Cineteatro de Cachoeira volta a funcionar após 20 anos desativado
O imóvel bem como os bens móveis e equipamentos foram tombados pelo IPHAN, em 30 de novembro de 1937 |
A comunidade do município de Cachoeira receberá o Cineteatro Glória restaurado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Cachoeira assinaram na sexta-feira (6/8) o termo de cessão de uso gratuito e a sua reinauguração será no próximo dia 18.
O prédio vai contar com salas de projeção, foyer, hall, sanitários, depósitos, subestação de energia, galerias, mobiliário em geral e camarins.
“O Cineteatro Glória está pronto para atender a eventos culturais, principalmente nas áreas de cinema, teatro, dança e música”, ressalta o superintendente do Instituto, Carlos Amorim. A cessão de uso do imóvel vigorará pelo prazo de dez anos, mas qualquer mudança no cineteatro dependerá da aprovação do IPHAN.
Carlos Amorim destaca que o Instituto e a Prefeitura vão examinar a implantação das atividades culturais, de forma a melhor racionalizar o uso dos espaços, visando promover a auto-sustentabilidade do monumento. Na assinatura do termo, o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira Menezes, agradeceu a ajuda do IPHAN, com investimentos continuados na restauração e conservação dos monumentos históricos tombados no município.
Desativado por mais de 20 anos
O prédio foi construído em 1922 na Praça Teixeira de Freitas, por Cândido Massena Vaccarezza, intendente de Cachoeira na época. O Cineteatro Glória foi inspirado no clássico filme italiano “Cinema Paradiso” e um dos primeiros cinemas do País e do interior da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário