quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

GRANDE MAÇONARIA MISTA DA BAHIA

Maçonaria Mista em Festas em Feira de Santana
 Memória de um passado recente
Na noite dia 17/09/2011, após sessão com que o Supremo Conselho dos Altos Corpos Filosóficos da Maçonaria conferiu o grau 19º. a maçonas e maçons que integralizaram o programa de instruções exigido para a outorga do mencionado grau, realizada num dos Templos da Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia, presidida pelo Grão-Mestre Gilberto Carvalho, o Grão-Mestre Adjunto Carlos Bullos recebeu os irmãos e convidados em elegante banquete, no Restaurante Los Pampas, zona nobre de Feira de Santana, pela passagem do seu aniversário natalício. A Reportagem do Jornal O Guarany destacou entre muitas autoridades presentes ao banquete, o maçom Dom Augusto Oliveira, bispo diocesano de Feira de Santana, da Igreja Católica Independente de Tradição Salomoniana;Marcos Augusto Souza, grão-mestre adjunto da Grande Loja Maçônica Egípcia do Brasil; Gilberto Paes de Almeida Filho, grão mestre da Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia, a Profa. Karinne Carvalho, grande secretária da GMMB e do maçom João Borges, póspero empresário e político feirense.
Membros de Lojas da obediência da Gleb e do Grande Oriente, do Grande Oriente Independente, também de potências mistas emergentes, reunidos numa atmosfera de forte união, (salmo 133), todos ouviram o Prof. Pedro Borges dos Anjos, mestre maçom do quadro da Loja Maçônica Caridade e Segredo da Gleb, da cidade da Cachoeira, sobre a visão com que propõe a queda de paradigmas medievais ainda preservados por algumas Potências maçônicas, com a exposição de um novo modelo com que senhoras também possam ser iniciadas nos quadros da Ordem para implantação imediata neste início do século, conforme já ocorre nos países mais civilizados do mundo, como na Holanda, no Reino Unidos, em França, no Canadá, nos Estados Unidos, na Rússia, em Israel, etc. Sobre o recente Ato do Grão Mestre da Gleb, com o qual suspendeu seus direitos maçônicos, por ter comparecido a uma sessão da Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia, afirmou que “não reconheço o mencionado Ato por não se revestir das solenidades legais com que possa conquistar foro de expressão. Entendo o mencionado Ato como um ardil para impedir-me de candidatar-me ao cargo de Grão Mestre nas eleições no ano que vem. O Ato do grão mestre Itamar Assis Santos foi produzido, expedido e divulgado com expressa recomendação de leitura obrigatória nas 160 lojas maçônicas filiadas à Gleb, em flagrante desobediência ao Landamak de No. 14.º cujo texto instrui: o direito de todo maçom visitar e tomar assento em qualquer loja é um inquestionável Landmark da Ordem Maçônica. É o consagrado direito de visitar, que sempre foi reconhecido como legítimo e inerente que todo irmão exerce. É a conseqüência de encarar as lojas como meras divisões, por conveniência, da Família Maçônica Universal."

Disse ainda que "nenhum grão mestre, nenhuma autoridade maçônica tem o direito de interromper minha trajetória maçônica, de criar obstáculos aos valores maçônicos que conquistei em meus 42 anos de maçonaria. Já adotei as medidas legais com a finalidade de derrubar o Ato. A Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia é uma Potência Maçônica legal e legítima, integralmente formalizada de acordo com o que instrui a Constituição Brasileira. É até mais comprometida com os sustentáculos básicos da Maçonaria Universal do que a própria Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, na gestão do atual grão-mestre. O maçom, logo no ato de sua iniciação aprende que como cidadão livre e de bons costumes tem plena liberdade de ir e vir, de comparecer e participar de reuniões para fins pacíficos em qualquer segmento da sociedade, ainda mais em se tratando de instituição maçônica formada por maçons proeminentes, reconhecidos benfeitores da sociedade, como os que formalizaram e tornaram realidade a Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia”, concluíu.


Confira com os flashes que seguem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário