quarta-feira, 4 de julho de 2012

ACONTECERÁ EM CACHOEIRA/BAHIA

Escritores e poetas norte-americanos visitam a cidade da Cachoeira/BA nesta sexta feira, dia 6/7/2012




O escritor e poeta cachoeirano João de Morais recebe nesta sexta-feira, no Pouso da Palavra, seleto grupo de escritores e poetas norte-americanos, os quais chegarão à cidade por volta das 11h
Depois de um tour pelas ruas e praças que integram o centro histórico da Cachoeira e almoço num restaurante local, retornarão na parte da tarde ao Pouso da Palavra, e às 15h terão encontro com intelectuais e artistas convidados, ocasião em que falarão sobre suas obras e atividades culturais no gênero que desenvolvem.Todos já têm livros publicados, são educadores, ensinam tanto em escolas públicas quanto em universidades. Escrevem ampla variedade de gêneros, da poesia à literatura infantil, literatura de ficção e literatura para jovens e adultos, entre outros. Destaca-se, em especial, um estrategista de mídia social, que estréia um romance ambientado em Gana, Estados Unidos e Londres e um professor universitário e autor de mais de 60 livros de poesia e literatura infantil. Pela primeira vez, o grupo foi aberto à participação de professores, interessados em promover a escrita criativa e trabalhos de criação literária junto aos jovens.



Eis algumas fotos:


Deanna Nikaido (poesia) é formada em Ilustração pela escola de desenho Art Center College of Design, de Pasadena, Califórnia, e autora de duas coleções de poesia, "Voz como água" e "vibrando com o silêncio." A Voz Como Água foi selecionada na Small Press Bookwatch em Julho de 2009 pelo Midwest Book Review. Seus poemas têm sido publicados várias antologias e revistas e em 2010 recebeu bolsa de residência literária para ir à Toscana, Itália e em 2012 na Bahia. Faz parte do conselho da Artblocks (www.artblocks.org) uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é proporcionar aos bairros de Baltimore um ambiente criativo, através da realização de projetos comunitários e é a coordenadora regional do projeto “ poesia em voz alta”, criado pela Fundação Poesia (www.poetryoutloud.org). Sendo profunda admiradora do poeta persa Rumi , foi convidada pela participar da celebração do aniversário de 800 Rumi organizada pelo Museu de Arte Visionária. Considera as artes visuais e literárias como dois processos de escuta.





Maritza Rivera (poesia), natural de Porto Rico, vive atualmente em Washington, DC. Escreve poesia há mais de 30 anos, tendo seus trabalhos sido publicados em revistas literárias, antologias e publicações online. Autora de duas coleções de poesia: About You (1998) e A Mother's War (2009) escrito durante a permanência do seu filho no Iraque . Escreve tanto em inglês quanto espanhol. Fundou a Série Poesia Mariposa, que funcionou semanalmente, de setembro de 1999 a outubro de 2002, em College Park, MD. Ela tem sido editor associado de poesia da Revista WordWrights Magazine em Washington, DC, participado de comissões de concursos de poesia.






Nana Ekua Brew-Hammond (ficção), Nova Iorque. Jornalista especializada em cultura, escreve regularmente para o Village Voice, Metro, AOL, JET Magazine e Trace Magazine, entre outros. É também poeta (Growing Up Girl anthology); dramaturga (Ends Meet, peça encenada em 2011 na Off-Broadway); roteirista (em 2003 foi finalist do Sundance Institute Screenwriters’ Lab). Fez seus estudos em Vassar College, estouquando menina em Gana, e seu primeiro romance foi publicado recentemente, Powder Necklace, pela editora Simon & Schuster.






Chris Colderley (poesia), Professor lecionando artes e línguas na Pauline Johnson PS em Burlington, Ontário, Canadá. Ele realizou vários workshops sobre escrita de ficção para jovens, ensino da escrita para alunos mais novos, utilizando sempre a poesia na sala de aula. Sua poesia tem sido publicada em várias revistas ( Möbius, Maple, Quills e Poesia Tower).


Leslea Newman (poesia, literatura infantil, ficção, metodologia). Nasceu em 1955, no Brooklyn, Nova York. Atualmente vive em Massachusetts. Escritora e editora, judia, feminista e abertamente lésbica. Escreveu 63 livros para leitores de todas as idades, incluindo as coleções de poesia, coletânea de contos, romance e livros infantis. Seu trabalho mais conhecido é o controverso Heather Has Two Mommies, publicado em 1990. Muitos casais gays e seus filhos encontraram nele as primeiras reflexões sobre suas famílias. Seus prêmios literários incluem bolsas de estudo de poesia do National Endowment for the Arts e da Massachusetts Artists Fellowship Foundation; Prêmio James Baldwin de Realização Cultural; três indicações ao Prêmio Pushcart, e um de Honra do ASPCA Henry Bergh. Nove de seus livros foram finalistas do Prêmio Lambda Literary. Em 2009 recebeu o Prêmio Alice B.








Tayari Jones (literatura de ficção) nasceu em 30 de novembro de 1970, em Atlanta, na Georgia. Mora atualmente em Nova Jersey. Autora afro americana, foi vencedora do Prêmio Hurston-Wright Legacy para jovens ficcionistas. Graduada da Spelman College, da Universidade de Iowa, e da Universidade Estadual do Arizona. Seu primeiro romance, Leaving Atlanta, que relata os assassinatos de crianças da cidade de Atlanta ocorridos entre 1979-81, foi nomeado pela revista Atlanta como livro do ano e como melhor novela pela Creative Loafing Atlanta. Foi também listado pelos jornais Atlanta Journal Constitution e o The Washington Post como um dos melhores de 2002. Seu segundo romance, The Untelling, publicado em 2005, é a história de uma família lutando para superar as consequências de um acidente de carro fatal. Em 2005, este livro recebeu o Prêmio Lillian Smith C. de novas vozes. Prata Sparrow, seu terceiro romance acaba de ser publicado pela Algonquin. Em 2011, foi selecionado pelos editores como um dos melhores do ano. Lecionou em Prairie View A & M University, East Tennessee State University, The University of Illinois e George Washington University. Atualmente, é Professora Associada no programa do MFA em Rutgers-Newark University. Seu trabalho recebeu apoio do National Endowment for the Arts e da Fundação Americana para as Artes. Em 2011-12 está na Universidade de Harvard, como bolsista do Instituto Radcliffe, realizando pesquisa para o seu quarto romance .




Kwame Alexander (poesia, literatura infantil) é autor de quatorze livros, incluindo Crush: Love Poems e Acoustic Rooster and His Barnyard Band (Nomeado ao Prêmio da NAACP Image Award). Com romance publicado pela HarperCollins, tem trabalhado como autor convidado para a Biblioteca Grand Cayman no Programa de Leitura de Verão, foi Poeta-em-Residência de Loudoun County, ganhador do prêmio Virginia’s year-long, do Try Poetry 2010. O “Kwame Alexander Papers”, uma coleção de artigos profissionais e pessoais, é realizada na George Washington University. Recentemente, atuou no conselho consultivo da Nikki Giovani para elaborar a lista dos 100 Melhores Poemas Afro-Americanos. Ele é atualmente poeta laureado da LitWorld, uma organização de literatura destinada a apoiar o desenvolvimento da literatura em comunidades mais vulneráveis ​​do mundo.







Marjorie light (Middle School), New York – escritora e professor de inglês (National Board Certified English teacher). Estudou na State University of New York em Plattsburgh. Ensina em Stafford Middle School, Plattsburgh, NY. Escreveu o roteiro para o documentário, "o norte para a Liberdade", do Museu Underground Railroad. Foi responsável pela criação do currículo educacional para uma exposição de museu itinerante chamado Sonho de Tombuctu. Além de escrever livros ddiáticos, escreve romances para adolescentes.
"Ensinar é uma paixão para mim. Procuro manter o foco em projetos de escrita autêntica, ensinando aos meus alunos sobre a importância da revisão. Meu artigo sobre ensino da escrita apareceu em um artigo que fiz para a Associação Internacional de Leitura. Cada aula é trabalhada com um propósito, cada criança é encarada como um indivíduo, e cada dia é um presente para compartilhar a alegria do conhecimento”.





Randy Preston é cantor-compositor-guitarrista e professor de Inglês em Thurgood Marshall Charter School Academy , em Washington, DC.
"Crescendo como um afro americano na Grã-Bretanha, percebi que havia um certo poder na linguagem, especialmente quando se aprende a falar vários dialetos de Inglês como os britânicos. Eu aprendi a ler, porque queria imitar minha irmã, que é quatro anos mais velha do que eu, e quando eu finalmente fui capaz de ser como ela e ler sozinho, percebi o poder da palavra escrita e, finalmente, o poder das histórias”.








Leslea Newman (poesia, literatura infantil, ficção, metodologia). Nasceu em 1955, no Brooklyn, Nova York. Atualmente vive em Massachusetts. Escritora e editora, judia, feminista e abertamente lésbica. Escreveu 63 livros para leitores de todas as idades, incluindo as coleções de poesia, coletânea de contos, romance e livros infantis. Seu trabalho mais conhecido é o controverso Heather Has Two Mommies, publicado em 1990. Muitos casais gays e seus filhos encontraram nele as primeiras reflexões sobre suas famílias. Seus prêmios literários incluem bolsas de estudo de poesia do National Endowment for the Arts e da Massachusetts Artists Fellowship Foundation; Prêmio James Baldwin de Realização Cultural; três indicações ao Prêmio Pushcart, e um de Honra do ASPCA Henry Bergh. Nove de seus livros foram finalistas do Prêmio Lambda Literary. Em 2009 recebeu o Prêmio Alice B.































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário