quinta-feira, 1 de abril de 2010

BAHIA: PROFESSOR LUIZ ADEMIR GANHA NA JUSTIÇA AÇÃO DA ANTIGA UNR E CURSOS PODERÃO VOLTAR


BRASILIA-NEWS
brasilianews@hotmail.com
Brasilia-DF, 25.03.2010


JUSTIÇA INOCENTA
UNIVERSIDADE DO RECÔNCAVO
NO PROCESSO CONTRA UNEB
        
             Roberto Lima*
´A justiça tarda mais não falha´, assim o professor Luiz Ademir Souza, reitor da Universidade do Recôncavo-UNR e responsável pela ampliação e expansão do ensino superior no Recôncavo da Bahia - no início desta década -, suspirou aliviado e berrou aos quatro cantos diante da leitura da Sentença, dia 16.03.2010, proferida pela juíza titular Lisbete Cézar Santos, da  7ª. Vara da Fazenda Pública-TJB, Salvador-Bahia, ao julgar o processo nº 14003031011-8 UNR-UNEB,  cuja ação declaratória em julgamento inocenta a UNR e conseqüentemente exime o professor Luiz Ademir (e seu grupo de trabalho) de toda a celeuma gerada por conta da denúncia política de que a Universidade era irregular e sem cobertura legal para iniciar suas atividades.  

Outros processos, mais de vinte ao todo, alguns ainda correm em segredo de justiça, e um dos mais esperados é o do Fórum de Cruz das Almas-Ba, o de nº 410/2003 arquivado de forma irregular (da invasão do prédio da UNR, na entrada cidade, comandada pelo sr. Maia e sua família, proprietários do edificio, apoiados pela juíza Olga Guimarães (como pano de fundo), o prefeito de Cruz, Raimundo Jean, e os deputados Paulo Magalhães e Gerson de Deus, entre outros puxa-sacos do prefeito.

A invasão civil desarticulou todo o projeto UNR e levou à falência a Instituição e seus outros campi, inclusive o restaurante universitário e a TV Educativa ,canal 25.

O doutor e professor Luiz Ademir foi quem mais lutou para levar educação superior e pós-graduação lato-sensu para o Recôncavo da Bahia, implantando em Cruz das Almas a UNR como a grande referência de qualidade instrucional no município e região, onde também dirigia e comandava na cidade uma emissora de TV, a TV Recon canal 25 (invadida na década de 90 pelo mesmo grupo político)

Armação política: invasão assustadora
Diante do escândalo ´armado´ pela política situacional para destruir o professor Luiz Ademir na região, a UNR fora invadida em outubro de 2002 de forma cruel, eliminando a oportunidade de mais de 4 mil alunos estudarem no mais bem bolado e dinâmico projeto de ensino superior já implantado no Brasil, de forma contemporânea.

Expansão do ensino superior no Recôncavo
A grande prova disso é que hoje há ensino superior em todo o país e em qualquer lugar. Particularmente em Cruz das Almas, no interior da Bahia, a implantação de novas faculdades em tempo recorde se deu por conta desse movimento inovador comandado por Luiz Ademir. O precursor de tudo isso se chama de verdade  professor Luiz Ademir Souza, uma das maiores autoridades de educação já observadas na América Latina, por seu perfil de lutador, titular de Arte, Educação-Metodologia do Ensino e Comunicação da UCSal (32 anos de trabalho incessante).

Novas universidades
Atualmente, Luiz Ademir foi eleito reitor da UNIBERO e fora convidado por entidades internacionais para coordenar o Projeto Nacional de Implantação de Universidades Livres-Pronil. Bem antenado, aceitou o convite e já apresentou 10 instituições viáveis para iniciarem  suas atividades agora em 2010, entre essas UNI-CAM Universidade de Camaçari, UNI-SÃO FRANCISCO Universidade de São Francisco do Conde, UNI-SANTO Universidade de Santo Amaro, UNI-MATA Universidade de Mata de São João, UNIL Universidade de Lauro de Freitas, UNI-FIX Universidade de São Félix, UNI-CAL Universidade de Conceição do Almeida, entre outras.


Perseguidores derrotados
A história da UNR se confunde com a vida de Luiz Ademir, no âmbito da Educação, sobretudo quando ele se declara vivo no Recôncavo da Bahia para defendê-lo e possibilitar àquele gente a oportunidade de cursar ensino superior - com qualidade - e por isso mesmo fora perseguido por políticos da região por não coadunar com os esquemas financeiros e sistemas ditatoriais do poder naquela época ´comandado´ pelo prefeito de Cruz das Almas e sua parceira a juíza Olga Guimarães e os deputados Paulo Magalhães e Gerson de Deus.
Resultado: Raimundo Jean, então prefeito de Cruz das Almas e Gerson de Deus, ex-deputado, foram derrotados e eliminados da região, a juíza fora desmascarada nacionalmente pelo TJB e o Fantástico e jornais da Rede Globo, e o Paulo Magalhães se mexe-remexe sem reconhecimento algum da Câmara Federal, em Brasília.


Depoimento
´A vitória do professor de Cruz - como é conhecido - deve e precisa ser comemorada: a vitória é também da comunidade e dos que lutaram e foram também perseguidos por essa corja que se alojou no interior da Bahia para destruir ideais e a esperança dos mais humildes, sobretudo daqueles que preferem  triunfar através do ensino superior, por meio da educação.´
Sergio Toledo, ex-aluno da UNR, transferido para outra instituição e atualmente já bacharel

*ROBERTO LIMA é escritor / jornalista / designer


FALE COM A UNR  /  unr-universidadedoreconcavo@hotmail.com                                brasilianews@hotmail.com

3 comentários:

  1. Eu mesmo fui aluno da UNR. Fazia Direito na mesma turma do então prefeito de Santo Antônio de Jesus. De uma ora para outra surgiu a denúncia, os jornais, enfim, um complô formado por gente poderosa de Cruz das Almas, como o ex-prefeito Jean e outros. Arrazaram com a imagem do Prof. Luiz Ademir na região, até que conseguiram fechar o empreendimento. Hoje, todos nós já estaríamos formados.Muita gente não tinha condições e aindanão tem de ir para outros centros fazer o curso superior. A Justiça, vagarosa como é, só agora inocenta a UNR, cujos cursos poderão voltar. Ainda bem que nunca é tarde para fazer justiça. Não fiz o curso superior ainda. Se voltar, eu serei um dos primeiros a ser aluno. Nunca concordei com o fechamento da UNR. Foi uma aberração!

    ResponderExcluir
  2. O ato espúrio de fechamento da UNR, seguido de sucessivas reportagens de denúncias na mídia,abateu o caráter e a imagem do Prof. Luiz Ademir, o seu reitor. Até hoje, a sua credibilidade no recôncavo continua sofrendo severas restrições devido a este fato. Em São Félix, a Fundação que leva o seu não decolou por conta disso. Fatos deprimentes ali vêm ocorrendo o que levou o prefeito atual a tecer comentários desonrosos à postura do Prof. Luiz Ademir. Rara é na cidade que tem uma imagem positiva do caráter do professor Ademir. Mesmo com o veredicto com que a Justiça inocenta o professor e sua Instituição, dificilmente as pessoas retomam acreditar nele.A imprensa agora não faz o mesmo estardalhaço que fez naquela época para denegrir a sua imagem. E aí fica difícil mesmo!

    ResponderExcluir
  3. SAUDAÇÕES,

    AO PROFESSOR LUIZ ADEMIR DE SOUZA, UM DOS MAIORES EDUCADORES DA BAHIA.

    ResponderExcluir