domingo, 27 de março de 2011

CACHOEIRA/BAHIA

Solenidade de 83 anos da antiga Escola Primária Superior da Cachoeira

Foram cumpridas ontem (26) todas as formalidades solenes com que a comunidade acadêmica e segmentos sociais da Cachoeira comemoraram o 83º. aniversário da instalação da antiga Escola Primária Superior da Cachoeira, a qual deu origem às instituições sucessoras da instrução pública na cidade que culminou com a fundação do atual Colégio Estadual e todo o complexo educacional fundamental e médio no município.

Na Ordem 1ª. do Carmo

Na Ordem 1ª. do Carmo, o Cônego Hélio Cézar Leal Vilas-Boas celebrou o Te Deum Laudamos, ao som de harmonioso conjunto musical da Igreja.

Na Câmara Municipal

Presidente da Câmara

Presidente da Câmara  -2011
Vereador Júlio Cesar Costa Sampaio
Vereador Carlos Pereira

Vereador Carlos Pereira

Vereador Luis Carlos de Freitas Monteiro
Vereador Luis Carlos de Freitas Monteiro

A sessão solene presidida pelo vereador Júlio Cezar da Costa Sampaio contou com presenças de educadores e homenageados egressos da antiga Escola Industrial da Cachoeira e os primeiros formados pelo antigo Ginásio da Cachoeira, destacando-se entre alguns, respectivamente, o ex-prefeito Salustiano Coelho de Araújo, a Profa. Joselita Rocha Dias, Profa. Antonieta dos Santos, a Profa. Luiza Lima e o Prof. Manoelito Nascimento, secretário da diretoria vigente da revitalizada Sociedade Cooperativa Ginásio da Cachoeira.

Na tribuna do orador, discursaram o Prof. Hilton Lopes Mendes, a Profa. Iolanda Pereira Gomes e a oradora oficial, Profa. Zenaide Gonçalves que traçou o perfil da Escola Primária Superior da Cachoeira e das instituições sucessoras até chegar ao Colégio Estadual. Na conclusão, discursou o vereador Carlos Pereira, em cujo pronunciamento destacou a importância da realização do evento, ocasião em que traçou um paralelo entre educação instruída pela Escola Primária Superior da Cachoeira e as instituições dela originadas, expondo sua visão sobre o que deve ser feito para as instituições atuais possam produzir efeitos semelhantes ao do passado, e até muito mais diante dos avanços que a tecnologia proporciona.

Na Sessão Solene na Câmara Municipal, a Reportagem de O Guarany destacou, entre muitos educadores, as presenças da Profa. Maria Rejane Amoêdo, diretora geral do Colégio Estadual da Cachoeira, a Profa. Mônica Dias, diretora da Escola Edvaldo Brandão Correia, do Prof. Afonso Celso, neto do saudoso Prof. Salvador da Rocha Passos, representando sua família.

Apenas os veeadores acima mencionados compareceram

Embora a sessão fosse coroada de pleno êxito, devido à reconhecida habilidade e experiência do presidente Júlio Cézar da Costa Sampaio, apenas dois vereadores compareceram ao evento, além dele: o autor da indicação, vereador Carlos Pereira e o vereador Luís Carlos Monteiro.

Na Galeria do IPAC

Encerrada a sessão na Câmara Municipal, os convidados foram recepcionados com um coquetel, na Galeria do IPAC, em cujas premises estão expostas peças do acervo histórico da Escola Primária Superior da Cachoeira e de suas entidades sucessoras, em especial as produzidas pelo antigo Ginásio e atual Colégio Estadual da Cachoeira. A exposição permanecerá no local até o dia 31 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário