segunda-feira, 30 de junho de 2014

EM CACHOEIRA/BAHIA




No ano em que comemora 136 anos de tradição e resistência, a Minerva Cachoeirana se apresenta em dois eventos em Salvador, durante as celebrações da Independência da Bahia no desfile cívico do 2 de Julho e participa também do 22º Encontro de Filarmônicas à convite do maestro Fred Dantas.

No cortejo do 2 de Julho (quarta-feira) a Sociedade Filarmônica Minerva Cachoeirana, tendo à frente o maestro Clarício Mascarenhas Marques, se apresenta a partir 8h, com a Levada dos Caboclos, no Largo da Lapinha, representando o Recôncavo nas lutas pela Independência. Em seguida à noite acontece o Encontro de Filarmônicas onde cinco importantes bandas de música da Bahia foram escolhidas, entre elas a Minerva Cachoeirana que se apresenta às 19h, no Campo Grande. O evento conta ainda com a participação de Margareth Menezes, que na ocasião será condecorada como “Rainha das Filarmônicas” e a oficina de Frevos e Dobrados para músicos no dia 3 de julho (quinta-feira).

Após sete anos sem participar do desfile, o retorno da filarmônica ao 2 de Julho é uma prova de que a estrela minervina brilha como ícone de resistência cultural e relevância social, na maioria das vezes uma tradição de formação para a Música passada de pais para filhos.

O ex-músico e atual membro da diretoria, Raimundo Vanderlei Oliveira, que faz parte da filarmônica há 60 anos, conta que se apresentou em Salvador durante o Centenário da Independência da Bahia e relembra com emoção a participação naquele 2 de Julho de 1973.

“Fomos a única filarmônica entre as dez participantes que executou o hino ao 2 de Julho da Praça da Sé ao Campo Grande. Depois da ocasião a Minerva se apresentou na Catedral Basílica com Dorival Caymmi executando a música ‘O Pescador’, com a regência do maestro Carlos Veiga. Uma honra para qualquer músico e para mim não foi diferente, lembro-me bem daquele dia”, relata com emoção.

Em 2013 a Minerva Cachoeirana realizou 20 apresentações entre elas a participação no XIII Festival de Filarmônicas do Recôncavo, na cidade de São Félix, e o Encontro de Filarmônica da Chapada Diamantina, no município de Morro do Chapéu. Em 2014, uma das mais recentes e honradas apresentações aconteceu no desfile cívico do 25 de junho, em Cachoeira, em memória aos heróis cachoeiranos que iniciaram a luta pela Independência da Bahia.

A Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana foi fundada em 10 de fevereiro de 1878 pelo maestro Eduardo Mendes Franco e acumula prêmios em festivais e apresentações em eventos cívicos e religiosos na Bahia como a festa da Irmandade da Boa Morte e o 2 de Julho.

A entidade mantém a Escola Alcides dos Santos que atende 65 jovens e adolescentes de 8 a 17 anos, com projetos culturais para dinamizar o trabalho de formação musical totalmente gratuitos. Reativada em 2013 com a posse da nova diretoria, a escola é um espaço de iniciação e troca de experiências que já formou músicos para bandas militares de todo o Brasil.

O atual presidente, Roberto Franco, conta que as dificuldades enfrentadas há um ano foram diversas, desde a reforma da sede, à compra de novos instrumentos, passando pela recuperação do acervo e do orgulho dos membros em retomar um trabalho tão importante para a sociedade de Cachoeira.

“Com a ajuda de todos os membros da diretoria e da comunidade de Cachoeira voltamos a motivar os músicos; retomamos as apresentações em datas cívicas e religiosas; reeditamos nosso primeiro CD que passou a ser comercializado para arrecadação; restabelecemos o convênio com a Prefeitura de Cachoeira, que nos possibilitou nove apresentações somente em 2013; reabrimos a Escola Alcides dos Santos que hoje estimula os jovens para terem uma formação musical de base; e agora estamos em processo de restauração do acervo de partituras da Minerva, em parceria com o curso de Museologia da UFRB. Todo nosso empenho é pela memória de 136 anos de antepassados mas também pelo orgulho dos atuais músicos que fortalecem a filarmônica a cada importante apresentação, como no 2 de Julho”, comenta o presidente da instituição.
 
Flashes Memoriais da Minerva Cachoeirana:


Nenhum comentário:

Postar um comentário