quinta-feira, 21 de abril de 2011

SALVADOR/BAHIA


CMEI Cid Passos: estado de total abandono

Vistoria mostra estado precário de instalações e lentidão na conclusão das obras

Tapumes de madeira substituindo os muros caídos, áreas que deveriam ser utilizadas pelas crianças nas horas de lazer, tomadas pelo mato, brinquedos quebrados e buracos no piso. Este é o estado em que se encontra o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cid Passos, localizado no bairro de Coutos, no subúrbio ferroviário de Salvador.

A ouvidora-geral da Câmara, vereadora Olívia Santana (PCdoB), esteve no local nesta quarta-feira (20/04), para uma reunião com a comissão de gestoras dos CMEIs e aproveitou para vistoriar as condições da escola. “O estado de total abandono das instalações do CMEI Cid Passos, além de provocar indignação, ilustra o nível de atenção dado à educação pelo poder público municipal. É um absurdo que um espaço como este possa chegar a um estado de tamanha degradação”, desabafa.

O diretor da instituição, Uilton Vieira, explica que os prédios foram cedidos à Prefeitura pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-BA) através de um regime de comodato. “As instalações foram cedidas e a única contrapartida é que se mantenham os prédios em bom estado de conservação. Ou seja, da forma como foram entregues”, esclarece Vieira. Ele diz ainda que a Secretaria de Educação (Secult) se comprometeu a iniciar as obras de restauração ainda no primeiro semestre de 2011.

Dengue e falta de funcionamento

Durante a reunião, a gestora do CMEI Fruto do Amanhã, do bairro do Bom Juá, Ana Carina, reclamou do não cumprimento do acordo firmado na audiência com o secretário. “O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) detectou seis focos de dengue na escola. Sabemos que nem todas as intervenções são de responsabilidade direta da Secult. Mas o secretário se comprometeu a tomar todas as providências para o funcionamento dos centros”, reclamou Ana Carina.

A ouvidora solicitou, por telefone, ao secretário da Saúde, Gilberto José, uma intervenção urgente no CMEI Fruto do Amanhã. “Esta situação coloca em risco os alunos, servidores da instituição e toda a comunidade em volta da escola. Os órgãos da prefeitura precisam se articular para resolverem esta questão. O centro precisa de capinagem e remoção do lixo e entulho”, aponta Olívia.

Olívia tentou contato com o secretário da Educação, João Carlos Bacelar, e como não obteve êxito, se comprometeu a cobrar a retomada das reuniões com a comissão de gestoras, visando o acompanhamento das obras de requalificação dos CMEIs e dos compromissos firmados pelo gestor.

Após a reunião, a ouvidora visitou o CMEI Maria da Conceição Costa, coordenado pela professora Vera Ferreira, no bairro do Jardim Cruzeiro. A unidade está com as atividades paralisadas desde dezembro de 2009, quando estava previsto o início das obras. Após ter ficado todo o ano de 2010 sem funcionar, as obras ainda não foram concluídas e a última previsão dada pela Coordenadoria de Estruturação da Rede Física Escolar (CERE) é de que o prédio será entregue no final do mês de maio.

Att.

Wellington Oliveira

Assessoria de Comunicação

Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador

Tel.: +55 71 3320-0438 | 8844-3422

wellington.oliveira@cms.ba.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário