Relação Pífia com Consumidores e Autoridades
Funcionários de empresas de serviços públicos e
privados em Cachoeira não honram os padrões de civilidade e respeito ao cliente
Há exceções, é claro, nas agências bancárias,
hospitais, pousadas e hotéis, postos de serviços, nos diversos setores da
administração pública federal, estadual e municipal, a atenção ao cliente é
reconhecidamente pífia, reveste-se de manifesta desfiguração às normas de
civilidade.
No Mérito
Para caracterizar, entre inúmeros, um exemplo de
manifesto desapreço e descortesia, recentemente, a COELBA mandou interromper o
fornecimento de energia elétrica no pavilhão externo do Colégio Estadual da
Cachoeira, em horário em que professores e alunos estavam em plena atividade
nas diversas salas de aula e biblioteca. O diretor, imediatamente, dirigiu-se
ao Promotor Público, o qual produziu competente ofício dirigido à Companhia de
Energia Elétrica do Estado da Bahia, solicitando a imediata religação.
Com o ofício em mãos, o diretor encarregou a uma
funcionária do seu gabinete para proceder à entrega do documento no Posto de
Serviço da COELBA, localizado na Praça Dr. Milton. Ali, a servidora do Posto
recusou-se a receber o ofício. A funcionária retorna e relata o fato ao
diretor.
Imediatamente, o diretor retorna à presença do
Promotor e relata-lhe o ocorrido. Ao ouvir o relato, o Promotor retoma o ofício
e ele próprio vai ao mesmo Posto de Serviço
da COELBA para fazer a entrega do documento. Para sua surpresa, para
surpresa do diretor e de quantos lá estavam para serem atendidos, a mesma
servidora deselegantemente rejeita receber o documento das mãos da mencionada
autoridade, mesmo este se apresentando como Promotor Público da comarca.
A resistência e o gesto de desapreço caracterizam
desacato à autoridade do representante do MP. Caso o Promotor quisesse e
tivesse acionado a polícia, a servidora poderia ser presa e enquadrada para
responder a processo por crime de desacato, conforme instruem as solenidades
das leis. É evidente que o gesto de recusa da funcionária causou
constrangimento ao promotor, ao diretor, extensivo a quantos assistiram a cena.
Há exceções, é claro,
entretanto, gestos semelhantes são comuns nos colégios, nos PSFs, nos hospitais,
em casas comerciais, nas repartições públicas, etc. É preciso que haja firme
determinação para corrigir esta lamentável (im)postura.
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