sábado, 21 de agosto de 2010

RIO DE JANEIRO/RJ: CRIMINOSOS SE ENTREGAM

Tiroteio na zona sul do Rio deixa um morto; criminosos se entregam após fazer reféns em hotel

  • Pessoas deixam hotel Intercontinental, na zona sul do Rio, após criminosos invadirem o local e fazerem reféns depois de um tiroteio com a polícia

    Pessoas deixam hotel Intercontinental, na zona sul do Rio, após criminosos invadirem o local e fazerem reféns depois de um tiroteio com a polícia

Um tiroteio entre criminosos e policiais assustou moradores no bairro de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (21). Uma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas sem gravidade, sendo todos policiais militares, segundo dados da Polícia Militar. Diferente do que havia informado anteriormente, a polícia diz que a vítima, Adriana Oliveira dos Santos, era integrante do grupo e havia um mandado de prisão expedido contra ela.

Segundo informações do coordenador de comunicação Social da PM, coronel Lima Castro, um grupo de dez homens que fizeram 35 reféns (30 funcionário e cinco hóspedes) no hotel Intercontinental após o tiroteio, se renderam por volta das 11h. "Eles tinham forte armamento: eram oito fuzis, cinco pistolas, além de muita munição", disse. Nenhum refém foi ferido. Os presos foram encaminhados para a 15ª DP da Gávea. A polícia continua no local fazendo uma varredura; o hotel está interditado.

Policiais do Bope, grupo de elite da PM, negociaram a rendição dos criminosos e a liberação dos reféns, que estavam concentrados na cozinha. Além do Bope, estão participando da operação homens do batalhão de choque e dos 22º e 23º Batalhões da PM.

A ação
O tiroteio começou, segundo a Secretaria de Segurança Pública, por volta das 8h30 quando o grupo deixava um baile funk no morro do Vidigal e cruzou com um carro da PM. Com a chegada de reforço policial, a troca de tiros continuou e os homens fugiram. De acordo com informações de coronel Lima Castro, o grupo estava em cerca de dez vans e não é possível precisar a quantidade de criminosos --testemunhas afirmavam que havia entre 30 e 40. Os túneis Zuzu Angel e Acústico, na Gávea, chegaram a ficar fechados e muitos motoristas, assustados, voltaram de marcha-ré na via.

Antes de chegar no hotel, parte dos criminosos invadiram um condomínio na avenida Aquarela do Brasil. A integrante do grupo foi morta nesse local.

Um dos moradores do condomínio, Daniel Andrade, 36, afirmou que viu os bandidos pularem o muro e invadirem área. Da janela de seu apartamento no 11º andar, Andrade viu a troca de tiros e afirmou que os bandidos, após ficarem encurralados, deixaram o prédio. “É a segunda vez nos últimos anos que eu vejo bandidos fortemente armados na rua”, disse o morador, que pretende se mudar para o interior do Rio para fugir da violência. De lá, os homens invadiram o hotel Intercontinental.

Dois hóspedes do hotel, Rosana Alioli,47, e Mércio Franco, 49, relatam que estavam tomando café quando um funcionário entrou e pediu calma a todos, informando que criminosos tinham invadido o local. “Entre 40 e 60 pessoas foram levadas para uma sala”, relata o casal mineiro que estava na capital fluminense para participar da meia-maratona, que acontece amanhã na cidade.

Outro hóspede, Fábio Steinberg disse que os elevadores e os telefones foram cortados durante a ação.

Cerca de 600 pessoas estão hospedadas no Intercontinental. Grande parte é formada por atletas que disputariam amanhã a meia-maratona. Há ainda um grupo de dentistas que participa de um congresso, que acontece no centro de convenções do hotel.

*Com informações do colaborador Daniel Milazzo, no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário