segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SALVADOR/BAHIA

Prof. Ubiratan Castro
Escritor Ruy Espinheira
Escritora Mabel Veloso

II Seminário EMredando Leituras

Leitores, livros e escritores: promovendo encontros

Aproximar escritores baianos e suas produções literárias dos leitores das bibliotecas comunitárias de Salvador é um dos principais objetivos do II Seminário da Rede EMredando Leituras, que terá como tema Leitores, livros e escritores: promovendo encontros. Com abertura no Cine Cena Unijorge (Shopping Itaigara), no dia 21 de outubro (sexta-feira), às 14h, com a presença de Rita Margarete, coordenadora da Rede EMredando Leituras;
Kilma Alves, diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia e Fernanda Bezerra, produtora cultural do Cine Cena Unijorge.

A primeira mesa de diálogos será com Ruy Espinheira Filho, Mabel Velloso, Milena Britto, Volnei Canônica e Carlos Souza. Além de intervenções culturais das bibliotecas comunitárias, o público ainda terá a oportunidade de assistir ao espetáculo “Sargento Getúlio”.

A programação continua cheia de momentos interessantes e enriquecedores durante todo o dia de sábado (22), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. As atividades do dia começam às 8h40, com o café literário, que traz recital de poesia, leitura dramática de contos e trechos de romances e exposição e venda de livros, dos autores Antônio Barreto, Morgana Gazel, Antônio Cedraz, Carlos Alberto Barreto, Hugo Homem, Mariana Paiva, Mayrant Gallo, Nádia São Paulo, Roberto Leal, Valdeck Almeida de Jesus e Licínia Ramizete.

Logo após ocorrerá uma mesa de diálogos sobre A dimensão da literatura na agenda cultural soteropolitana, às 9h. Para dialogar sobre esse tema, estarão presentes, compondo a mesa: Aramis Ribeiro, presidente da Academia de Letras da Bahia, Ubiratan Castro de Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Cida Fernandes, Coordenadora do Centro de Cultura Luiz Freire, a vereadora Olívia Santana e a gestora institucional da Avante Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcílio.

Oficinas - À tarde, das 14h às 17h, serão oferecidas diversas oficinas ao público. Entre elas: Literatura de cordel e formação de leitores, com o cordelista e professor Antônio Barreto; Mediação de Leitura: conceito e estratégias, com a escritora, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Maria Antônia Coutinho; Espaço de leitura: lugar de sedução, com a professora, mediadora de leitura Sumaia Leão; Contação de história: arte de encantar, com mediadora de leitura (Boca da Arte), Claudia Vega e Criação Literária: o fazer poético, com o professor e estudante de comunicação – UFBA Kleber Monteiro.

Como uma das ações de formação da Rede EMredando, o Seminário também pretende discutir literatura, mediação de leitura literária e políticas públicas favoráveis à formação de leitor literário. É um evento aberto ao público, dirigido especialmente aos mediadores de leitura, leitores frequentadores das bibliotecas comunitárias, bem como a universitários, bibliotecários, professores, escritores e demais interessados por literatura e formação de leitores.

A EMredando Leituras - reúne instituições, de forma democrática e participativa, com o objetivo de fomentar a constituição de leitores em comunidades de baixa renda na cidade de Salvador. Atualmente a Rede EMredando Leituras é composta de 9 instituições de base comunitária: Acredite – Associação de creches e pré-escolas; Associação Sons do Bem – Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade; Associação Ideologia Calabar – Biblioteca Comunitária do Calabar; Associação de Moradores Nova Esperança de Ilha Amarela – Biblioteca de Ilha Amarela; Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia – Sala de Leitura Clementina de Jesus; Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli – Biblioteca Comunitária Sete de Abril; Avante – Educação e Mobilização Social; Casa do Sol – Biblioteca de Ítalo e Sofia Centro de Estudos – Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

A Rede possui 5.500 leitores registrados nas bibliotecas, com aproximadamente 2.400 participantes regulares das atividades de mediação de leitura e um acervo de mais de 31.000 volumes, sendo a maior parte literatura.

SERVIÇO:

O quê: II Seminário EMredando Leituras – LEITORES, LIVROS E ESCRITORES: Promovendo Encontros.

Onde e Quando: Cine Cena Unijorge no dia 21 de outubro (sexta-feira), das 14h às 19h e na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no dia 22 de outubro (sábado), das 8h40 às 18h.

Quanto: Gratuito

Informações: (71) 8122-7231 / 87236401 / 8793-1883

http://emredandoleitura.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário