segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NA BAHIA

 MEMÓRIAS DE MINHA FAMÍLIA
A Cidade, jornal semanal de Conceição da Feira, o qual tinha, como editor-chefe, o jornalista E.Conceição, em sua edição de 6 de junho de 1940, noticiou o falecimento e cerimônia fúnebre do meu tio Nascimento, pai do meu primo José Pereira do Nascimento - Zé Rico, falecido há pouco tempo, na cidade de Antônio Cardoso.

O nome dele era Delphino Pereira do Nascimento, homem próspero, fazendeiro, pecuarista, considerado um dos mais conceituados cidadãos da sociedade conceiçoense. Era proprietário de amplo e sólido patrimônio, entre imóveis, em Conceição da Feira, ampla chácara no Povoado de Ubaubeira, em território próximo ao Capoeiruçu, em Cachoeira,  além de casas residenciais em São Gonçalo dos Campos. Era o proprietário da valiosa Fazenda Jirau, na antiga Umburanas, atual município de Antônio Cardoso.

O saudoso  primo Expedido Guedes, também sobrinho de Nascimento, confidenciou que sua genitora revelou-lhe que a conta bancária de Nascimento, só no Banco Brasil, tinha um saldo de vinte milhões de réis no período do inventário dos bens deixados para familiares.
No texto acima, destaco a manifestação de condolência de minha saudosa mãe, Ovídia Borges dos Anjos, (foto) ao seu tio Nascimento, nos termos que reproduzo ipsis verbis: "ao meu inesquecível tio e padrinho Nascimento, saudades eternas da afilhada e sobrinha Ovídia."

Comentários: Comentário: ALCIDES SANTANA deixou um novo comentário sobre a sua postagem "NA BAHIA": 
Muito bom sensacional. 


Comentário: Odete Silva Moreira 23 dezembro, 2014
Muito boa esta postagem. A memória familiar é uma forma de reviver a história dos antepassados. Quero parabenizar o Prof. Pedro Borges dos Anjos por estar construindo a memória de sua família. Eu tenho acompanhado em sua página na internet esta sua determinação.

Um comentário:

  1. Muito boa esta postagem. A memória familiar é uma forma de reviver a história dos antepassados. Quero parabenizar o Prof. Pedro Borges dos Anjos por estar construindo a memória de sua família. Eu tenho acompanhado em sua página na internet esta sua determinação.

    ResponderExcluir