No dia Mundial da África (25) IPAC promove debate no CEC
Na próxima quarta-feira (25.05.2011) das 14 às 18 horas, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado, promove no auditório do Conselho Estadual de Cultura (CEC) debate sobre "Salvaguarda do Patrimônio Cultural Afro-brasileiro" para discutir acerca dos bens materiais e imateriais que envolvem terreiros de candomblé e outras temáticas de matriz africana.
O evento marcará o Dia Mundial da África que transcorre 25 de maio e integra o Projeto “Conversando sobre Patrimônio” criado pelo IPAC para debater, através de palestras com especialistas, os patrimônios culturais baianos, sejam os tangíveis – como edificações ou obras de arte -, ou intangíveis – como as festas e manifestações culturais.
No Dia Mundial da África os palestrantes convidados serão os professores doutores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Fábio Velame e Márcia Santa'anna. Fábio é doutor em Conservação e Restauro, com ênfase em patrimônios imateriais, manifestações culturais e suas relações com a arquitetura e a cidade, atuando principalmente nos temas territórios tradicionais e arquitetura étnica-africanas e afrobrasileiras, habitação escrava, quilombos, terreiros de candomblé e afoxés, entre outros.
Já Márcia Santa'anna é mestre em Conservação e Restauro pela Ufba, doutora em Urbanismo, ex-diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ex-diretora do IPAC.
O IPAC é responsável pela política pública de preservação e difusão dos bens culturais baianos, e promove mensalmente esses debates que integram o "Conversando sobre Patrimônio". As palestras são abertas ao público interessado que deve se inscrever com antecedência através dos telefones 3117-6491 e 3117-6492, ou endereço eletrônico astec.ipac@gmail.com.
Participam arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, antropólogos, educadores e museólogos, entre outros profissionais, sempre no auditório do CEC, localizado no anexo do Palácio da Aclamação (Av. 7 de Setembro, 1330, Campo Grande/Forte de São Pedro), em Salvador.
O Dia Mundial da África surgiu a partir do encontro de 32 chefes de estados africanos em 1963 na cidade de Addis Abeba (Etiópia), contra a colonização e subordinação do continente. Esta data marca a fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), atualmente União Africana. O ato constituiu-se no maior compromisso político dos líderes africanos, que visou à aceleração do fim da colonização na África. Pela importância daquele momento, o 25 de Maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, como Dia da Libertação de África.
Outras informações sobre o Projeto "Conversando sobre Patrimônio" são disponibilizadas na assessoria técnica (Astec) do IPAC através dos telefones (71) 3117-6491 e 3117-6492 ou endereço eletrônico astec.ipac@gmail.com. Outros dados sobre o IPAC estão no site www.ipac.ba.gov.br.
Assessoria de Comunicação IPAC – em 20.05.2011 - Jornalista responsável Geraldo Moniz (drt-ba 1498) – (71) 8731-2641 – Texto base: estagiária Nátali Reis. Contatos: (71) 3117-6490, ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br - Facebook: Ipacba Patrimônio - Twitter: @ipac_ba
Nenhum comentário:
Postar um comentário