quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pastor Silas Malafaia fala sobre a complexidade do perdão e afirma que é “indispensável” praticá-lo: “Devemos fazer a nossa parte e deixar o resto com Deus”

 


Pastor Silas Malafaia fala sobre a complexidade do perdão e afirma que é “indispensável” praticá-lo: “Devemos fazer a nossa parte e deixar o resto com Deus”
O gesto de perdão exige esforço e abdicação de orgulho ou razão, e não significa necessariamente esquecer a ofensa, mas deixar de levá-la em consideração. Sobre este tema complexo, o pastor Silas Malafaia publicou um artigo que resume o assunto: “Perdoar implica cancelar ou remir uma dívida”, escreveu.

Em seu texto, Malafaia destaca a origem do conceito de perdão dentro do cristianismo: “Uma vez que recebemos o perdão de Deus, quando merecíamos a morte, devemos demonstrar gratidão e disposição para perdoar aquele que nos ofendeu, até porque, na oração modelo do Pai-Nosso, Jesus pediu que Deus perdoasse as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores (Mateus 6.12)”, contextualizou.

O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) pondera ainda a respeito das dificuldades que envolvem o perdão: “Quem já foi ofendido ou injustiçado sabe que não é fácil perdoar. Aliás, quanto maior for o dano a nós causado e a nossa proximidade com aquele que pecou contra nós, mais difícil será perdoá-lo”, observa Malafaia.

No entanto, o pastor frisa que “é indispensável que entendamos e pratiquemos o perdão, cancelando a dívida que nosso próximo tem para conosco, a fim de que a nossa dívida com Deus também seja cancelada, não haja resquício de ódio e amargura em nosso coração, tenhamos paz, equilíbrio, alegria”.

“Há pessoas que não perdoam porque quem as ofendeu não pediu perdão formalmente, reconhecendo seu erro, e há aquelas que não perdoam por acreditarem que a ofensa é grande e grave demais para ser apagada ou esquecida após um simples pedido de perdão”, ilustra Malafaia, antes de acrescentar: “Ainda que alguém não reconheça o erro e não demonstre arrependimento genuíno pelo mal que nos causou, devemos perdoá-lo. Devemos fazer a nossa parte, e deixar o resto com Deus”, orienta.
Como psicólogo, o pastor aponta ainda questões ligadas à saúde que podem ser influenciadas pela questão: “O perdão é algo tão sério, que pode causar enfermidades emocionais, destruir relacionamentos e até impedir que Deus atenda às nossas orações e abençoe as nossas ofertas. Foi isso que Cristo ensinou em Mateus 5.23,24”, diz Malafaia, lembrando as palavras de Jesus: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta”.

Fonte: Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário