Paiva Netto
Hoje, nosso país terá um brilho todo especial aos olhos do mundo. Às 9h, nas Nações Unidas, a presidenta Dilma Rousseff se tornará a primeira mulher a fazer o discurso de abertura da Assembleia-Geral. Todos os anos, é do Brasil a incumbência de abrir o evento. Parabéns às mulheres brasileiras e aos homens brasileiros por mais essa conquista.
TEMPOS ÁRIDOS
A primavera está às portas e, ainda assim, Brasília segue sofrendo com a pior seca dos últimos anos. Lamentavelmente, algumas das queimadas, freqüentes nessa época do ano, tiveram indícios de ações criminosas.
Hoje, no Dia da Árvore, o que temos para comemorar? A Floresta Nacional do Distrito Federal e outras áreas de preservação seriamente afetadas pelo fogo não nos dão motivos. O que andamos fazendo de verdade por nossas matas? Sem elas, o clima seco só tende a piorar. Não era para ser tão difícil compreendermos isso.
Que Deus nos proteja com dias melhores, mais úmidos para Brasília e outras cidades brasileiras que sofrem com a falta de chuva. E que igualmente cresça a nossa consciência de cuidar melhor do meio ambiente que nos acolhe. Maltratá-lo é bem mais do que dar um tiro no pé.
EDUCAÇÃO E MAL DE ALZHEIMER
Estamos na Semana de Conscientização da Doença de Alzheimer. Recente estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicado pela revista científica “The Lancet”, sugere que 51% dos casos de mal de Alzheimer podem ser prevenidos. Em entrevista ao programa “Viver é Melhor”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio, o médico geriatra André Jaime comentou sobre um dos fatores de risco que levam ao problema, apontado pela pesquisa: o nível escolar dos indivíduos. “Eles dividiram o nível educacional em três grupos - um grupo de analfabetos, um grupo de pessoas com até 12 anos de escolaridade e acima de 12 anos - e puderam observar que, quanto mais anos de estudo, menor é a prevalência da doença de Alzheimer na velhice”, disse.
Vemos aqui, uma vez mais, o valor do bom ensino, providência que exige, dos governos e da sociedade, o devido empenho pelo bem de todos.
Além do quesito “baixa escolaridade”, os pesquisadores identificaram no fumo, na depressão, na hipertensão, na obesidade, no diabetes e na inatividade física outros fatores que contribuem para 17,2 milhões de casos de Alzheimer, ou seja, 51% do número global de enfermos.
O Dr. André Jaime faz um alerta: “Habitualmente, quando as famílias trazem o paciente com Alzheimer ao consultório médico, a doença já está numa fase avançada; aí, as possibilidades de tratamento são reduzidas. Então, a primeira mensagem é que envelhecer não significa obrigatoriamente perder memória, ficar confuso e trocar o nome das pessoas”.
BOA FORMA
Com muito prazer, recebi o livro “Comer light”, da empresária Lucilia Diniz. Em prestigiada noite de autógrafos na capital federal, ela trouxe esse novo trabalho da coleção “Boa Forma”, que apresenta dicas para uma alimentação saudável e balanceada, mas com base no equilíbrio, não na privação.
Agradeço à autora as palavras a mim dirigidas: “Ao meu querido José de Paiva Netto, com carinho, Lucilia”.
José de Paiva Netto/Jornalista, radialista e escritor/paivanetto@lbv.org.br - www.boavontade.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário