da Cachoeira passou de sonho à realidade. As primeiras instalações, apropriadas para acolher pacientes longevos, no amplo solar, imóvel secular de grandes proporções, a Casa dos Velhos conquistou permanente credibilidade da clientela, familiares e da sociedade, cujo apreço prossegue nos dias atuais. Centenas de longevos sucedem-se em suas instalações, com integral assistência de profissionais qualificados, como médicos, enfermeiras, assistentes sociais, e servidores de apoio. Atualmente acolhe em seu  Lar Aconchego 37 idosos, 23 do sexo feminino e 14 do sexo masculino, na faixa etária entre 75 a 100 anos, em sua maioria.

Classificada formalmente como Instituição Filantrópica No. 1.131, fls.75/76, em 18/09/1967, com CNPJ 13. 745.328/0001-89, a Casa dos Velhos é considerada legalmente como de Utilidade Pública Municipal, pelo Decreto No. 548/99; de Utilidade Pública Estadual, pelo Decreto No. 19.228.2011 e de Utilidade Pública Federal pela Portaria No. 972 de 22/10/2001.

A Casa dos Velhos da Cachoeira prossegue cumprindo  instruções de seu Estatuto, cuja principal finalidade é desenvolver o sentimento de valorização da pessoa idosa e a defesa de seus direitos, cuja estrutura inclui ações sociais efetivas, instruídas na Constituição Nacional. Seus recursos são todos aplicados na manutenção e realização dos objetivos institucionais, compromisso com a honra e transparência nas relações, nas parcerias, no desenvolvimento da espiritualidade e da solidariedade.

Presentes ao evento
A Reportagem de O Guarany destacou, entre inúmeros valores da sociedade, benfeitores da Instituição Casa dos Velhos, residentes em outras cidades, as presenças  da Sra. Sônia Araújo de Cerqueira; da Profa. Carmem Rabelo, residente em Brasilia;  dos cachoeiranos Thelmo Gavazza e Mércia Pires, que moram na capital.

Flashes do evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário