sábado, 29 de outubro de 2011

PORTO SEGURO/BAHIA

A Reportagem do Jornal O Guarany está desde ontem na cidade de Porto Seguro, na Bahia, acompanhando concorrido passeio turístico organizado pela cachoeirana Nilza Vieira, a qual conta com vasta experiência em conduzir amigos a passeios turístico-cultural para locais de reconhecido valor histórico e de lazer.


Estamos todos hospedados do aprazível Terra Mater Hotel localizado no centro da cidade, a 100m da Passarela do Álcool, perto dos serviços essenciais como restaurantes, caixas eletrônicos, shopping, farmácias, locadoras de automóveis e balsa para Arraiá d´Ajuda e Trancoso.


Os integrantes já visitaram sítios históricos e locais de intensa movimentação, tendo em vista a importância de seus valores, conforme informações que seguem: Porto Seguro é hoje o pólo turístico que mais cresce no país. Sua natureza exuberante guarda ainda muitos dos traços descritos na famosa carta de Pero Vaz de Caminha. Até hoje Porto Seguro conserva seu caráter primitivo, onde a natureza reina soberana. Se ainda não bastasse a força histórica, seus monumentos, casario e praças, Porto Seguro possui uma infinidade de praias, da Ponta Grande à Caraíva, passando por Arraial d'Ajuda e Trancoso, das mais tranquilas às mais badaladas, porém sempre limpas e despoluídas. São dezenas de quilômetros de um mar calmo, com águas mornas e transparentes, rios, mangues, coqueiros, restingas, Mata Atlântica, arrecifes e formações de corais. Além de um povo simpático e festeiro.


Centro Histórico


Visitar o sítio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro - cidade Monumento Nacional instituída por decreto federal desde 1973. O sítio foi um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil e desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. Ali estão três igrejas e cerca de 40 imóveis (entre residências particulares e instituições), recuperados pelo Governo do Estado, por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil e que, à noite, ficam sob uma iluminação especial, de belo efeito cênico.


Parque Nacional do Monte Pascoal


Criado em 1961, para preservar o local do descobrimento do Brasil. Abarca regiões alagadiças, restinga, mangue e litoral ao redor do monte rochoso, alto e arredondado, aceito como o primeiro ponto de terra firme avistado pela tripulação do navegante português Pedro Álvares Cabral. Possui uma área de 14.480 hectares, incluindo uma reserva indígena pataxó, e além da importância histórica, preserva um dos últimos trechos da mata atlântica do Nordeste. Busca manter lenhos valiosos, como o pau-brasil e ainda abriga várias espécies de animais em extinção como a preguiça de coleira, ouriço-preto entre outros.


Parque Marinho de Recife de Fora




Primeiro Parque municipal do país. Durante a maré baixa, diversas espécies de corais, peixes e criaturas marinhas podem ser apreciados. O belo passeio é feito de escuna.


Reserva Indígena da Jaqueira


Um imenso tronco de jaqueira, tombado pela própria ação da natureza, representa a volta às origens e serve de referência histórica e cultural dos ancestrais da tribo Pataxó às famílias que se mudaram recentemente para esta reserva de 827 hectares. As ocas, espalhadas em meio à Mata Atlântica primária, têm o formato original, passando para o visitante a exata sensação de estar nas terras de “pindorama”.


Ilha dos Aquários

Considerado um dos mais sofisticados centros de aquários da América do Sul, a Ilha do dos Aquários é um centro de lazer temático que combina preservação da natureza e da biodiversidade marinha, através de aquários gigantescos, com uma superestrutura de lazer noturno. Fica na Ilha do Pacuio, no rio Buranhém e o acesso é feito exclusivamente por barco.


Vila de Arraial D´Ajuda

Descoberto pelo movimento hippie na década de 70, o Arraial D’Ajuda ganhou fama internacional com sua simplicidade elegante. A ocupação desordenada transformou ruas e becos em trilhas entre o mar e a mata. Seduzidos por uma atmosfera especial, aventureiros dos mais diversos países chegaram e se estabeleceram, transformando o Arraial na “esquina do mundo”, como é conhecido.

Lazer Noturno


Passear pela famosa Passarela do Álcool, jantar com música ao vivo e comprar lembranças da região ou ir à Capitania dos Peixes, na ilha do Pacu, onde há ambientes ecológicos com música e decoração de vários gêneros, ao lado de aquários gigantes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário