sexta-feira, 29 de abril de 2011

CACHOEIRA/BAHIA



Prefeito Tato Pereira recebe, em audiência, venerável e lideranças maçônicas da Loja Caridade e Segredo

Integrantes da Mesa Diretora da Loja Maçônica Caridade e Segredo, tendo à frente o venerável Antônio Pina dos Santos, foram recebidos, em audiência, pelo prefeito Tato Pereira, em seu gabinete, no dia 28/04/2011, para expor ao chefe do Executivo o Projeto Alma Brasileira idealizado pela mencionada Loja, cuja execução integra a grade de programação das solenidades de 133 anos de fundação da centenária unidade maçônica da Cachoeira, neste ano de 2011.

O prefeito Tato Pereira acolheu com entusiasmo o Projeto Alma Brasileira, sobretudo pelo caráter inovador com que busca identificar, reconhecer e premiar os valores da criação artística nas áreas da poesia, da música e da pintura no cenário de todas as comunidades que integram o município.

Mesmo antes do seu lançamento oficial, cuja solenidade está prevista para o mês de maio, levamos ao conhecimento dos leitores do Jornal O Guarany, o mencionado Projeto conforme segue:


Loja Maçônica Caridade e Segredo

133 anos trabalhando em prol da humanidade

História e Arte


APRESENTAÇÃO

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais, por métodos ou meios racionais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para a construção da Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança de que com Amor a Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com tolerância, virtude e sabedoria, com a constante livre investigação da verdade, com o progresso do conhecimento humano, das ciências e das artes, sob a tríade – Liberdade, Igualdade e Fraternidade –, dentro dos princípios da Razão e da Justiça, o mundo alcance a felicidade e a paz universal.

Imbuída nesta missão é que a Loja Maçônica Caridade e Segredo, que neste ano completa 133 anos de serviços prestados à humanidade, pretende iniciar a partir deste ano de 2011 o Projeto Alma Brasileira – História e Arte, a fim de reverenciar a cultura de nosso país e de nossa terra, valorizando movimentos artístico-culturais tradicionais e contemporâneos, e, ainda, favorecendo o surgimento de novos valores, novos talentos; enobrecendo a contribuição da alma do artista brasileiro para a cultura da humanidade.

O Projeto Alma Brasileira destina-se a toda comunidade cachoeirana, e propõe, nesta primeira edição, a valorizar e reconhecer os talentos de nossa terra nas modalidades de Poesia, Pintura e Música. O mesmo estará acontecendo no mês de setembro deste ano de 2011 no Auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB.

JUSTIFICATIVA

A cidade de Cachoeira, hoje, é um baluarte cultural dentro da Bahia, demonstrado nos seus inúmeros museus e movimentos populares, o que a torna marcante dentro de uma perspectiva histórica brasileira. Muitos de nossos filhos ilustres ou não, acabam por ter seu reconhecimento fora daqui, principalmente os que se destacam no campo da cultura.

O Projeto Alma Brasileira surge da vontade que a Loja Maçônica Caridade e Segredo tem de incentivar e fomentar o surgimento de novos talentos e o respectivo reconhecimento destes no seio de sua terra.

É uma iniciativa pioneira, que pretende inovar sem perder de vista a tradição, promovendo o desenvolvimento da cultura e dos artistas de nossa terra, bem como, levando ao conhecimento de todos a contribuição histórica da Maçonaria nos grandes movimentos políticos e sociais ocorridos em nosso país.

OBJETIVOS

O objetivo geral do Projeto Alma Brasileira é valorizar e reconhecer os talentos de nossa terra nas modalidades de Poesia, Pintura e Música, etc, bem como, fomentar o surgimento de novos talentos.

Objetivos Específicos

Promover a aproximação da comunidade com as artes;

Proporcionar aos artistas anônimos locais a oportunidade

de exibirem suas obras;

Demonstrar à comunidade o papel da Maçonaria enquanto

instituição de promoção humana e benemérita.

PÚBLICO ALVO

O público alvo que se espera atingir é o cidadão comum cachoeirano, pessoas que possuem talentos e vivem no anonimato. Não haverá nenhum tipo de distinção. A faixa etária será a partir dos 10 anos. As linguagens artísticas a serem consideradas nesta primeira edição do Projeto e que servirão de motivação para estas pessoas são: a música, a pintura e a poesia.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

1 – Serão contempladas 03 áreas artísticas, assim definidas:

- Pintura

- Poesia

- Música

2 – Serão formadas 02 (duas) Comissões para avaliação

e julgamento dos trabalhos:

- Comissão de Seleção dos Trabalhos.

- Comissão Julgadora.

3 – Será elaborada uma Cartilha contendo as regras

e procedimentos que irão reger o projeto.

Esta Cartilha estará pronta (digitada e encadernada) até o dia de lançamento do Projeto em solenidade prevista para 21/05/2011.

4 - Para a classificação das obras selecionadas serão atribuídas notas de 1 a 10, enquadrando-se em uma das 03 faixas, assim estabelecidas:

Regular - 1 a 6.

Bom - 7 a 8.

Excelente - 9 a 10.

5 - Será formada uma sub-comissão, formada por participantes da Comissão de Coordenação para enumerar trabalho versus autor para cada obra específica, com a finalidade de se evitar cunho pessoal durante a avaliação das obras.

6 – A entrega dos trabalhos será realizada conforme a seguir:

Local – Polycenter

Data – 02/06/2011 até 07/07/2011.

Horário – De 2ª a 6ª feiras (dias úteis) das 8h às

12h e das 14h às 18h



Os valores dos prêmios serão divulgados oportunamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário