quarta-feira, 8 de outubro de 2014

NO PRIMEIRO MANDATO COMO VEREADORA, FABÍOLA MANSUR GARANTE VAGA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

No primeiro mandato como vereadora, Fabíola Mansur garante vaga na Assembleia Legislativa
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
 
Fabíola Mansur (PSB) trabalhou nos últimos três meses sem ter a certeza de que conquistaria o título de deputada estadual. Marcado por brincadeiras a respeito de suas peças publicitárias carregadas de Photoshop (foto abaixo), a campanha contou com pouca estrutura financeira que a equiparasse aos seus outros concorrentes e uma equipe pequena. A atual vereadora de Salvador, apesar dos impasses, garantiu a sua vaga com 22.317 votos e firmou o compromisso de continuar com os seus cinco eixos de atuação: saúde, cultura, direitos para pessoas com deficiência, para mulheres e para os direitos LGBT.
 

Foto: Reprodução/
Facebook

A última área lhe rendeu uma menção na campanha #VoteLGBT, uma plataforma digital que tem como objetivo aumentar a representatividade pró-LGBT dentro dos partidos políticos e também no poder legislativo brasileiro. “Desde meu mandato como vereadora eu assumi o compromisso pela defesa de respeito à diversidade”, afirmou a edil, que já se prepara para trabalhar na Assembleia Legislativa (AL-BA) a partir de 2015. Ela não sabe nem como o seu nome foi parar na plataforma, ao lado de outros candidatos e colegas Hilton Coelho (PSOL) e Aladilce Souza (PCdoB), e diz que nunca ouviu falar do site. Mas pressupõe que as ações de seu mandato como vereadora foram o seu ingresso à lista. “Acredito que haja poucas pessoas que promovam a causa e o objetivo do site seja esse. A bandeira é defendida por poucos”, comentou.  É de autoria dela o projeto de indicação encaminhado ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para a implementação do Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos LGBT. Apesar do veto do gestor em março, a construção do centro foi anunciada pela prefeitura no último mês de maio e inaugurada em setembro, no bairro boêmio Rio Vermelho – o mesmo onde ficou localizado o comitê eleitoral da antes candidata.
 

Anúncio do Núcleo foi marcado com evento | Foto: Divulgação

Ela disse que não deixará de defender a causa mesmo em uma composição legislativa onde é visível a forte bancada cristã, que se opõem às políticas públicas a favor do segmento – a exemplo do deputado Pastor Sargento Isidório (PSC), segundo mais votado pelos eleitores. Sua estratégia é a boa e velha conversa. “Não tenho essa rivalidade na Câmara Municipal, que tem uma bancada evangélica. Pelo diálogo não se pode ser negado”, disse a edil. Oftalmologista de formação, Fabíola tem a saúde como a principal pauta em seu mandato como vereadora, segundo a própria. De acordo com seu perfil na página da Câmara Municipal, Fabíola foi a primeira mulher presidente da Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOB) e, em 2009, elegeu-se para ser a primeira mulher do Nordeste na diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Ela é vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, espaço onde se tramita todas as leis correspondentes à área. A vereadora também preside a Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Casa legislativa. Isso com apenas um ano como vereadora, quando assumiu pela primeira vez o mandato em 2013. Um dos seus maiores desejos na Assembleia, contudo, é a criação de Delegacia Especial de Atenção à Mulher (Deam) em Cajazeiras. “A violência contra a mulher na região é muito grande na região. Eu tentei fazer com que fosse implantada uma delegacia lá enquanto vereadora. Acredito que como deputada será mais fácil”, disse a próxima deputada estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário