domingo, 24 de abril de 2016

De que vale outro idioma?
Entenda a importância de conhecer uma língua estrangeira




Estudos afirmam que aprender uma segunda língua pode ter um efeito positivo sobre o cérebro e amenizar o seu envelhecimento. É o que aponta um levantamento realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Os pesquisadores concluíram que falar outras línguas aumenta a inteligência e a fluência verbal e de leitura, mesmo quando o idioma é aprendido na idade adulta.
Além de retardar o envelhecimento, estudar um idioma diferente da língua nativa é sempre visto por muitos como uma ferramenta que pode agregar valores à bagagem cultural e também alavancar a ascensão profissional.  Para o professor Leonardo Echeverria, de 39 anos, de São Paulo, que ensina inglês, espanhol e português há 22 anos, a procura por outra língua pode acontecer por várias razões, como viagens e estudos. “Tenho desde alunos de 8, 9, 10 anos, passando por adultos de 20, 30, 40 anos, até pessoas de terceira idade. São senhores de 60 a 70 anos em diante, que buscam aprender tanto para exercitar a mente como para viajar. A grande maioria quer aprender em razão do trabalho. Acredito que o idioma mais procurado foi e sempre será o inglês, pois, no mundo dos negócios é, sem dúvida, o mais utilizado”, avalia.
Echeverria conta que muitos dos seus alunos que estão chegando aos 40 anos ou já passaram dessa idade tinham receio de aprender uma língua estrangeira, mas esse medo não se justifica. “Nos dias de hoje está mais fácil aprender, pois a tecnologia serve de aliada para o aprendizado, com aplicativos, jogos e sites de vídeos. O inglês, por exemplo, é um idioma que não tem tantas flexões verbais e o brasileiro que começa a estudar o espanhol nunca inicia do zero, pois há muitas palavras que são muito parecidas ou iguais às do português”, explica. Mesmo com tantas facilidades, é importante buscar a orientação de um professor, que poderá direcionar o aprendizado e ensinar com propriedade.

Nunca é tarde

A técnica em enfermagem Elaine Cristina Giudice, de 38 anos, (foto ao lado) tinha receio de aprender um novo idioma. Há três meses, ela decidiu estudar espanhol e inglês, já que percebeu que o mercado de trabalho está mais exigente quanto a isso. “O maior receio era por causa da idade. Eu achava que já havia passado do tempo de aprender. Como em qualquer outro curso, a dedicação é necessária”, reflete.
Echeverria ressalta a importância da dedicação dos alunos. “O professor é somente um mediador entre o aluno e o idioma. Se você não tentar, nunca saberá se é capaz de aprender. E, se a pessoa já tentou em outras oportunidades e não teve tanto sucesso, meu conselho é que continue tentando. Há um ditado em inglês que diz: ‘no pain, no gain’, que significa ‘sem dor (esforço) sem ganhos (recompensa)’. Então é preciso tentar”, orienta.
Já deu para perceber que se você quiser começar a aprender outra língua não adianta ficar dando desculpas em relação à idade ou à falta de condições de tempo ou financeiras. Hoje em dia, com a internet e as inúmeras ferramentas à disposição dos alunos, as chances de sucesso no aprendizado são bem maiores. Que tal dar o primeiro passo e começar a estudar? Você só tem a ganhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário