sábado, 19 de abril de 2014

EM SALVADOR/BAHIA



Biblioteca Pública da Bahia recebe Encontro de Escritores
O evento conta com palestras, mesa-redonda, lançamentos de livro, oficina de cordel, exposição de livros e muito mais...

O deputado e escritor angolano John Bella estará em Salvdor, nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril (quinta, sexta e sábado), para participar do IV Encontro de Escritores Baianos (ENEB), que será realizado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 - Barris). No evento, o africano lançará o romance “Os Primeiros Passos da Rainha Njinga” (Ed. O Cão que Lê), um romance histórico que traz grandes referências históricas do Brasil e ainda fará uma palestra com enfoque na poética africana nas obras literárias do poeta angolano Agostinho Neto. John Bella será apresentado pelo poeta carioca Éle Semog, que tem uma forte militância negra em todo país e é um dos responsáveis pelo trabalho do Grupo Quilombhoje de Literatura de São Paulo.  
Quem também está confirmado na programação, no quadro “Ponto de Vista”, é o Pastor Manassés, fundador da instituição que leva seu nome e que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Na ocasião, o pastor falará do livro que está no prelo e sobre dependência química, recuperação de drogados e suas terapias. “Será uma entrevista esclarecedora diante do trabalho que é desenvolvido em todo país pela Instituição Manassés”, antecipa o jornalista Roberto Leal, o curador do ENEB.

Homenagem - Este ano o ENEB homenageia o “Poeta das Flores” Vagner Américo, uma figura folclórica e histórica da nova poética contemporânea da Bahia, um dos maiores e mais respeitados poetas da geração romântica, que receberá o título de Personalidade de Importância Cultural, oferecido pela UBESC/ÒMNIRA, que anualmente homenageia uma personalidade de destaque do cenário cultural baiano.
A programação contará ainda com palestras, mesa redonda, recital poético, intercâmbio cultural, bate papo com autores, coquetel de lançamento de obras literárias, “Oficina de Cordel”, com o Cordelista José Walter, troca e venda de livros a preço mais baixos e distribuição de impressos poéticos. Além disso, haverá o “Momento da literatura infantil”, com a escritora Iray Galrão com o seu livro “Bia a nuvem que não queria chover”. Os escritores mirins Lucas Yuri e Ítalo Silva com o projeto Tabuleiro das Letrinhas Baianas, com contação de história com a poetisa Rosana Paulo, leituras de textos de escritores e bate papo, com a participação de Antonio Cedraz, Sandra Popoff, dentre outros.

Lançamento – No encontro será lançado a 7ª edição da “Revista Òmnira”, uma publicação internacional que traz entre seus colunistas Alberto Peixoto, Carlos Souza Yeshua, Cosme Custório, Germano Machado, Roberto Leal, Malu Ferreira, Edneia Andrade, Valdeck Almeida de Jesus, Vera Passos, Hirondia Joshua e Paulo Ngunhe (Moçambique), José Walter (Brumado/BA), Julia Bianchini (Paraná), Márcio Mello (Jacobina/BA), Ruth Pessanha Viana (RJ), Zenir Izaguirre (São Jeronimo/RS), dentre outros poetas e escritores. Na programação também serão realizados diversos lançamentos de livros, como o romance policial “Abaeté: o predestinado”  Ed. Ómnira/BA, do escritor cearense, radicado na Bahia, Edival Rosas; a coletânea “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2013”, resultado de um concurso internacional que selecionou 188 escritores para participarem da publicação coletiva. Dentre eles: 33 poetas baianos, além de portugueses, americanos, moçambicanos, angolanos, autores do Japão, Suíça, Romênia, Itália e Sérvia. A escritora costa riquenha Shirley Campbell Barr foi convidada especial para fazer parte dessa edição. E ainda a coletânea de contos Os Dribles do Acaso, de Alfredo Gonçalves de Lima Neto, uma obra com dez contos, tendo registro de episódios ocorridos na cidade de Salvador – Bahia, nas décadas de 60 e 70. 
 
O público presente poderá conferi uma grande exposição de obras de escritores baianos, em diversos gêneros  e temas, das Editoras Òmnira, Vento Leste, Artpoesia e Editoração CEPA, dentre outras. Como atração musical a oportunidade é dos garotos da Banda Ohana Crew (MC Torres, LE4L e DJ Inc), que vão movimentar a poética e a cena hip hop, com suas músicas autorais. O grupo de jovens que está em inicio de carreira, quer mostrar seu trabalho e conquistar novos públicos. 

O ENEB é um evento que tem a realização da União Baiana de Escritores (UBESC), com o apoio da Fundação Pedro Calmon e APUB - Sindicato e site: www.galinhapulando.com. Tem a coordenação do jornalista Carlos Souza Yeshua e curadoria do jornalista e editor Roberto Leal.

 Mais informações: (71) 8688-8096 / 8454-0267. Ou lealomnira@yahoo.com.br, www.fundacaoomnira.com.br 



                              IV ENEB - Encontro de Escritores Baianos
                   Homenagem a Wagner Américo o “Poeta das Flores”
           DIAS 24 e 25, 26 de abril          Na Biblioteca Pública do Estado da Bahia

PROGRAMAÇÃO

24/04/2014 – Quinta-feira.

10h. – Abertura (no Auditório – 3º andar).
Falas do presidente da União Baiana de Escritores, escritor e editor Roberto Leal; da vice-prefeita Célia Sacramento; da diretora da Biblioteca Pública do Estado, Ivana Lins; do diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, João Vanderley de Moraes Filho e do Presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro. Apresentação do evento, informes, agradecimentos, apresentações e outras falas com enfoque no homenageado poeta Wagner Américo.
11h30Palestra (no Auditório – 3º andar).
“A Quarta margem: nos subterrâneos da poesia”.
Palestrante: Professor Antonio Milton Almeida, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA.

12h30 – Intervalo literário (no Foyer – térreo).
Exposição de livros, intercâmbio cultural, troca de publicações, autógrafos, venda de livros, revistas, postais e CD’s poéticos.

14h30 – Mesa Redonda (no Auditório – 3º andar).
“Os Desafios da Nova Produção da Literatura Contemporânea”.
Com os jornalistas e escritores Roberto Leal e Valdeck Almeida de Jesus, a escritora Sayuri Suto, o publicitário e diretor da UBESC Jorge Baptista Carrano e o Professor da UEFS e editor da Revista Sitientibus Raimundo Luiz Lopes.

17hSarau da UBESC em homenagem ao “Poeta das Flores” Wagner Américo (no Espaço Quadrilátero): com os poetas Audelina Macieira, Luiz Menezes de Miranda, Josue Ramiro, Douglas de Almeida, Tiago Gato Preto, Jorge Carrano  e muitos outros. 

25/04/2014 – Sexta-feira.

09h – Oficina de Cordel (no Auditório- 3º andar)
Com o escritor, poeta cordelista José Walter, onde ele mostrará várias nuanças da poesia sertaneja, com sons e métricas.  A arte de fazer cordel – Uma abordagem didática em versos de cordel.

10h30 – Palestra (no Auditório – 3º andar).
“A poética africana na Poesia de Agostinho Neto”.
Com o deputado e escritor angolano John Bella, com mediação do poeta carioca Éle Semog do Grupo Quilombhoje Literatura de São Paulo.

12h – Intervalo literário (no Foyer – térreo).
Para visita a exposição de livros, intercâmbio cultural, troca de publicações, autógrafos e venda de livros, revistas e CDs poéticos.

14h30 – Momento da Literatura Infantil (no Foyer – térreo).
Com a escritora Iray Galrão com o seu livro “Bia a nuvem que não queria chover”. Os escritores mirins Lucas Yuri e Ítalo Silva com o projeto Tabuleiro das Letrinhas Baianas, com contação de história com a poetisa Rosana Paulo, leituras de textos de escritores e bate papo, com a participação de Antonio Cedraz, Sandra Popoff , dentre outros.

17h30 – Ponto de Vista (no Auditório – 3º andar).
Quadro de entrevista. Esse ano recebendo o Pastor Manassés, fundador das Instituições Manassés, responsável pelo grande trabalho social que é tirar o viciado das ruas e do mundo das drogas, ao jornalista Roberto Leal, para seu site “Revista Òmnira” quando falará dos métodos, acontecimentos da cura e da terapia, como também do seu primeiro livro no prelo, cujo título provisório é: “Uma Longa Caminhada”.

18h30 Entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao “Poeta das Flores” Wagner Américo com pronunciamento do educador e poeta Douglas de Almeida, depoimentos dos outros homenageados com o mesmo título escritores Alberto Peixoto (Feira de Santana/BA), o jornalista e agitador cultural Clarindo Silva, professor e filósofo Germano Machado e o radialista Noel Tavares.

19h– Lançamento da Revista Òmnira, nº 7 (Espaço Quadrilátero – térreo).
Que tem a participação de: Alberto Peixoto, Carlos Souza Yeshua, Cosme Custódio, Germano Machado, Faustino Nguange Simão e Rosa Fernandes Gaspar Adão (Angola), Hirondina Joshua e Tsemba Archeiro (Moçambique), José Salvador Almeida Costa (Portugal), Geraldo José Sant’Anna (SP), José Walter (Brumado/BA), Malu Ferreira, Edneia Andrade, Márcio Mello (Jacobina/BA), Roberto Leal, Ruth Pessanha Viana (RJ), Yasmim Camardelli, Valdeck Almeida de Jesus, Vera Passos e Zenir Izaguirre (São Jeronimo/RS) dentre tantos outros bons poetas e escritores participantes da publicação internacional. Lançamento do livro/romance policial “Abaeté: o predestinado” Ed. Òmnira/BA, do escritor cearense, radicado na Bahia, Edival Rosas, com também o lançamento do livro “A Rainha Njinga”, do ex-deputado e escritor angolano John Bella, um romance histórico que traz grandes referências históricas do Brasil. E ainda a coletânea de contos  Os Dribles do Acaso de Alfredo Gonçalves de Lima Neto, uma obra com dez contos, tendo registro de episódios ocorridos na cidade de Salvador - Bahia nas décadas de 60 e 70.

20h – Pocket Show com os garotos da Banda Ohana Crew (MC Torres e LE4L e DJ INC), a juventude vive o hip-hop.

26/04/2014 – Sábado.

10h Papo de Escritor (no Quadrilátero - térreo).
Com o escritor angolano John Bellla com a mediação do jornalista e editor Roberto Leal. O escritor falará das suas obras literárias, da cultura do seu povo e da sua trajetória no seu país.

11h – Lançamento da coletânea “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2013”.  Resultado de concurso internacional que selecionou 188 escritores para participarem da publicação. Dentre os poetas estão 33 baianos/brasileiros, além de portugueses, americanos, moçambicanos, angolanos e autores do Japão, Suíça, Romênia, Itália e Sérvia. A escritora costa riquenha Shirley Campbell Barr é convidada especial da edição. Quando estaremos homenageando In Memoriam ao grande articulador cultural e artista plástico Deraldo Lima, criador da “Galeria 13”, com o cineasta Carlos Pronzato e o poeta Josue Ramiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário