sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Homenagens ao saudoso Raimundo Rocha Pires – Pirinho

Donato Ferreira Costa - 12/01/2012
Este foi de fato um grande político. Era carismático. Tinha atenção e consideração aos amigos e aliados políticos e ao povo em geral. Realizações, nomeações para cargos de confiança, muitos empregos e bons, até de fiscal de renda do Estado Pirinho conseguia com os governadores. Ele era afilhado do governador Juracy Magalhães. Juracy deu a região a ele. Graças a esta relação, a estrada de Cachoeira/Santo Amaro foi asfaltada. Foi uma festa no dia da inauguração: O governador veio e quando entrou em território cachoeirano, o velho Juracy Magalhães colocou Pirinho ao lado dele no carro oficial para acompanhar todo o percurso. Houve uma festa neste dia no chalé do Sr. Artur Pires, pai de Pirinho. Depois de Juracy veio Lomanto Júnior que era amigo pessoal de Pirinho, depois brigaram e depois ficaram de bem. Depois veio Luiz Viana, e depois ACM que não cumpriu o que tinha acertado com Pirinho, então Pirinho rompeu com fazendo um veemente discurso na Assembléia Legislativa. Eu estava lá no dia. A imprensa levou mais de uma semana noticiando o discurso de rompimento do deputado Pirinho com o governador ACM. Pririnho fez revelações consideradas inéditas e temerosas sobre ACM desde o tempo de jovem. Via sempre o Prof. Pedro Borges com Pirinho e o Prof. Álvaro. Por indicação do Prof. Pedro Borges, em uma das reuniões que Pirinho fazia na casa do Prof. Álvavo, eu sei que ele não se lembra mais, eu fui nomeado para trabalhar na Rede Ferroviária Leste Brasileira. Já me aposentei. Estou bem. Sou eternamente grato a ambos. Meu nome é Donato Ferreira Costa.Desde quanto me aposentei moro em Iaçu. Depois que me aposentei virei professor do Ensino Médio (Matemática), mas estou aposentado também. Fui Pirinista. Tenho saudades daquela época. Hoje não tem mais nenhum político como ele.

Hamilton Silva Cerqueira das Neves - 12/01/2012
Parabéns a Erivaldo Brito e ao Prof. Pedro Borges por esta homenagem a Pirinho. Quando li a 1a. nota no blog do Jornal O Guarany bateu-me uma forte saudade do amigo Pirinho. Hoje não mais se encontra um político do seu estilo, da sua consideração.Eu também com esta mensagem quero fazer parte desta homenagem.

Ronaldo de Souza - 13/01/2012
Inacreditável! Não tinha lido ainda neste blog sobre Pirinho. Nesta madrugada sonhei com ele – vivo! Conversamos muito sobre Cachoeira, São Félix, sobre política, etc. De repente, ele me diz que ia voltar a morar em Cachoeira e São Félix também. Já estava comprando de Mário Kertesz a Chalé que foi do seu pai, que ir restaura-lo todo e ali ia morar com a família. Em Cachoeira, estava comprando uma chácara no Alecrim. Falou-me também que vai haver uma grande surpresa em Cachoeira em relação aos candidatos a prefeito que a imprensa divulga. Disse-me também que está a frente do processo e como sempre, o projeto dele não falha, nunca falhou. Bem, o sonho foi longo, conversamos muitas coisas. Nem me lembro como terminou. Mas, hoje pela manhã, as imagens do sonho sempre apareciam em minha mente. Resolvi contar o sonho a meu amigo Alcides que era amigo dele também. Foi quando Alcides me disse que havia uma crônica sobre ele escrita por Erivaldo Brito, publicado no blog do Jornal O Guarany. Eu disse: que coincidência! E aqui estou para postar o que sonhei, embora não me lembre de tudo.

Luciano Borges dos Anjos - 13/01/ 2012
Não tive o prazer de conviver com o ilustre deputado Raimundo Rocha Pires, entretanto já ouvi muitas pessoas exaltar o seu nome. Politicamente falando, podemos dizer que Pirinho foi um exemplo de representante do povo da Cachoeira e região do Recôncavo e pelo visto não mais haverá outro igual, bem porque não existem mais políticos como antigamente, não que eles não existam, mas é que a própria classe política da atualidade não permite que homens de bem entrem no cenário político.
A todos aqueles que conviveram com o nobre cidadão e político Raimundo Rocha Pires recebam as minhas deferências. Vocês tiveram a oportunidade que eu não tive e o meus filhos pelo visto não vão ter.
Meus pais tiveram esta oportunidade. Pririnho era amigo íntimo do meu pai e de minha mãe. São compadres. Ele batizou minha primeira irmã, Claudia. No dia, meus pais ofereceram uma almoço, em nosso apartamento na Cardeal da Silva. Foi uma festa a presença dele e do padre Gaeschilin, o celebrante, após a cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário