sábado, 21 de agosto de 2010

CONCEIÇÃO DO ALMEIDA/BA

Avaliação Global Inclusiva traz reconhecimento

nacional à escola de Conceição do Almeida


Com um sistema de avaliação diferenciado, o Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida, no Município de Conceição do Almeida (a 160 km de Salvador), é referência estadual em gestão escolar democrática. O trabalho desenvolvido desde o início de 2009, já diminuiu, significativamente, a evasão e a repetência, e aumentou o interesse dos estudantes. Projetos interdisciplinares são a característica mais marcante desse novo sistema denominado Avaliação Global Inclusiva.

O esforço de todos rendeu ao Colégio Estadual Mandinho de Souza Reis o terceiro melhor resultado estadual no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2009. “A avaliação é o nosso forte. Para chegarmos a esse resultado, primeiro reunimos o colegiado escolar para desenvolver uma proposta de mudança, depois fomos de sala em sala, mobilizamos o grêmio estudantil, o grupo de pais, professores e funcionários”, explica a professora Celidalva Sousa Reis, coordenadora do sistema.

Segundo Vinícius Fernandes, estudante do 3º ano do ensino médio e presidente do grêmio estudantil, em 2008, antes da Avaliação Global Inclusiva ser implantada no colégio, 57% dos estudantes da 5ª série do ensino fundamental foram aprovados sem conselho de classe e sem recuperação. Em 2009, com o novo método, 71% dos estudantes desta série passaram de ano direto. “Aqui, vivemos uma grande valorização da escola pública. O aluno tem atração pelo colégio. Esse é o resultado de uma gestão participativa”, conclui Vinícius.

Média 6 – A média que o aluno precisa atingir para passar de ano na maioria das escolas da rede estadual é cinco, mas quem acha que a média seis do Colégio Estadual Martinho de Souza Almeida assusta os estudantes, está enganado. “É o contrário. A aceitação é impressionante não só entre nós, mas também entre nossos pais”, afirma Vinícius Fernandes.

“Nós somos avaliados por meio de provas, seminários e atividades interdisciplinares. Assim os professores nos atribuem notas. Mas a nossa aptidão também é respeitada. Tem que ver em que o aluno tem melhor desempenho, sua melhor desenvoltura. Isso também é considerado”, diz o presidente do grêmio estudantil.

Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar além do Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida, os sistemas de gestão de outras quatro instituições de ensino do Estado da Bahia ganharam destaque e o Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna) foi a escolhida pelo Comitê Estadual de Educação para representar a Estado na seleção nacional que definirá o vencedor do prêmio.

Veja as colocações:

  1. Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna)
  2. Escola Municipal Carlos Murion (Salvador)
  3. Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida (Conceição do Almeida)
  4. Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira (Salvador)
  5. Centro Educacional Timóteo Alves de Brito (Teixeira de Freitas)

Um comentário:

  1. Que maravilha uma escola da nossa região ganhar o 3º lugar de um premio tão significativo. Vejo como o 1º lugar. Continuem batalhando pela qualidade de ensino para os nossos jovens. Parabéns.

    ResponderExcluir