terça-feira, 15 de março de 2016

Lula irá a Brasília para discutir ministério com Dilma, diz jornal

Entrada de Lula no governo seria, segundo petistas, chance de Dilma não sofrer impeachment
Como forma de reação aos protestos favoráveis aos impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajará na noite de terça-feira (15) a Brasília para discutir a possibilidade dele ser nomeado para um cargo na Esplanada dos Ministérios. As informações são da Folha de S.Paulo.

Na última semana, Lula avisou ao Palácio do Planalto que não aceitaria uma pasta até a decisão da Justiça de São Paulo sobre seu pedido de prisão preventiva sair. Essa decisão é uma tentativa de evitar passar a mensagem de que o ex-presidente “aceitaria o cargo para não ser preso”.

Esse é o ponto, inclusive, segundo a Folha, que separa o petista de um cargo na Esplanada. Aliado próximo de Lula afirmou ao jornal que o ex-presidente está “com muita vontade de aceitar uma pasta”, mas se preocupa que Dilma seja acusada de tentativa de obstruir a Justiça ao permitir que ele tenha foro privilegiado.

Do ponto de vista do Palácio do Planalto, a entrada de Lula no governo é tida como única maneira de evitar que Dilma sofra o impeachment. Com o ex-presidente atuando em tramas políticas, a base aliada acredita que o governo poderia ter mais vitórias em questões envolvendo o Congresso.

A decisão de viajar na próxima terça foi tomada após, nesta segunda-feira (14), a juíza Maria Priscilaa Veiga Oliveira transferir o caso de Lula para juiz Sergio Moro. Segundo petistas ouvidos pela Folha, a avaliação entre ministros e integrantes do partido é de que a juíza “amarelou” e por isso o ex-presidente não pode ficar parado aguardado a decisão do juiz da Lava Jato.

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário