segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CACHOEIRA/BAHIA: CORRIDA DO GALEGO


A yalorishá Roquelina, sacerdotisa do Terreiro de Ogum Xirokê Ibesen, casa de santo de matriz africana, localizada na Rua da Paz No. 07, no Alto do Rosarinho, movimentou a manhã de domingo (dia 26/12/2010) na mencionada localidade, reunindo no Largo da Igreja do referido bairro, mais de uma centena de atletas procedentes, além da Cachoeira, das cidades de São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Laje e Santo Antônio de Jesus, para o concorrido evento esportivo que denominou de 1ª. Corrida do Galego, seu esposo, cuja largada saiu às 9h da manhã até o povoado do Capoeiruçu, perfazendo um percurso de 11 km, retornando ao local da partida.
Na cerimônia de encerramento, os atletas que alcançaram os primeiros, segundos e terceiros lugares, considerando a categoria e faixa etária de cada um, receberam troféus além de prêmios em dinheiro.
Na ocasião, a esposa yalorishá Roquelina, filhos e netos prestaram significativa homenagem a Galego, entregando-lhe um troféu folheado a outro, pela passagem, na mesma data, de seu aniversário de 50 anos.
Convidados e atletas foram recepcionados na residência do casal com uma saborosa maniçoba regada a cervejas e refrigerantes, na área de eventos do terreiro sob a sombra de árvores consideradas sagradas na expressão de fé do adeptos do culto afro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário