segunda-feira, 25 de abril de 2016

Morre ex-diretor do IPAC, arquiteto Frederico Mendonça

O arquiteto baiano Frederico Rodrigues da Costa Mendonça faleceu hoje (25) pela manhã no Hospital Jorge Valente, em Salvador. Ele respondeu pela direção geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), de 2007 a 2014. O IPAC é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O sepultamento ocorrerá às 15:30h de hoje (25) no Jardim da Saudade, bairro de Brotas, em Salvador.
Na gestão de Frederico Mendonça à frente do IPAC, foram finalizadas as obras do Programa Monumenta em Cachoeira, São Félix (Recôncavo baiano) e Lençóis (Chapada Diamantina) com a entrega da restauração de 80 imóveis, monumentos, igrejas e outras edificações religiosas, além de ruas, praças e as orlas de São Félix e Cachoeira urbanizadas. Foram ainda entregues as restaurações de monumentos considerados âncoras do CHS, via Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste – Prodetur 2/MTur/SETUR, entre os quais o Palácio Rio Branco – sede da SECULT-BA, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do Pilar e do Boqueirão, e a Casa das Sete Mortes.
REGISTROS e TOMBAMENTOSNa gestão de Frederico no IPAC também foram aprimorados os processos de proteção legal aos bens culturais, regularizando processos de tombamento provisório que já datavam mais de 30 anos, como a Igreja de Brotas. De 2007 a 2014, totalizaram-se 08 (oito) registros de Bens Culturais Imateriais baianos, como Carnaval de Maragojipe, Festa da Boa Morte, Festa de Santa Bárbara, Desfile dos Afoxés, e os Ofícios da Baiana de Acarajé e do Vaqueiro, dentre outros, e tombamentos de 44 (quarenta e quatro) edificações de importância arquitetônica e histórica para o Estado, dentre as quais o conjunto arquitetônico-urbanístico da Cidade de Wagner.
Na capital baiana, destacam-se os tombamentos dos Edifícios Oceania, na Barra, Caramuru, no Comércio, Sulacap e A Tarde, na Praça Castro Alves, a Associação dos Empregados do Comércio, na Rua Chile, o Hotel da Bahia, no Campo Grande, o Hospital Aristides Maltez, em Brotas, o Cine-Teatro Jandaia na Baixa dos Sapateiros, dentre outros. Entre 2007 e 2014, também, foi realizado o Concurso Nacional de Ideias para a Recuperação dos Largos do Pelourinho, tombados como Patrimônios Culturais da Bahia os centros históricos de Caetité e Cipó, além de iniciadas as reformas completas do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM/Solar do Unhão. Na sua gestão, o IPAC passou por reformulação administrativa, quando foram desmembradas e criadas novas diretorias, coordenações e gerências.

CONDER e IPHANFrederico fez graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Depois fez especialização em Gestão Ambiental na Universidade de Bradford (Inglaterra), e Urbanismo e Ordenamento Territorial no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris XII (França). De 1991 até 2003 atuou na Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia – CONDER da Secretaria de Urbanismo do Estado da Bahia (SEDUR) e, ainda em 2003, torna-se Superintendente da 7ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN/Bahia, órgão federal vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). Em junho de 2004 volta a CONDER, na UEP - Unidade Executora de Projetos do Programa Monumenta do IPHAN/Ministério da Cultura (MinC), assumindo a direção geral do IPAC em janeiro de 2007. O arquiteto teve artigos publicados em revistas de circulação nacional, especializadas em Arquitetura e Urbanismo.
O IPAC foi fundado em 13 de setembro de 1967, durante o governo de Luiz Viana Filho, através da Lei Nº 2.464, e regulamentado pelo Decreto nº 20. 530 de 03 de janeiro de 1968. O Instituto atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis e na política pública estadual do patrimônio cultural. Acesse www.ipac.ba.gov.br, facebook 'Ipacba Patrimônio', twitter '@ipac_ba' e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 25.04.2016
Jornalista responsável Geraldo Aragão (DRT-BA nº 1498)
(71) 99110-5099, 99922-1743, 3117-6490, 3116-6673

Nenhum comentário:

Postar um comentário