sábado, 16 de março de 2013

EM CACHOEIRA/BAHIA


Na última quarta-feira (13), Cachoeira completou 176 anos que foi elevada ao título de cidade. A data foi comemorada em uma sessão na Câmara dos Vereadores que reuniu a comunidade, políticos, personalidades e autoridades locais para homenagear o município.
O que teve?
O  presidente da mesa diretora, o vereador José Carlos Matos Silva, abrindo as homenagens, saudando Cachoeira.

A vereadora Eliana Gonzaga relembrando todos os filhos ilustres da terra que ganharam o mundo fazendo história.

O orador oficial da solenidade, Robson do Val, falando de seu passado na cidade e homenageando os encantos cachoeiranos.
Robson do Val também estava lançando seu livro “Roma Negra” e autografando exemplares.
Prefeito Carlos Pereira,  além de parabenizar a cidade, expôs todas as dificuldades que enfrenta em sua recente gestão, apostando no turismo como principal fonte de emprego e renda.
Houve também a entrega simbólica do material Positivo de ensino aos alunos do Colégio Estadual da Cachoeira, uma das ações do novo governo municipal.
A Filarmônica Lira Ceciliana tocando o hino municipal de Cachoeira.
Filarmônica 25 de Junho encerrando com o hino nacional.


125 anos sem Augusto Motta

Foi homenageado também o fundador do jornal O Guarany.  Este ano, Augusto Motta completou 125 anos de falecido e em sua homenagem foi montada uma exposição pela atual direção sob o comando do Prof. Pedro Borges, contando parte história do jornal com anexos de suas primeiras edições.

O jornalista Robson do Val, trineto de Augusto Motta, disse que o jornal teve um papel importante na construção do prestígio que Cachoeira tem hoje, além de sempre estar por trás nas grandes lutas sociais, se tornando assim um instrumento social do povo cachoeirano. Sobre a exposição, do Val conclui que “tudo que é marcante é bom ser lembrado”.

O prefeito Carlos Pereira também teve a oportunidade de visitar a exposição e ressaltou o valor de um dos jornais mais antigos da Bahia. “É importante conhecer um pouco mais da história do jornal e das notícias abordadas por ele”.



 Tássio Santos  (75)9231-1280
Estudante de Jornalismo - UFRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário