sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CACHOEIRA/BAHIA

Coluna do Bruno*

Falta pouco mais de um ano pra o termino do mandato de Tato Pereira, na Prefeitura de Cachoeira; que pena...Começam as especulações para as próximas eleições. Na qualidade de engenheiro do município, e como cidadão cachoeirano, convivendo aqui, há mais de quarenta anos, jamais presenciei tamanho volume de obras que beneficiam principalmente a população mais carente. São postos de saúde, escolas, praças e jardins, habitação, pavimentação de ruas, assistência social, quadras de esportes, não só na sede como na zona rural. Washington Luis dizia: - Governar é abrir estradas. George Bush dizia: - Que se danem as leis. O povo pede, precisa, então vamos construir, vamos modernizar. Não é fácil conseguir mais de 80% de aceitação da população. As contas são aprovadas, os salários são pagos antecipados. As obras continuam... Em time que ganha não se mexe. Só se jogam pedras em arvores que dão frutos.

O IPHAN nos orienta, em sua cartilha de recomendações, que as recuperações de imóveis tombados sejam realizadas depois da aprovação do referido Órgão. Existem vantagens e desvantagens. Os proprietários que conservam seus imóveis poderão ter um desconto de até 80% no pagamento do seu IPTU, no caso de pessoa física, bem como um desconto de até 40% no caso de pessoas jurídicas.

Outras vantagens, sem dúvida alguma, seria guardar para as gerações futuras as oportunidades de conhecer e vivenciar o patrimônio brasileiro.

O ideal seria conseguido, se o IPHAN tivesse um quadro de técnicos mais competentes, que não ficassem muito tempo estagnado, os projetos sem soluções. E esperando que as ruínas desabem, a exemplo de vários imóveis tombados. Precisaríamos de mais orientações para solicitações, e não somente um processo de embargo ou interdição...

A Prefeitura, a Defesa Civil, e o Ministério Público determinam que as obras de escoramento de encostas e estabilizações de estruturas sejam realizadas urgentemente, a fim de se evitar desmoronamentos. Sabe-se da grande quantidade de pedidos de intervenção, porém os casos mais urgentes deverão ser analisados prioritariamente, e não se ficar aguardando elaboração de projetos arquitetônicos, elétricos e hidráulicos, os quais custam caro aos contribuintes. Se isso não ocorrer, estaremos indo de encontro à defesa do Órgão, evitando o congelamento e modernização da cidade.

Em mais de dois anos, verificamos que o IPHAN mudou por diversas vezes os técnicos que vinham fazer turismo em Cachoeira, até mesmo arquivando processos que rolam por muito tempo, sem soluções.

Enquanto isso, as obras permanecem paradas, a exemplo da Praça da Vila de Belém, encostas do Alto da Rodagem, ruína da Rua Sete de Setembro, entre outras. Felizmente, as obras do Jardim do Faquir e Jardim Grande foram concluídas.

Curiosidades

Você sabia que... - A tarifa da energia elétrica no Brasil é a quarta mais cara do mundo? -O turismo da Bahia, a níveis internacionais, caiu do terceiro para o sétimo lugar? -A indústria automobilística brasileira vende menos que as marcas importadas? Será que a solução é taxar aumentos excessivos dos carros importados em vez de diminuir os preços dos carros nacionais? - A comida é muito desonesta: fica poucos segundos na boca, poucos minutos no estômago e muitos anos como gordura na cintura?

Educação no Trânsito

Valores máximos permitidos para ruídos nas ruas e praças públicas: 70 decibéis.

Serão sujeitos a multas: 1. Motocicletas: 111 decibéis. 2.Fogos de artifício: 135 decibéis. 3.Sirene de ambulância: 100 decibéis. 4.Trânsito intenso de rua: 80 decibéis.

O IPHAN

Estamos de pleno acordo com as leis federais, no que diz respeito à conservação de imóveis tombados.

Insatisfação

Na comunidade cachoeirana, a insatisfação é geral em relação ao tratamento e a morosidade do IPHAN no processo de análise de projetos e solicitações de reformas e construção. Cachoeira está na rota do turismo internacional, já prevendo a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Há praticamente 60 dias, o prefeito Tato Pereira submeteu à apreciação do IPHAN o Instrumento da Solicitação acima, com o qual a Prefeitura da Cachoeira requer licença para construir o imóvel que sediará a Policlínica de Cachoeira, a ser instalada no Bairro do Caquende. Até o fechamento da edição desta Coluna, o Órgão não se pronunciou.

*Bruno Kruschewsky é engenheiro civil, responsável pela elaboração de projetos arquitetônicos para Prefeitura da Cachoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário